Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica triunfa com golo madrugador numa tarde de calor e desinspiração

Águias regressaram aos triunfos nos Barreiros, mas tiveram uma exibição aquém do esperado.

Benfica triunfa com golo madrugador numa tarde de calor e desinspiração
Notícias ao Minuto

18:58 - 30/04/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Benfica venceu o Marítimo neste sábado por 1-0. As águias triunfaram pela margem mínima, mas com algum sacrifício.

O golo surgiu cedo na partida, por intermédio de Darwin, depois de uma falha da defesa dos insulares. O tento madrugador foi, contudo, enganador. O Benfica estava por cima do marcador, mas não da partida.

O Marítimo ia atrevido, mas foi traído por Cláudio Winck. O defesa foi imprudente ao cortar uma bola e acertou em cheio em Sandro Cruz, acabando expulso da partida. Na segunda parte, a partida foi repartida, mas de crescendo maritimista. Por vezes, cheirou a empate, mas valeu ao emblema da Luz o cansaço dos insulares.

Com este resultado, o Benfica regressou aos triunfos na I Liga e cimentou o terceiro lugar da tabela com 71 pontos. A luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões mantém-se em aberto. O Marítimo é sétimo colocado, com 37 pontos.

Filme do jogo 

O Benfica conseguiu triunfar na Madeira, mas distraiu-se com um calor digno de dia de praia. Por momentos, soou a férias antecipadas, com uma quebra de rendimento enquanto em vantagem no marcador, mas não houve pernas maritimistas para mais. Diga-se que foi sorte encarnada.

Para este jogo, as escolhas de Nélson Veríssimo foram curiosas, no mínimo. Promovendo a titularidade a André Almeida, a continuidade a Gil Dias e a estreia e Sandro Cruz, o técnico das águias mostrou coragem na tomada de decisões, mesmo que estivesse apenas em jogo o orgulho das águias.

As escolhas do técnico dos encarnados foram, no plano ofensivo, acertadas, algo que não pareceu no plano defensivo. O meio campo dividido entre Weigl e Paulo Bernardo voltou a deixar dúvidas, depois de o ter feito frente ao Famalicão. Com apenas um deles a ajudar a defesa encarnada, havendo ainda um trapalhão André Almeida e um estreante Sandro Cruz, a tarefa de Vertonghen e Otamendi parecia complicada.

As oportunidades do Marítimo não foram poucas. Os insulares chegaram a ter mais remates feitos do que os encarnados, mas foi por minutos. Quem teve maior pontaria, e logo a abrir o jogo, foi o Benfica. Gil Dias esteve bem ao pressionar o adversário e forçar o erro, ganhou a bola e atacou. Na cara do guarda-redes, fez bem ao rematar, mas mal ao fazê-lo como fez. Calhou estar Darwin por perto para fechar o lance com golo.

A partir desse golo, a partida ficou repartida e agressiva. Foram várias as faltas de ambos os lados, uma delas deu vermelho direto. Cláudio Winck não teve cuidado a abordar um lance e acertou com impacto em Sandro Cruz. Hélder Malheiro, entre várias decisões estranhas, acertou nessa e tirou o brasileiro do jogo.

A tarefa dos insulares ficou complicada, mas não impossível de todo. A ideia de jogo continuou de pé e foi o Marítimo quem acabou a primeira parte a atacar. Podia ter sido o Benfica, mas o árbitro da partida teve a decisão estranha de mandar toda a gente para os balneários quando as águias partiam em contra-ataque.

A segunda parte começou animada. À boleira de Darwin, os encarnados foram jogando ao ataque, chegando a zonas de perigo, mesmo que o acerto não fosse o melhor. Um dos lances acabou num remate desastroso de Paulo Bernardo, completamente ao lado desta partida.

O Marítimo, que não tinha nada a perder, com menos um jogador e em desvantagem. Partiu para cima e esteve perto do golo em vários momentos do jogo. A equipa do Benfica precisava de uma mexida e foi isso que Veríssimo fez, apesar de questionável. Numa fase em crescendo de João Mário, o médio saiu do jogo. Sandro Cruz, que acumulou alguns erros na estreia, saiu para entrar mais um estreante, Tiago Gouveia.

Foi nesse momento do jogo que o Benfica teve uma nova oportunidade de golo, desperdiçada de novo por Paulo Bernardo. O médio das águias podia ter rematado, mas fez-se ao contacto, pediu penálti e viu amarelo por simulação. O Benfica foi perdendo ideias em campo, descaracterizando e andando à boleia de um golo que perdurou solitário no marcador. Valeu-lhe a insuficiência física dos rubro-verdes.

Foi uma partida igual às que os encarnados foram fazendo nesta época contra as equipas teoricamente mais pequenas. As águias terão muito trabalho pela frente na próxima pré-época, mesmo que com novo treinador. Há muito trabalho pela frente para o Benfica, que precisa de se reorganizar e fortalecer. O Marítimo saiu batido desta partida, mas não saiu por baixo. Para quem estava reduzido em unidades, fez uma partida de qualidade.

Momento do jogo: Expulsão de Cláudio Winck. Não tirou força ao Marítimo, mas salvou o Benfica de outro possível empate, pelo menos. A equipa encarnada não esteve propriamente inspirada em frente à baliza e, a jogar contra 11, poderia passar um pior bocado.

Onzes iniciais

Marítimo: Paulo Victor; Winck, Matheus Costa, Zainadine, Vítor Costa; Rossi,  Guitane, Beltrame; Vidigal, Edgar Costa, Joel.

Suplentes: Helton, Gilberto, Morato, Valentino, Meïte, Gonçalo Ramos, Tiago Gouveia, Seferovic e Yaremchuk

Benfica: Odysseas, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Sandro Cruz, Weigl, Paulo Bernardo, João Mário, Everton, Gil Dias e Darwin.

Suplentes: Miguel Silva, Alipour, Diogo Mendes, Xadas, Clésio, Miguel Sousa, Pelágio, Leo Andrade e Henrique

Antevisão

O Benfica vai defrontar o Marítimo neste sábado, em jogo a contar para a 32.ª e antepenúltima jornada desta I Liga 2021/22. Os encarnados ainda querem segurar o último lugar do pódio, algo que parece seguro tendo em conta os últimos resultados do Sp. Braga, maior ameaça na tabela.

Para esta partida, Nélson Veríssimo teve de chamar dois jovens da equipa B. Sandro Cruz entrou no lugar de Grimaldo, visto que o espanhol está a um amarelo de ficar 'tapado', correndo o risco de falhar o Clássico frente ao FC Porto. Tiago Gouveia é o outro jovem convocado, entrando no lugar do castigado Diogo Gonçalves. De fora ficam ainda Rafa, Taarabt, Radonjic, Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho.

Do lado do Marítimo, o objetivo é terminar o campeonato da melhor forma e preparar o plantel para a nova época. Vasco Seabra deixou o aviso, na antevisão à partida, que estará de olho nas exibições da equipa, principalmente para determinar quem deverá seguir com a camisola verde-rubra.

O Marítimo-Benfica, da 32.ª jornada, joga-se a partir das 17h deste sábado, no Estádio dos Barreiros, e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Marítimo: Atenção redobrada para não cair na mesma teia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório