Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica-Marítimo: Atenção redobrada para não cair na mesma teia

As águias deram-se melhor nos jogos difíceis do que nos teoricamente mais fáceis. Mesmo sem objetivos em jogo, prevê-se um duelo intenso no plano tático.

Benfica-Marítimo: Atenção redobrada para não cair na mesma teia
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

O Benfica vai jogar neste sábado à Madeira, à casa do Marítimo, em jogo da 32.ª jornada da I Liga. As águias chegam a este jogo depois de uma série perto de impecável no que toca a grandes jogos, mas não tem tido a mesma sorte em partidas teoricamente mais fáceis.

Depois de uma exibição competente em Anfield frente ao poderoso Liverpool e uma vitória na casa do rival Sporting, as águias tiveram de travar a fundo quando apareceu o Famalicão pela frente. A equipa minhota não foi tão avassaladora no plano ofensivo, mas fechou a porta a sete chaves e impediu o golo dos encarnados. É com esta sorte que o Benfica vai jogar no Funchal.

O dono da casa, o Marítimo, não é 'menino' nestas andanças. A equipa insular, já no comando de Vasco Seabra, bateu o pé frente ao FC Porto, acabando por perder por 2-1, e conseguiu empatar frente ao Sporting, num jogo que condicionou a luta dos leões pelo título. Depois de duas vitórias e um empate, o primeiro deslize do conjunto madeirense com novo treinador foi precisamente frente ao Benfica, na Luz, por uns impressionantes 7-1. Essa partida ficou para trás e o Marítimo, desde então, conquistou seis vitórias que o colocou num confortável sétimo lugar.

Com a presença de dois treinadores que privilegiam o trabalho tático, prevê-se uma espécie de jogo de xadrez no tabuleiro dos Barreiros. A questão em cima da mesa é: que tipo de peças Nélson Veríssimo vai usar? Já descartado pelo Benfica para a nova temporada, o técnico encarnado poderá ser gentil ao ponto de mostrar a competência de todo o plantel a Roger Schmidt até ao final da época, rodando a equipa e colocando todos à prova.

O Marítimo-Benfica joga-se a partir das 17h00 deste sábado, no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Treinadores em discurso direto

Vasco Seabra

Dedicação da equipa: Cada gota de suor tem de sair do nosso corpo e cada centímetro de relvado tem de ser disputado no máximo.

Adversário: Não perspetivo um Benfica ferido ou menos ferido, perspetivo sim um Benfica forte, ciente das ideias que tem, com boas individualidades, uma equipa que quer demonstrar aquilo que tem vindo a fazer e corresponder da melhor forma para também engrandecer aquilo que são.

Exigência aos jogadores: Jogar no Marítimo e estar a três jogos do fim com a manutenção garantida é bom e importante, principalmente porque iniciámos um percurso que era difícil quando chegámos e porque, também, o passado mais recente do Marítimo trazia alguma negatividade. Quem relaxar é sinal que não está preparado para viver nesta 'casa'.

Temporada até ao momento: A nossa equipa nunca se deslumbrou durante a época. Desde que cá chegamos fizemos 20 jogos, onde a equipa conquistou 30 pontos, o que felizmente são muitos pontos. Se poderíamos ou se queríamos ter mais, obviamente que sim, porque esse é sempre o desafio de quem treina uma equipa como o Marítimo.

Nélson Veríssimo

Oportunidade aos vencedores da UEFA Youth League: Talvez... Estava a lembrar-me de uma notícia que saiu num jornal desportivo, e confirmar que o Sandro e o Gouveia viajam connosco. Faz parte do nosso papel olhar também para o que se passa na equipa B. Temos de ter esta visão quase transversal do que se passa na formação do clube e sentir que há determinados momentos em que as apostas podem ser feitas. Também temos de ter consciência de que, para quem está de fora, é mais fácil dizer 'Por que é que não se aposta no A, B ou C mais cedo?'. Temos de ter alguma cautela, porque os plantéis têm de ser construídos para isso e há jogadores que estão mais preparados numas fases do que noutras. Temos de respeitar a evolução própria para cada jogador. Vemos muita qualidade no grupo da UEFA Youth League, certamente que todos vão fazer carreira, mas, possivelmente, só alguns vão jogar aqui no contexto de equipa A. Todos os outros, fruto do talento que têm, vão fazer carreiras bonitas, mas quem está deste lado tem de perceber que, além da capacidade que o jogador demonstra, qual é o momento mais exato para lhe dar essa oportunidade. Depois, há a questão da continuidade na aposta, mas é um trabalho que tem de se fazer logo desde o início da época, para abrir espaço para que esses jovens possam ser integrados nas equipas principais. Certamente, será isso que se poderá fazer no futuro.

Gerir a pensar no FC Porto: Temos três jogos com objetivos. Quem está de fora, pode pensar que não há objetivos a alcançar, mas há. São três jogos e queremos fazer nove pontos. Este grupo deu-me sempre as garantias necessárias de que, independentemente dos jogadores que utilizemos, podemos lutar pela vitória. Cabe-me fazer as escolhas. No fim, só uns podem jogar. Uns jogaram mais, outros jogaram menos, mas independentemente de uma ou outra alteração que se possa fazer olhando para estes três jogos, todos os jogadores que entrarem de início vão fazê-lo por mérito próprio. Não se trata de oportunidades. No fim, são decisões que o treinador tem de tomar, e isso é sinónimo de que há confiança nos jogadores.

Visita ao Marítimo: Vai ser um jogo difícil. Os jogos na Madeira são sempre difíceis. Desde que o Vasco [Seabra] entrou para comandar a equipa do Marítimo, notou-se um crescimento acentuado naquilo que é a ideia de jogo. É uma equipa que, nos jogos com os grandes, cria sempre dificuldades. Vamos ter de estar num nível muito bom para contrariar a equipa do Marítimo, que já se encontra numa posição confortável e joga em casa. Naturalmente, vai tentar a vitória, pelo que sabemos que vai ser um jogo difícil. Temos de estar muito concentrados e focados, muito intensos na forma de jogar e com um compromisso muito grande.

Últimos resultados

Marítimo: E-D-D-V-E

Benfica: D-V-E-V-E

Últimos onzes

Marítimo: Paulo Victor; Winck, Matheus Costa, Zainadine, Vítor Costa; Diogo Mendes, Pelágio, Bruno Xadas; Edgar Costa, Henrique, Alipour.

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves, Gil Dias; Darwin e Gonçalo Ramos.

Ausências

Marítimo: (nada a registar)

Benfica: Lucas Veríssimo, Grimaldo, Diogo Gonçalves, Taarabt, Rafa Silva, Rodrigo Pinho, Radonjic.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório