Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rio Ave é campeão da II Liga, Casa Pia sobe e Desp. Chaves vai ao playoff

Na última jornada, ainda não há nada decidido. Três equipas lutam pelo título, mas apenas uma o conseguirá, juntando-se outra para completar o lote de promovidos à I Liga. Acompanhe as decisões em direto no Desporto ao Minuto.

Rio Ave é campeão da II Liga, Casa Pia sobe e Desp. Chaves vai ao playoff

As contas do título da II Liga e das subidas ficaram fechadas neste domingo. O Rio Ave é novo campeão da II Liga, uma época depois de ter sido despromovido do principal escalão do futebol nacional.

Os vilacondenses bateram, perante uma casa cheia, o Desp. Chaves por 3-0. O golo madrugador de Aziz, numa recarga, abriu as contas do jogo. Já perto do final, Aderllan Santos fez um 'bis' e fechou as contas favoráveis para a equipa de Luís Freire. Os homens de Vila do Conde amealharam três pontos, isto enquanto lhe bastava um para assegurarem o primeiro lugar.

Noutro campo, o Casa Pia não foi de modas e goleou o Leixões por 5-1. Os gansos colocaram-se na frente desde cedo e aos 16 minutos já tinham vantagem de três golos. O golo da equipa de Matosinhos não mexeu com as contas que já estava mais que fechadas ao intervalo.

Com estes resultados, o Rio Ave fecha a época com 70 pontos, o regresso à I Liga e o título de campeão. O Casa Pia soma 68 pontos e vai jogar na I Liga 83 anos depois da última aparição, resultado de uma temporada épica que não se previa. O Desp. Chaves, que ainda mantinha uma réstia de esperança pelo título, apesar do cenário pouco provável, vai ter de jogar o playoff de subida frente ao Moreirense para se decidir se segue o caminho de vilacondenses e gansos ou se fica mais uma época na II Liga.

Acompanhamento em direto

12h56: Com os resultados destes dois jogos, esta é a composição final do topo da tabela da II Liga:

1.º- Rio Ave, 70 pontos
2.º- Casa Pia, 68 pontos
3.º- Desp. Chaves, 64 pontos

12H55: ACABOU TAMBÉM EM MATOSINHOS!!! CASA PIA ESTÁ NA I LIGA AO FIM DE 83 ANOS!

12h54: ACABOUUUUUUUU!!! RIO AVE É CAMPEÃO DA II LIGA E ESTÁ DE VOLTA À I LIGA!

12h53: GOLOOOOOOOOOOOOO!!! Desta vez entrou! Poloni fez o 5-1.

12h50: Casa Pia esteve muito perto do quinto golo. Poloni, na cara do golo, não foi capaz da melhor finalização e viu Beunardeau negar-lhe o golo.

12h48: Jogam-se os últimos minutos em ambas as partidas. Apesar de não conseguir o título, a equipa do Casa Pia está a ser brindada pelos adeptos com apoio. O regresso à I Liga, 83 anos depois da última aparição, está cada vez mais próximo.

12h41: O defesa voltou a fazer das suas e deu o golpe fatal no Desp. Chaves. A 10 minutos do final, grita-se 'campeões, campeões' em Vila do Conde.

12h40: GOLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Mais um do Rio Ave, mais um de Aderllan Santos!

12h39: O defesa brasileiro foi à área adversária para fazer o 2-0 e colocar mais uma mão no troféu de campeão.

12h38: GOLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Marca o Rio Ave, por Aderllan Santos!

12h38: Thalis entrou de forma arriscada e viu o vermelho direto.

12h38: Insólito. Leixões também está reduzido a 10 jogadores. 

12h36: O capitão dos flavienses foi imprudente na abordagem a um lance e, já amarelado, acabou por ser expulso com vermelho direto. Não satisfeito, foi confrontar Luís Godinho, que não se intimidou e manteve a decisão.

12h36: Desp. Chaves fica condicionado na partida. Luís Rocha foi expulso.

12h33: No Estádio dos Arcos, os adeptos da casa já fazem a festa. Ouvem-se cânticos e aplausos a cada bola que é jogada.

12h32: Casa Pia ia chegando ao quinto golo. Na sequência de um canto, Zolotic atirou de cabeça à trave. Resultado está praticamente fechado, apesar das tentativas das duas equipas em ampliar as contas.

12h22: Este golo só veio animar a partida, mas não muda em nada as contas da tabela. O Casa Pia segue na segunda posição, enquanto o Desp. Chaves, ainda a perder, só vai ao playoff.

12h20: GOLOOOOOOOOOOOOOO!!! Reduz o Leixões! Já tinham deixado o aviso e, agora, chegaram mesmo ao golo. Contudo, a equipa de Matosinhos ainda tem três golos de desvantagem.

12h16: No outro jogo, o Leixões vai crescendo e ameaçando. Mesmo com a vantagem de quatro golo, o Casa Pia está a correr riscos e a ter de defender muitas vezes na sua grande área.

12h11: O Desp. Chaves acabou de atirar uma bola à trave. O Rio Ave é líder, mas com apenas um golo de vantagem. Ainda assim, no confronto direto, por ter vantagem sobre o Casa Pia, está autorizado a empatar este jogo.

12h04: Começa a segunda parte das duas partidas.

11h51: É tempo de intervalo nos dois estádios. Neste momento, o campeão da II Liga é o Rio Ave, que lidera com 70 pontos e agarra o primeiro lugar de subida. No segundo lugar, segue o Casa Pia que, a golear, segura a última vaga no comboio rumo à I Liga. Desp. Chaves não sai do lugar do playoff.

11h43: Parece cada vez mais inevitável a subida dos gansos. Uma vantagem de quatro golos na primeira parte é suficiente para o Casa Pia assegurar o segundo lugar.

11h41: GOLOOOOOOOOOOOOOOO!!! É do Casa Pia! Bola parada serve sempre para virar o rumo do jogo. 

11h36: O Rio Ave está a ver o Desp. Chaves a crescer no jogo. A cerca de 10 minutos do intervalo, um golo dos flaviense poderia mudar o cenário do título.

11h32: Com os resultados do momento, é esta a disposição do topo da tabela classificativa da II Liga:

1.º- Rio Ave, 70 pontos
2.º- Casa Pia, 68 pontos
3.º- Desp. Chaves, 64 pontos

11h30: No seu jogo, o Casa Pia parece perder momentaneamente o controlo da partida. O Leixões vai subindo e desorientando, quando pode, a equipa de Lisboa. A meio da primeira parte, o cenário ainda pode mudar.

11h26: O Desp. Chaves tenta tomar conta do seu jogo, mas o Rio Ave não dá um centímetro de espaço ao adversário. Todos os caminhos estão bloqueados e segurar a vantagem no marcador é a estratégia escolhida.

11h22: No jogo do Estádio dos Arcos, a equipa do Desp. Chaves está a sentir o resultado do adversário direto. A equipa parece pouco assertiva e algo apreensiva com a bola no pé. Como já foi dito, nenhum do três emblemas depende exclusivamente de si próprios.

11h20: Com este terceiro golo, o Casa Pia tem pé e meio na I Liga. Nas contas do título, caso o Desp. Chaves empate frente ao Rio Ave, vale o critério de desempate.

11h19: GOLOOOOOOOOOOO!!! Sai o terceiro do Casa Pia! Em menos de nada, os gansos fizeram três golos.

11h15: Com este resultado, o Desp. Chaves começa a não ter hipóteses. Uma vitória do Casa Pia significa que, em qualquer cenário no outro jogo desta jornada, os flavienses não sobem para lá do terceiro lugar.

11h14: GOLOOOOOOOOOOOOO!!! Que golaço do Casa Pia! João Vieira recebeu a bola fora da grande área e rematou ao ângulo para delírio dos adeptos.

11h13: Com este golo, o Casa Pia coloca-se na frente do jogo, chega aos 68 pontos e assegura a subida. Desp. Chaves está em maus lençóis.

11h11: GOLOOOOOOOOOOO!!! É do Casa Pia! Os gansos adiantaram-se contra o Leixões e seguem na luta pelo título e pela subida.

11h06: Com este cenário, o Rio Ave é o campeão e sobe à II Liga. O Desp. Chaves mantém-se com 64 pontos e no lugar de playoff. Contudo, ainda há muito jogo pela frente.

11h05: GOLOOOOOOOOOOOOO!!! Rio Ave entra de rompante na partida e, logo ao segundo minuto de jogo, faz golo frente ao Desp. Chaves.

11h02: Rola a bola nas duas partidas decisivas.

Pré jogo

10h51: Também neste domingo se decide qual será o clube despromovido da II Liga até à Liga 3. Sp. Covilhã e Varzim estão no polo oposto aos três clubes em jogo nesta manhã e correm o risco de sair do segundo escalão do futebol nacional depois de vários anos de competição.

10h50: A manhã adivinha-se de chuva em certos pontos do país. Um deles é mesmo Vila do Conde. Ainda assim, houve uma grande mobilização para o jogo. Em Matosinhos, para já, o sol não espreita, mas a chuva não cai.

10h49: No Estádio dos Arcos, casa do Rio Ave, vai haver casa cheia. Os vilacondenses vão contar com uma lotação esgotada no último jogo da época.

10h47: Já está decidido que Belenenses SAD e Tondela são os clubes despromovidos à II Liga, faltando saber quais serão, destes hoje em prova, os que vão ocupar as vagas deixadas.

10h45: Bom dia. Decide-se neste domingo qual será o grande campeão da II Liga de 2021/22 e, por consequência, que clubes sobem diretamente à I Liga e qual terá a 'sorte azarada' de ir ao playoff.

Antevisão

Rio Ave e Casa Pia vão procurar, neste domingo, a confirmação da subida à I Liga. Os dois emblemas têm tido uma luta acesa pela conquista do título da II Liga e chegam à última jornada do campeonato com o Desp. Chaves ainda a espreitar pelo canto do olho.

A única certeza neste momento é que estes três clubes têm chances de seguirem para o principal escalão do futebol português, seja pela subida direta ou pela conquista do playoff de subida. Falta apenas definir-se quem será o campeão e quem terá ainda de defrontar o Moreirense, emblema que se salvou da manutenção no último sábado.

Nenhum dos três clubes está dependente exclusivamente de si próprio, sendo preciso contar com deslizes dos adversários diretos.

O que precisam estas equipas para tornarem real o sonho da subida? Vamos a contas.

Comecemos pelas contas da tabela. No topo está o Rio Ave com 67 pontos, seguindo-se o Casa Pia com 65 e o Desp. Chaves com 64.

Os vilacondenses podem ser campeões mesmo sem qualquer ponto faturado nesta jornada, mas, para isso, seria preciso o Casa Pia escorregar em Matosinhos.

Por outro lado, um ponto pode ser suficiente ao Rio Ave para se sagrar campeão da II Liga e assegurar o regresso à I Liga, um ano depois da despromoção. Mesmo assim, esse cenário seria perigoso, já que seria preciso contar com uma derrota ou um empate do Casa Pia.

Os gansos também vão ter a oportunidade de lutar pelo título, frente ao Leixões. Estando no segundo posto da tabela, apenas a vitória interessa para que ultrapassem o líder.

Já o Desp. Chaves, terceiro colocado com 64 pontos e com chances reais de poder assegurar o título, vai jogar contra o Rio Ave. Apesar de ser possível assegurar o primeiro lugar em caso de triunfo, o cenário não se pinta a lápis de cor para os flavienses pela dificuldade da tarefa.

Quanto ao playoff de subida, qualquer um dos três poderá ter a 'sorte azarada' de ir lá parar. 

O que acontece em caso de empate pontual no topo da tabela?

Diz o regulamento da prova que, em caso de igualdade de pontos no topo da classificação, existem critérios de desempate. Eis os principais critérios:

  1. Acima de tudo, vale o confronto direto. Conta o número de pontos somados nos jogos contra o adversário direto;
  2. Maior diferença entre golos marcados e golos sofridos, sendo preciso que esse saldo seja positivo e o mais alto possível;
  3. Maior número de golos marcados em jogos na casa do adversário.

Classificação antes da jornada

1.º- Rio Ave, 67 pontos
2.º- Casa Pia, 65 pontos
3.º- Desp. Chaves, 64 pontos (lugar de playoff)

Leia Também: Belenenses Sad e Tondela descem de divisão. Boavista 'salva' o Moreirense

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório