Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'T' de Toni... e de talismã. Entra, marca e incomoda a dupla habitual

O avançado espanhol chegou ao FC Porto na temporada passada e, desde então, sempre que marcou, ajudou a equipa a vencer. Taremi e Evanilson começam a ficar em 'alerta'.

'T' de Toni... e de talismã. Entra, marca e incomoda a dupla habitual
Notícias ao Minuto

08:06 - 23/04/22 por Miguel Simões

Desporto FC Porto

À semelhança de tantas outras vezes, Toni Martínez entrou, marcou e ajudou o FC Porto a chegar à vitória, desta feita frente ao Sporting (1-0), na passada quinta-feira. Em todas as ocasiões em que marcou desde a sua chegada (no verão de 2020), os dragões acabaram a sorrir no final. Quem não terá tantas razões para sorrir é a dupla Taremi e Evanilson, que começa a ficar em 'alerta'.

A cumprir a segunda época de dragão ao peito, o avançado espanhol apontou oito golos na temporada transata e sete na presente época. Desses sete, apenas dois surgiram na condição de suplente utilizado e, curiosamente, na mesma competição, a Taça de Portugal. Primeiro, em outubro, diante do Sintrense (0-5) e, muito recentemente, na segunda mão da meia-final contra os leões (1-0).

Os números totais de Toni Martínez não são tão incríveis como os de Taremi ou Evanilson, mas a razão prende-se fundamentalmente ao número de minutos e de jogos disputados por cada uma das referências ofensivas dos azuis e brancos.

O iraniano tem mais do triplo de golos (22 contra 7), mas também tem mais do triplo de minutos (3153 contra 978). E o mesmo acontece com o brasileiro, que tem quase o triplo de golos (20 contra 7) e tem também quase o triplo de minutos (281 contra 978). No fundo, feitas as médias, acaba tudo por ficar bem mais equilibrado do que o que se esperaria.

  Mehdi Taremi Evanilson Toni Martínez
Golos 22 20 7
Minutos 3153 2681 978
Jogos 43 41 34
Titular (Suplente utilizado) 36 (7) 32 (9) 11 (23)
Média de golos por minuto 143 minutos 134 minutos 139 minutos
Média de golos por jogo 0,51 0,48 0,23

Quer isto dizer que, em média, Toni Martínez precisa de 139 minutos para festejar um golo e acaba por ficar a meio da luta, uma vez que Evanilson marca a cada 134 minutos e Taremi já precisa de 143 para 'abanar' as redes da baliza adversária.

A comparação entre titularidades e a condição de suplente utilizado acompanha o raciocínio da regularidade entre as opções iniciais de Sérgio Conceição para os jogos dos dragões.

Taremi e Evanilson já superaram a meta dos 40 jogos, enquanto Toni Martínez chegou ao 34.º jogo da temporada na passada quinta-feira. A diferença mais gritante vai para o facto de a dupla habitual somar quase tantas titularidades como o número total de jogos que o espanhol tem, com 32 titularidades para o brasileiro e 36 para o iraniano.

Esta época, o ex-Famalicão só foi titular pelo FC Porto em 11 das 34 ocasiões e, por isso, entrou na condição de suplente utilizado nas outras 23 ocasiões (algumas das quais por breves minutos), pelo que o número de oportunidades é bastante diminuto. Já as médias demonstravam haver um equilíbrio maior e, assim sendo, Taremi e Evanilson terão de 'dar ao pedal' para não perder o lugar no onze de Sérgio Conceição.

Leia Também: Adeptos do FC Porto deixaram recado e felicitaram Pinto da Costa

Leia Também: Quando um é melhor que dois: As notas do FC Porto-Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório