Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"Não estamos condicionados em ter de vender a qualquer preço"

CEO do Grupo Benfica deixou uma garantia aos adeptos.

"Não estamos condicionados em ter de vender a qualquer preço"
Notícias ao Minuto

16:47 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Domingos Soares de Oliveira

Domingo Soares de Oliveira concedeu, esta sexta-feira, uma entrevista à BTV a dar conta de que os contornos relativos ao empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros não se traduzirá em condicionalismos da SAD na hora de vender ativos.

"O Benfica, como todos os clubes portugueses e 90 a 95% dos clubes europeus, depende da venda de atletas. Estando ou não estando na Champions, e para conseguir determinado tipo de resultados, depende da venda de atletas. Isto se quisermos ter a capacidade de investir em novos atletas, de fazer o seu desenvolvimento e conseguir ter rendimento desportivo a nível europeu como fazemos", começou por dizer.

"Se estivéssemos a olhar apenas na perspetiva estritamente nacional poderíamos pensar noutro tipo de jogadores, mas se pensarmos numa perspetiva europeia para podermos ombrear, como neste ano, com equipas como Barcelona, Liverpool ou Ajax, a nossa capacidade de investimento depende da venda de atletas. Se é especificamente o jogador A ou B ou C, não dependemos de nenhum jogador em particular, porque felizmente temos muitos jogadores, entre os que vêm da formação e os que estão na equipa A, que nos podem gerar esse rendimento económico. Sabendo que para nós o rendimento desportivo é muito mais importante que o rendimento económico", acrescentou.

"Neste ano fizemos muito pouco dinheiro até agora, relativamente a mais-valias com jogadores, portanto, se quisermos ter uma situação em linha com os anos anteriores, teremos de ter alguma venda antes de 30 de junho, mas não é obrigatório que seja o jogador A, B ou C. É o que o mercado mostrar apetência. Não estamos condicionados em ter de vender a qualquer preço", rematou em torno da questão das vendas.

As fontes de financiamento e o fair-play

O financiamento adicional não está no horizonte da SAD encarnada, que admite que um "conjunto de obrigações" para aplicar. Entre lucros e prejuízos, Domingos Soares de Oliveira tranquilizou ainda os adeptos em relação às questões do fair-play financeiro.

"O Benfica, do ponto de vista das suas condições de tesouraria, tem mostrado sempre uma grande robustez, e o facto é que nós temos de fazer um reembolso das emissões de 2019, que terminou em 2022, e esse reembolso será feito apenas com meios próprios, não pedimos financiamento adicional. Depois, temos um conjunto de obrigações no próximo ano que têm a ver com a nossa despesa e relativamente ao nosso investimento. Basicamente, aqui, dependemos de várias fontes de receitas, a maioria delas estão hoje bastante estabilizadas, tudo o que tem a ver com patrocínios e bilhéticas sabemos o que podemos esperar para o próximo ano desportivo. O novo empréstimo obrigacionista endereça essas duas componentes, apoiar a nossa estratégia do ponto de vista do investimento e as nossas obrigações", atentou.

"Normalmente, quando se analisa uma empresa, quando se percebe quais os critérios que a UEFA segue em termos de fair play financeiro, isto é, em termos de sustentabilidade financeira (...) Na perspetiva de três anos é perfeitamente aceitável que haja um ano que corra menos bem, portanto, no nosso caso, temos condições para ter um resultado positivo neste ano, mas não é uma situação que nos deixe numa situação absolutamente de cabeça perdida, ou preocupados em excesso se o prejuízo for controlado. Não antecipamos ainda, depende de como o mercado se vai comportar até 30 de junho. Qualquer situação é equacionável, acreditamos que é possível entregarmos um resultado positivo, mas depende do mercado", rematou.

Leia Também: "Benfica não está obrigado a vender Darwin Nuñez"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório