"Não estamos condicionados em ter de vender a qualquer preço"

CEO do Grupo Benfica deixou uma garantia aos adeptos.

administrador do Benfica  Domingos Soares de Oliveira

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
13/05/2022 16:47 ‧ 13/05/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Domingos Soares de Oliveira

Domingo Soares de Oliveira concedeu, esta sexta-feira, uma entrevista à BTV a dar conta de que os contornos relativos ao empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros não se traduzirá em condicionalismos da SAD na hora de vender ativos.

"O Benfica, como todos os clubes portugueses e 90 a 95% dos clubes europeus, depende da venda de atletas. Estando ou não estando na Champions, e para conseguir determinado tipo de resultados, depende da venda de atletas. Isto se quisermos ter a capacidade de investir em novos atletas, de fazer o seu desenvolvimento e conseguir ter rendimento desportivo a nível europeu como fazemos", começou por dizer.

"Se estivéssemos a olhar apenas na perspetiva estritamente nacional poderíamos pensar noutro tipo de jogadores, mas se pensarmos numa perspetiva europeia para podermos ombrear, como neste ano, com equipas como Barcelona, Liverpool ou Ajax, a nossa capacidade de investimento depende da venda de atletas. Se é especificamente o jogador A ou B ou C, não dependemos de nenhum jogador em particular, porque felizmente temos muitos jogadores, entre os que vêm da formação e os que estão na equipa A, que nos podem gerar esse rendimento económico. Sabendo que para nós o rendimento desportivo é muito mais importante que o rendimento económico", acrescentou.

"Neste ano fizemos muito pouco dinheiro até agora, relativamente a mais-valias com jogadores, portanto, se quisermos ter uma situação em linha com os anos anteriores, teremos de ter alguma venda antes de 30 de junho, mas não é obrigatório que seja o jogador A, B ou C. É o que o mercado mostrar apetência. Não estamos condicionados em ter de vender a qualquer preço", rematou em torno da questão das vendas.

As fontes de financiamento e o fair-play

O financiamento adicional não está no horizonte da SAD encarnada, que admite que um "conjunto de obrigações" para aplicar. Entre lucros e prejuízos, Domingos Soares de Oliveira tranquilizou ainda os adeptos em relação às questões do fair-play financeiro.

"O Benfica, do ponto de vista das suas condições de tesouraria, tem mostrado sempre uma grande robustez, e o facto é que nós temos de fazer um reembolso das emissões de 2019, que terminou em 2022, e esse reembolso será feito apenas com meios próprios, não pedimos financiamento adicional. Depois, temos um conjunto de obrigações no próximo ano que têm a ver com a nossa despesa e relativamente ao nosso investimento. Basicamente, aqui, dependemos de várias fontes de receitas, a maioria delas estão hoje bastante estabilizadas, tudo o que tem a ver com patrocínios e bilhéticas sabemos o que podemos esperar para o próximo ano desportivo. O novo empréstimo obrigacionista endereça essas duas componentes, apoiar a nossa estratégia do ponto de vista do investimento e as nossas obrigações", atentou.

"Normalmente, quando se analisa uma empresa, quando se percebe quais os critérios que a UEFA segue em termos de fair play financeiro, isto é, em termos de sustentabilidade financeira (...) Na perspetiva de três anos é perfeitamente aceitável que haja um ano que corra menos bem, portanto, no nosso caso, temos condições para ter um resultado positivo neste ano, mas não é uma situação que nos deixe numa situação absolutamente de cabeça perdida, ou preocupados em excesso se o prejuízo for controlado. Não antecipamos ainda, depende de como o mercado se vai comportar até 30 de junho. Qualquer situação é equacionável, acreditamos que é possível entregarmos um resultado positivo, mas depende do mercado", rematou.

Leia Também: "Benfica não está obrigado a vender Darwin Nuñez"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas