Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

"Assinei com o Boavista, mas a vontade de treinar o FC Porto era grande"

Jesualdo Ferreira recordou a mudança para o Dragão, em 2006, e falou sobre a relação profissional com Pinto da Costa.

"Assinei com o Boavista, mas a vontade de treinar o FC Porto era grande"
Notícias ao Minuto

09:07 - 16/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira ficou marcado na história do FC Porto como uma treinadores mais icónicos de uma geração. Em entrevista ao jornal O Jogo, o técnico de 75 anos recordou a chegada ao Dragão, que o obrigou a virar costas a outro projeto, e falou sobre a relação com Pinto da Costa durante quatro anos de trabalho nos azuis e brancos.

"Tinha assinado contrato com o Boavista havia um mês. Já lá estava a trabalhar. Ia numa viagem de carro e o telefone tocou. Era o presidente [Pinto da Costa]. 'Professor, quer vir treinar o FC Porto?' E eu perguntei-lhe: 'Quando?' Ele respondeu: 'Já'. Insistiu e disse que as coisas de resolveriam dentro da legalidade e no bom entendimento, sem problemas. O segundo de hesitação que tive estava relacionado obviamente com o compromisso que tinha acabado de assumir, mas a minha vontade de treinar o FC Porto era grande, como também era grande a vontade do presidente em ter-me a treinar a equipa", começou por contar.

Jesualdo Ferreira recordou ainda a liderança de Pinto da Costa durante os quatros anos em que trabalharam juntos.

"Raramente Pinto da Costa foi ao balneário da equipa. Admito que tenha ido uma vez ou outra porque às vezes é necessário e importante. O que ele fazia imensas vezes era ir ao meu gabinete conversar antes dos treinos. Às vezes entrava lá e punha-se a abanar os braços de forma exagerada e com piada, ao seu estilo, para afastar o fumo do cigarro, mas nunca abdiquei de fumar no meu gabinete, porque era a minha casa e em casa sempre fumei. Mas nunca teve intervenção na área técnica. Tinha confiança em mim e um grande respeito, isso também faz dele um grande líder", acrescentou.

O técnico de 75 anos ainda revelou um convite que recebeu para trabalhar com Artur Jorge no FC Porto, mas que acabou por recusar.

"Ia acompanhar os jogos dos juniores do FC Porto e conheci Pinto da Costa nas Antas, convivi várias vezes com ele. Em 1984, houve a possibilidade de ir para o FC Porto, como adjunto do Artur Jorge, mas por essa altura recebi um convite para treinar a Académica e optei por abraçar esse projeto, longe de saber que um dia iria parar ao FC Porto", contou.

Nos quatro anos em que esteve no Dragão, Jesualdo Ferreira, agora ao comando do Zamalek, do Egito, conquistou três campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Leia Também: Em equipa que ganha...: Conceição repete 'fórmula' contra o Portimonense

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório