Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

FC Porto vence em Guimarães e escreve página ímpar no futebol português

Taremi marcou o único golo da partida e ainda falhou uma grande penalidade, a primeira desde que chegou ao campeonato português.

FC Porto vence em Guimarães e escreve página ímpar no futebol português
Notícias ao Minuto

20:02 - 10/04/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, este domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, por 1-0, graças a um penálti convertido por Taremi, num duelo relativo à 29.ª jornada da I Liga.

Um triunfo que permitiu aos dragões bater o recorde absoluto de jogos seguidos sem desaires na competição [57 jogos], com a anterior marca a ter sido estabelecida pelo Benfica entre 1976 e 1978.

No que diz respeito à tabela classificativa, os azuis e brancos mantém-se no primeiro lugar do campeonato, com 79 pontos, mais seis que o rival Sporting, e a três vitórias e um empate de se sagrarem campeões nacionais.

Numa primeira parte de total domínio dos dragões, os vimaranenses apenas conseguiram rematar nos últimos cinco minutos da etapa inicial. Sem grandes ocasiões de golo, acabou por ser Pepê, logo no arranque da partida, a desperdiçar o primeiro golo dos azuis e brancos.

Para, aos 36 minutos, Taremi desbloquear o nulo, de grande penalidade, após ser derrubado pelo guardião Bruno Varela. O internacional iraniano que, à semelhança de Zaidu, entrou para esta partida com um jejum superior a 12 horas, pelo facto de se encontrar no período do Ramadão. O avançado que, instantes depois, de desbloquear o marcador, teve uma soberana ocasião para duplicar a vantagem do líder na Cidade Berço.

Na etapa complementar, os pupilos de Pepa entraram com outra pujança e a forçar mais o músculo, porém aos 62 minutos caiu um ‘balde de água gelada’ em Guimarães. Bruno Varela voltou, a papel químico da primeira parte, a cometer falta sobre Taremi. Todavia, desta feita o futebolista iraniano não teve arte, nem engenho, para derrubar o ‘cofre’ minhoto e falhou pela primeira vez um castigo máximo desde que chegou ao campeonato português.

Os vimaranenses que sofreram um forte revés, aos 80 minutos, após Estupiñán ser expulso, por acumulação de amarelos. Perto do fim, Galeno desperdiçou escandalosamente o 2-0, após assistência de Pepê, mas o remate saiu por cima.

Acompanhamento

. Sérgio Conceição aposta na titularidade de Zaidu e Taremi, apesar de ambos estarem a cumprirem o Ramadão e, dessa forma, apenas poderão comer depois do pôr-de-sol, que para hoje está agendado para as 20h09.

Onze do Vitória SC:  Bruno Varela, Rafa, Mumin, Lameiras, Rochinha, Estupiñan, Bamba, Jorge Fernandes, Miguel Maga, André Almeida e Janvier.

Suplentes do Vitória SC: Trmal, Borevkovic, Quaresma, Bruno Duarte, Nélson da Luz, Gui, João Ferreira e Luís Esteves.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Mbemba, Pepe e João Mário; Vitinha, Otávio e Grujic; Fábio Vieira, Taremi e Pêpe.

Suplentes do FC Porto: Marchesín, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Galeno, Wendell, Toni Martínez, Evanilson, Fernando Andrade e Eustáquio.

Antevisão: Vitória SC e FC Porto defrontam-se, este domingo, a partir das 18 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, para a 29.ª jornada da I Liga.

Os dragões chegam à terra do rei na liderança do campeonato, com 76 pontos, mais três que o mais direto perseguidor, o Sporting, já os vimaranenses situam-se no sexto lugar, com 39 pontos, e podem encurtar para quatro a distância para o vizinho Gil Vicente em caso de triunfo.

Um jogo que pode tornar-se histórico para o FC Porto. Se não perderem com o Vitória SC nesta jornada, os dragões batem o recorde absoluto de jogos seguidos sem desaires na competição [57 jogos], estabelecido pelo Benfica entre 1976 e 1978.

Leia Também: Rangers goleia St. Mirren antes de receber o Sporting de Braga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório