Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

As notas do Paços de Ferreira-Benfica: Futuro em 'ponta de rebuçado'

Jovens da formação encarnada deram boa conta de si na vitória em Paços de Ferreira e mostraram que o novo treinador Roger Schmidt pode contar com eles a partir da próxima época.

As notas do Paços de Ferreira-Benfica: Futuro em 'ponta de rebuçado'
Notícias ao Minuto

08:08 - 14/05/22 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Semear agora para colher os frutos no futuro. Foi muito por aqui que passou a vitória do Benfica em Paços de Ferreira, naquele que foi o último jogo das duas equipas nesta época, mas também o de Nélson Veríssimo.

E foi precisamente a pensar na nova época que este último preparou o jogo na Capital do Móvel. Sem nada retirar desta partida, o treinador aproveitou para, um pouco à semelhança do que tem feito, lançar mais jovens promessas da formação encarnada tendo em vista a mudança de paradigma que se avizinha na Luz.

Sem uma exibição de encher o olho contra os castores, o Benfica foi eficaz e aproveitou as oportunidades que teve. O encontro valeu pelas prestações da juventude das águias, com destaque claro para Henrique Araújo, que marcou os dois golos da vitória. Tomás Araújo, Sandro Cruz, Paulo Bernardo, Tiago Gouveia e Morato também foram a jogo na Capital do Móvel, assim como os estreantes Diego Moreira e Martim Neto, que entraram para a parte final da partida.

Pode até dizer-se que esta foi, tal como Veríssimo deixou escapar, o primeiro jogo da nova temporada. Não iremos tão longe nessa análise, mas foi, sem dúvida, uma espécie de pós-época a preparar terreno para as muitas alterações que o verão irá trazer e que vão envolver cada vez mais jovens da formação encarnada.

Caberá agora a Roger Schmidt, o novo timoneiro das águias, decidir se irá ou não colher frutos desta colheita de jovens encarnados, alguns deles campeões em título na UEFA Youth League. A matéria prima para o futuro tem qualidade, mas terá o treinador alemão as armas necessárias para fazer desabrochar as sementes hoje plantadas?

Vamos às notas deste encontro:

Figura

Henrique Araújo é, provavelmente, uma das estrelas maiores desta colheita encarnada. Já tinha dado nas vistas na final da UEFA Youth League e mostrou toda a sua qualidade neste jogo em Paços de Ferreira. Foi titular e acabou por justificar essa entrada no onze com dois golos que lhe valeram o título de melhor jogador do encontro. Pode ser uma boa dor de cabeça para Roger Schmidt na nova época.

Surpresa

Helton Leite não era chamado à titularidade de um jogo desde 9 de janeiro, quando defendeu as redes precisamente no duelo em casa contra o Paços de Ferreira, mas o brasileiro não pareceu acusar falta de ritmo de jogo. O capitão dos encarnados neste jogo na Mata Real foi decisivo na primeira parte do encontro com algumas boas intervenções decisivas para que o Paços de Ferreira não igualasse o marcador.

Desilusão

Lucas Silva costuma ser uma das figuras do ataque da equipa comandada por César Peixoto, mas na partida desta noite foi incapaz de causar calafrios à defesa encarnada.

Treinadores

Nélson Veríssimo: Sem uma exibição soberba, o treinador encarnado conseguiu aquilo que queria: ganhar o jogo e lançar jovens para que pudessem mostrar a sua qualidade num patamar competitivo superior. É verdade que deixa o clube sem títulos conquistados nesta segunda passagem, mas lançou muitos jovens jogadores que poderão ser agora aproveitados no futuro.

César Peixoto: O Paços de Ferreira não acusou o golo madrugador do Benfica e até esteve perto, por diversas ocasiões, de se empatar a partida. No entanto, um conjunto de erros não forçados, como o falhanço de Hélder Ferreira na cara de Helton Leite ou o erro do veterano Luiz Carlos no lance do primeiro golo, fizeram com que os castores saíssem deste jogo sem golos marcados.

Arbitragem

Boa prestação da equipa liderada por Hugo Silva, sem qualquer influencia no resultado final do encontro.

Leia Também: Elixir da juventude cai mal aos pacenses e Benfica despede-se com vitória

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório