Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica sacou dois 'coelhos da cartola' e o FC Porto é quase campeão

Darwin Núñez e Gil Dias marcaram os golos no dérbi eterno e o FC Porto já pode encomendar as faixas de campeão.

Benfica sacou dois 'coelhos da cartola' e o FC Porto é quase campeão
Notícias ao Minuto

22:26 - 17/04/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto I Liga

O Benfica foi à 'toca' do leão vencer o dérbi eterno, em pleno Domingo de Ressurreição, o Sporting, por 2-0, graças a um golo de Darwin e outro de Gil Dias.

Um desfecho que retira, quase por completo, a possibilidade do campeão de revalidar as faixas, já que agora está a nove pontos do FC Porto. Já as águias encurtaram para seis a distância para o vizinho, sendo que a luta pelo segundo posto e os tão desejados milhões da Liga milionária ganharam um novo fôlego.

Numa primeira parte em que o leão teve sinal mais, mantendo o controlo da bola e passando a maior parte do tempo nas imediações da grande área do Benfica, a águia agarrou-se a um ‘acordeão’ quase sempre fechado, e a um jogo sem bola.

Os primeiros 45 minutos não foram nutridos de ocasiões soberanas, mas de alguns suspiros em ambos os lados da ‘trincheira’. A verdade é que aos 15 minutos, na sequência de um passe fenomenal de Vertonghen para Darwin, ‘el charrua’ engoliu Luís Neto, que não perdoou na cara de Adán. Aos 31 minutos, Alvalade quase se transformava num ‘grande 31’, após Taarabt servir Diogo Gonçalves para o 2-0, porém o guardião espanhol levou a melhor sobre o alentejano.

Instantes depois, o ‘muro’ helvético tapou Pedro Gonçalves e o Sporting ficou, mais uma vez, preso no quase. E o quase lá se foi arrastando pelas bancadas de Alvalade, com os ‘uiiis’ a replicarem-se com o passar dos minutos, até que aos 38’ o bastião dos felinos gelou por completo. Otamendi introduziu a bola na baliza verde e branca, todavia, e para gáudio dos milhares de sportinguistas, o argentino estava em posição irregular.

A etapa complementar começou a todo o vapor com Everton, nos instantes iniciais, a rematar ao lado. Logo depois, a ‘cebola’ ia sendo descascada do outro lado da barricada, com Sarabia a rematar à barra da baliza de Vlachodimos. Também num dérbi eterno não podia faltar polémica, e lances para discutir durante a semana, e eis que aos 61 minutos Gilberto fica estatelado no relvado. Veríssimo mandou seguir, mas nas imagens televisivas ficou a dúvida se Nuno Santos não terá dado um toque com o pé na cabeça de Gilberto. Até ao fim muita alma e coração do leão, mas foi nos descontos que surgiu o golpe fatal, para um campeão que viu Gil Dias dar a 'sapatada' final no dérbi eterno.

Pré-dérbi:

- As equipas recolhem aos balneários, após cumprirem os habituais exercícios de aquecimento.

- As duas equipas já estão nos habituais exercícios de aquecimento.

. Já se conhecem os onzes para o dérbi eterno!

Onze do Sporting: Adán; Coates, Gonçalo Inácio e Neto; Nuno Santos, Matheus Nunes, Palhinha e Porro; Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.

Suplentes do Sporting: João Virgínia, Tabata, Ugarte, Slimani, Rúben Vinagre, Marcus Edwards, Ricardo Esgaio, Marsà e Daniel Bragança.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Taarabt, Weigl, Diogo Gonçalves, Everton; Darwin e Gonçalo Ramos.

Suplentes do Benfica: Hélton Leite, Meité, Seferovic, João Mário, Yaremchuk, Gil Dias, André Almeida, Morato e Paulo Bernardo.

18h39: Autocarro do Sporting a caminho do estádio.

18h29: Autocarro do Benfica segue para Alvalade

Adeptos do Benfica já estão a caminho do Estádio de Alvalade

. Eis os convocados do Benfica para o dérbi (com uma baixa confirmada)

. Estas são as possíveis escolhas do Benfica para defrontar o Sporting.

. Este é o onze provável do Sporting para o dérbi

Antevisão: Sporting e Benfica protagonizam, este domingo, no Estádio de Alvalade, a partir das 20h30, mais um dérbi eterno, este relativo à 30.ª jornada da I Liga.

Os leões garantirão em caso de triunfo a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada e manter-se-ão na corrida pelo título, a seis do FC Porto, já um sucesso encarnado manterá o sonho (ainda que distante) de chegar ao segundo lugar (ficaria a seis do campeão nacional).

O pódio parece quase fechado e a classificação parece quase inamovível, mas um dérbi eterno é sempre um dérbi eterno. E até num domingo de ressurreição podemos acreditar que seja possível provar um 'bom folar' na casa do campeão nacional. 

Leia Também: Estas são a possíveis escolhas do Benfica para defrontar o Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório