Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto campeão: Consistência assegura segunda volta na 'poltrona'

O FC Porto protagonizou um percurso quase imaculado e sem grandes sobressaltos na sua caminhada para o título da I Liga de futebol de 2021/22, passando mais de dois terços do campeonato na 'poltrona' da liderança.

FC Porto, campeão

© Reuters

Lusa
07/05/2022 20:32 ‧ 07/05/2022 por Lusa

Desporto

FC Porto

Os 'dragões' chegaram ao topo da tabela logo à 10.º jornada e desde então passaram apenas a olhar para o 'retrovisor' da classificação, acabado por despistar o mais direto perseguidor, Sporting, à passagem da 17.ª ronda, para seguirem, então, isolados até à meta do sucesso, somando a conquista do 30.º campeonato no seu historial.

As 28 vitórias e quatro empates, beliscados apenas por uma derrota, foram suficientes para o conjunto 'azul e branco', orientado pelo quinto ano consecutivo por Sérgio Conceição, recuperar o título que tinha escapado na última temporada para o Sporting, que acabou por ser o mais direto adversário esta época.

O FC Porto cedeu dois dos quatro empates na competição frente ao Sporting, numa temporada em que acabou por pulverizar o recorde de jogos consecutivos sem derrotas na história do principal escalão do futebol, estabelecendo uma série invicta de 58 partidas, interrompida com um desaire em Braga.

O percurso, que começou com uma vitória caseira frente ao Belenenses SAD, em 08 de agosto de 2021, com os golos de Luis Díaz e Toni Martínez, até teve uma fase inicial com algumas reservas, após os empates frente a Marítimo (1-1), no Funchal, logo à terceira jornada, e com o Sporting (2-2), em Lisboa, na quinta ronda.

No entanto, depois desses dois 'deslizes', o conjunto portista engatou numa série de 16 triunfos seguidos, com destaque para as vitórias caseiras ante Benfica (3-1) e Sporting de Braga (1-0), além de uma simbólica vitória (3-2) na casa do Estoril Praia, na 17.ª jornada.

Foi nessa ronda que o FC Porto agarrou a liderança isolada do campeonato, com três pontos de vantagem, beneficiando da derrota do Sporting no terreno do Santa Clara (3-2), que desfez um comando partilhado por ambos, que persistiu durante oito jornadas.

A margem da vantagem portista aumentou para seis pontos na jornada 19, quando o Sporting perdeu (2-1) na visita ao Sporting de Braga, que os 'azuis e brancos' capitalizaram com um triunfo sobre o Famalicão (3-1).

Pouco depois, na ronda 22, no clássico entre 'dragões' e 'leões', os lisboetas não conseguiram inverter as perdas, e com um empate (2-2) deram um precioso embalo ao FC Porto, que mesmo cedendo um empate (1-1), duas semanas depois, na receção ao Gil Vicente, viram o Sporting também tropeçar nesta jornada, com uma igualdade (1-1) frente ao Marítimo.

Sem vacilar desde esse momento, os portistas até tiveram uma 'ajuda' do Benfica, que, em domingo de Páscoa, na jornada 30, venceu no terreno do Sporting (2-0), que conjugada com goleada dos 'dragões' ao Portimonense (7-0), aumentou para nove pontos a vantagem do FC Porto na liderança.

Nesse momento, o treinador dos 'leões', Rúben Amorim, deu como uma impossibilidade a revalidação do título nacional, mas, quando os adeptos portistas já se preparavam para festejar, uma derrota (1-0) em Braga, na ronda 31, a primeira e única na I Liga, adiou as celebrações.

A conquista do 30.º campeonato 'azul e branco' foi consumada hoje com a vitória no terreno do rival Benfica, por 1-0, na 33.ª e penúltima jornada, com um golo do nigeriano Zaidu, assegurando uma vantagem de nove pontos sobre o Sporting, que ainda hoje visita o Portimonense.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas