Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Clássico? Apenas um resultado interessa. O que me importa é vencermos"

Treinador do Sporting lançou nesta sexta-feira o jogo frente ao Portimonense.

"Clássico? Apenas um resultado interessa. O que me importa é vencermos"
Notícias ao Minuto

13:16 - 06/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim lançou nesta sexta-feira a partida da 33.ª jornada entre Sporting e Portimonense. Apesar de ainda ser matematicamente possível, o treinador dos leões não acredita tanto no título, apesar de admitir que apenas um resultado interessa, exigiu o mesmo nível exibicional mesmo sem títulos em discussão e falou sobre o otimismo que tem no futuro do clube.

Coates: É importante em todos os aspetos do jogo. Pela experiência que tem, pelo pulso que tem junto do resto dos jogadores, por tudo. A forma como ele melhorou na ligação ao ataque organizado, tem aquele correr, mas não é tão lento e consegue de bloquear as transições que o Portimonense faz. Vemos com bons olhos a recuperação dele.

Análise: O jogo vai ser certamente difícil num campo difícil. A equipa deles é forte a defender, nas bolas paradas, tem uma transição forte, o que aconteceu aqui. Não pode repetir o onze porque alguns jogadores saíram, vai haver alguma alteração, não na ideia, mas nas características de alguns jogadores. Preparámo-nos bem para este adversário, vimos de um bom momento, a marcar muitos golos, não podemos sofrer golos com poucos remates que os adversários têm feito. Ainda temos de melhorar em relação ao último jogo.

Slimani: Assunto completamente encerrado. Já falámos disso em várias conferências de imprensa. Eu vou seguir o meu caminho, que é o Sporting, e o Slimani não fará parte da minha ideia para aquilo que será o próximo ano. Será falado com o Slimani e com a direção. Para mim, está encerrado.

Ainda se fala no título? Quando estamos no Sporting, temos sempre de pensar em títulos. Sabemos da diferença de pontos. Independentemente do que acontecer no outro jogos, temos de ganhar o nosso, fazer os nossos pontos, temos de ser a melhor defesa, marcar mais golos, melhorar em todos os aspetos porque no fim destas duas jornadas haverá um campeão e o campeonato vai acabar. O nosso projeto é muito longo e, aconteça o que acontecer no jogo, haverá já campeão. Não controlamos o jogo, controlamos a forma como temos de jogar.

Clássico: Não vou fazer essa avaliação. Isso fica para os comentadores. Eu sou treinador do Sporting, o nosso foco está no Portimonense. Obviamente que, para nos mantermos a luta pelo título, apenas um resultado nos interessa. O que me importa é vencermos o jogo.

Preparação do jogo: Trabalhamos muito em relação ao jogo para aquilo que é o futuro. Fizemos a nossa avaliação do jogo contra o Gil Vicente e temos sempre de melhorar a equipa. O campeonato poderá acabar nesta jornada, em duas no máximo, vamos continuar aqui a melhorar a nossa equipa, vamos aproveitar todos os minutos, sabendo que esta época ainda não acabou. A preparação foi igual, não muda nada. A nossa ideia para o jogo frente ao Portimonense é jogar da mesma maneira, seja já o FC Porto campeão ou não.

Polémica do FC Porto-Portimonense: Em relação a esse assunto, o treinador do Portimonense tem o direito de escolher os jogadores que quiser, tal como eu escolho os meus. A verdade é que o Paulo Sérgio atingiu o seu objetivo e nós tínhamos o objetivo do título e não atingimos. Não vou estar aqui a comentar decisões que os treinadores têm o direito de tomar nos seus jogos.

Balanço da época: Temos tempo para balanços. Se o fizer agora, não temos o que dizer depois. Se o FC Porto for campeão, ganhará o título e poderá ganhar a Taça de Portugal. O Sporting ganhou apenas dois títulos, falhou o seu objetivo. O balanço não pode ser muito bom. Temos de preparar o próximo.

Algo positivo na derrota: Eu retiro muita coisa positiva. Os jogadores são muito melhores, a equipa joga muito melhor. Em termos de clube, não é um balanço positivo porque queremos ganhar os títulos todos, mas nesse aspeto os jogadores são muito melhores, têm mais experiência, passámos pela segunda vez à segunda fase da Liga dos Campeões. Mesmo olhando para o primeiro jogo contra o Portimonense, consigo ver uma evolução na equipa. Eles crescem a olhos vistos. Outros não têm tanto espaço, mas podem aparecer de um momento para o outro. Tiro muita coisa positiva e, olhando para a equipa, estou cada vez mais entusiasmado pelo que a equipa ainda pode dar, daí a minha ideia de manter ao máximo esta equipa porque tem muito potencial. A equipa está muito mais valorizada, joga melhor, joga mais subido. Vejo com muito entusiasmo porque acho que pode jogar ainda mais. 

St. Juste: Não vou estar a comentar. Do mercado falaremos mais para a frente.

Pontos a melhorar: Acho que falhamos muitos golos, temos de melhorar nos jogos a eliminar. O Man. City foi resposta disso, o FC Porto foi mais adulto que nós., foi claramente melhor e aí a experiência dos treinadores foi um ponto a favor para eles. Nós crescemos, eu cresci, abordaria tudo da mesma forma, sem preconceitos sobre mudar a forma de jogar, é por aí que temos de melhorar. Há características que temos de juntar à nossa equipa para sermos mais completos. Nesses jogos contra o Man. City e contra o FC Porto, houve características que sentimos que precisávamos para dar a volta. Fizemos uma grande época no ano passado, perdemos só um jogo, mas este ano jogámos muito melhor.

Campeonato perdido? Já se falou sobre isso do treinador ter mandado a toalha ao chão. Desde a derrota frente ao Benfica que não acredito muito. Não vai mudar a forma como vamos abordar o jogo. Os jogadores do Sporting têm sempre de jogar da mesma forma senão perdem o lugar, isso é muito claro aqui. O projeto não acaba, os campeonatos não acabam hoje eles sabem que estas coisas ficam marcadas em alguém como eu. No futebol tudo é possível e, tivéssemos nós muitos pontos de atraso, nós tínhamos de ganhar estes jogos. É fácil motivar uma equipa como a nossa. No ano passado diziam que era do público. Fizemos um grande número de jogos e mantivemos os mesmos pontos. Quem tem brio, e sei que eles têm, quer sempre ganhar. Temos sempre de ganhar ao Portimonense e ao Santa Clara. O grau de otimismo é muito grande em relação ao futuro do Sporting. 

Tiago Tomás: Tem uma nuance de o empréstimo ser prolongado ou não. Vamos fazer uma avaliação, vamos falar com os jogadores, é uma das hipóteses que pode voltar. Também temos o Rodrigo Ribeiro a aparecer, sabemos que num clube com a ambição de ganhar título já, pode ser um bocadinho cedo, mas ganhamos tempo. Vamos fazer isso olhando para tudo e depois escolheremos o melhor plantel para iniciar a época.

Ausentes: O Feddal ressentiu-se um pouco, não vai connosco. Vai o Marsà de novo connosco.

Antevisão

Rúben Amorim vai falar nesta sexta-feira à comunicação social. O técnico do Sporting vai fazer a antevisão à partida deste fim de semana frente ao Portimonense, jogo da 33.ª jornada da I Liga.

Acompanhe a par e passo as declarações do treinador aqui no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório