Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
33º
MIN 16º MÁX 33º

Sporting-Benfica nas contas do título em ronda tranquila para FC Porto

O dérbi entre Sporting e Benfica entra no domingo nas contas do título na I Liga portuguesa de futebol, numa 30.ª jornada de capital importância para os 'leões', que se encontram a seis pontos do líder FC Porto.

Sporting-Benfica nas contas do título em ronda tranquila para FC Porto
Notícias ao Minuto

08:58 - 14/04/22 por Lusa

Desporto I Liga

A cinco rondas do final, os 'leões' estão, praticamente, obrigados a vencer os 'encarnados', já fora da corrida, a 15 pontos da frente, sendo que podem entrar em campo a nove pontos dos 'dragões', que recebem no sábado o Portimonense.

Até final da prova, o eterno dérbi, o único jogo agendado para domingo de Páscoa, é o mais difícil obstáculo à equipa de Rúben Amorim, sendo que o FC Porto, que tem desvantagem no confronto direto, ainda visita o Benfica e o Sporting de Braga.

No dérbi, no Estádio José Alvalade, com início às 20:30 de domingo, uma vitória do Sporting, que não contará com Matheus Reis, castigado, sobre o Benfica, com Rafa em dúvida, devido a lesão, garante desde já aos 'leões' o segundo lugar, de acesso direto à 'Champions'.

Para o Benfica, é mais um jogo de alta intensidade, quatro dias depois de um frenético embate com o Liverpool, em Anfield Road, onde esteve a perder por 3-1, mas acabou por conseguir um honroso empate a três, ficando a 'milimetros' de um 4-3 que poderia ter feito tremer os 'reds', depois do 1-3 na Luz.

Em termos classificativos, o encontro pouco significado tem, porém, para os 'encarnados', que seguem a nove pontos do segundo lugar, do Sporting, e com mais nove do que o quarto colocado, o Sporting de Braga, parecendo destino a ficar em terceiro.

O jogo 'grande' acontece já depois de o líder FC Porto receber o Portimonense, num embate que é, teoricamente, um 'passeio' para a equipa de Sérgio Conceição, depois de chegar a um recorde de 57 jogos sem perder na I Liga, que vem desde 2020/21.

Os 'dragões', que somam esta época 25 vitórias e quatro empates, recebem os algarvios (20:30), depois de a equipa de Paulo Sérgio, 12.ª classificada, ter posto fim na última jornada -- vitória frente ao Famalicão -- à pior série sem vencer no campeonato (oito derrotas e seis empates, num total de 14 jogos).

Os algarvios têm vindo a cair na tabela, mas um bom arranque deixa-os ainda longe da zona de 'aflição', na qual Moreirense (17.º, 23 pontos) e Tondela (16.º, 25 pontos), separados por dois pontos, têm jogo de 'aflitos' no sábado.

No mesmo dia, o Belenenses SAD, 18.º e último (21 pontos), recebe o Vizela, 13.º (29), num contexto em que em que se começam a 'esgotar' os pontos, a cinco jornadas do final, com o emblema lisboeta cada vez mais em risco de descer.

A jornada abre no feriado de sexta-feira com a receção do Arouca, também perto da zona de descida (15.º), ao Santa Clara (oitavo), do Famalicão (14.º) ao Gil Vicente (quinto) e do Vitória de Guimarães (sexto) ao Paços de Ferreira (sétimo).

O Gil Vicente vai tendo mais ou menos segura a quinta posição (46 pontos), de acesso à Liga Conferência Europa, com mais sete pontos do que o Vitória de Guimarães (39), que recebe o seu imediato perseguidor, o Paços de Ferreira (36).

Ainda no sábado, o Marítimo (10.º), que não vence há quatro jornadas, recebe o Boavista (11.º), quando as duas equipas têm os mesmos 33 pontos, e estão ligeiramente abaixo do Estoril Praia (nono, 34), que fecha segunda-feira a jornada diante do Sporting de Braga (quarto, 55).

Os bracarenses são com os estorilistas os últimos a entrar em campo, depois de ainda hoje jogarem em Glasgow, com o Rangers, na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa.

Programa da 30.ª jornada:

- Sexta-feira, 15 abr:

Arouca -- Santa Clara, 15:30.

Famalicão -- Gil Vicente, 18:00.

Vitória de Guimarães -- Paços de Ferreira, 20:30.

- Sábado, 16 abr:

Moreirense -- Tondela, 15:30.

Belenenses SAD -- Vizela, 18:00.

Marítimo -- Boavista, 18:00.

FC Porto -- Portimonense, 20:30.

- Domingo, 17 abr:

Sporting -- Benfica, 20:30.

- Segunda-feira, 18 abr:

Estoril Praia -- Sporting de Braga, 20:30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório