"Os adeptos não festejam recordes de Sérgio Conceição. Querem é o título"

Treinador do FC Porto assume que os jogos têm cada vez mais "peso", mas garantiu a equipa concentrada em bater o Vitória SC.

Sérgio Conceição

© FC Porto

Notícias ao Minuto
09/04/2022 12:27 ‧ 09/04/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição garantiu, este sábado, em conferência de imprensa, que não está preocupado com a possibilidade de o FC Porto vir a bater um recorde de invencibilidade na I Liga. O treinador dos dragões alertou para a importância da partida com o Vitória SC, numa altura em que o final da temporada se aproxima a passos largos.

Jogadores ansiosos com a proximidade do final da época: É exatamente o mesmo ambiente. Toda a gente tem noção de que nos estamos a aproximar do final do campeonato. Não podemos fugir de que, a cada jornada que passa, os jogos começam a ganhar esse peso por tudo. Mas já andamos há alguns anos nisto. Não vale a pena pensar em dois jogos de cada vez, temos de viver no dia a dia, a trabalhar no máximo e a olhar para o futuro próximo, que é o jogo de amanhã.

Terminar o campeonato sem derrotas: O primeiro objetivo é o campeonato, o segundo é a Taça de Portugal.

Confiança em alta após recorde de jogos sem perder: Não penso minimamente nisso. Penso nos três pontos. Não estou a ver os adeptos festejarem nos Aliados um recorde do Sérgio Conceição. Eles querem lá saber. Querem é ganhar o campeonato. É assim que pensamos. Não estou aqui com falsas modéstias, já digo há algum tempo que o que vale é o próximo jogo, com três pontos importantes. É mais uma final. Os jogos vão ganhando uma dimensão ainda maior, porque depois sobra menos tempo para recuperar desses mesmos pontos. O nosso foco é esse. Aliás, se perguntar que não falem... Não faz sentido nenhum, até porque, depois, havendo recorde e não havendo títulos para o clube, esse recorde fica nulo, não serve. O nosso foco é, amanhã, ganhar em Guimarães, num jogo extremamente difícil, num Clássico sempre muito competitivo e fervoroso. É essa inteligência emocional que temos de ter no jogo. Cada um compreende as suas tarefas no limite. Somos uma equipa forte e estamos mais perto de ganhar. Sei que estamos a jogar bem, mas jogar bem é estar sempre assente numa base em que a equipa tem de ter uma grande capacidade de agressividade e intensidade.

Zaidu e Taremi no Ramadão: Sou um católico praticante e também faço o jejum. Estou numa altura em que o faço, porque estamos na Quaresma. Ontem, em jejum, fiz 20 quilómetros a correr. Não senti falta nenhuma. Há valores que se levantam e situações que passam para lá daquilo que é a falta momentânea de algum tipo de substância. Temos um departamento médico onde se inclui, na minha opinião, o melhor nutricionista do mundo, que é o Vítor Hugo. Não só pela qualidade humana que tem, mas também pela profissional, que é fantástica. Obviamente, estamos atentos a isso. Antes de começar o Ramadão, foi feita uma palestra para todo o grupo, até para o ajuste de alguns horários em função dos jogadores que o praticam. Está tudo planeado. Não é pelo Ramadão que o Zaidu, o Taremi ou o Dembélé, que também o faz, estarão menos disponíveis para dar o seu contributo à equipa (...). Estarão a mil por cento, o que não quer dizer que vão jogar.

Impacto da ausência de Uribe: Temos de perceber, primeiro, qual é o jogador que está preparado, já, para entrar na equipa. Dentro das caraterísticas dos jogadores que temos à disposição para formar o onze, tem de haver uma harmonia entre eles. Estamos a falar do corredor central e do setor intermédio, e temos de arranjar soluções para que a ausência de Matheus, naquilo que é o trabalho com e sem bola, não se note. É trabalho da equipa técnica, e o trabalho foi feito. Confiança total em todos os jogadores. Confiança total em como quem vai jogar vai dar uma resposta positiva.

Grujic no lugar de Uribe: Compreendo a curiosidade. Achei interessante o debate que houve durante a semana, ouvi opiniões com que estive de acordo, e algumas com qualidade, com soluções que, às vezes, até me estavam a passar. Há várias soluções. Obviamente que os jogadores querem que os jogadores estejam todos disponíveis. Não estando o Matheus, estará outro. Pode estar Grujic, claro que sim. É um jogador que conhece a posição, com caraterísticas diferentes do Matheus. Temos o Stephen Eustáquio, também, que o pode fazer. Temos o Otávio, que pode passar por lá. Num meio-campo diferente, posso optar por um outro jogador, com caraterísticas diferentes, mais ofensivas. Há várias opções, sabendo que o Matheus, não sendo um jogador espetacular ao olho do adepto, é um espetáculo de jogador. É dos tais que faz um trabalho incrível para suportar o talento e a qualidade da equipa na hora de fazer golos e de criar situações. Não havendo um outro Matheus, há jogadores de grande valia, com caraterísticas diferentes. Cabe-me encaixá-los para não se notar essa ausência.

Vitória SC: Vai ser um jogo competitivo, independentemente dos treinadores que estiverem à frente e dos jogadores que estiverem em campo, porque, historicamente, é sempre um jogo difícil. O Vitória pode não estar tão bem no campeonato, noutros anos, mas, este é um jogo em que vem sempre acima o fervor e a paixão dos adeptos de um lado e de outro. Estamos habituados a um jogo difícil. Vamos apanhar um Vitória num bom momento, com jogadores interessantes, com um treinador que tem feito um percurso interessante. Resta-nos saber dessas mais-valias do adversário e perceber que também temos a qualidade e a valia para ir a Guimarães ganhar o jogo, que é o que queremos. Não penso noutra coisa. Isto é importante para a preparação do jogo, para a análise do adversário. Muito do trabalho é sobre a nossa equipa e sobre o que temos de fazer para ir buscar os três pontos.

Antevisão

Líder isolado da I Liga, com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, o FC Porto desloca-se, este domingo, ao estádio D. Afonso Henriques, onde terá pela frente o Vitória SC.

Antes disso, este sábado, Sérgio Conceição irá passar pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irá antever a partida da 29.ª jornada do campeonato português.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos dragões.

Leia Também: "Uribe? Não acredito que o FC Porto trema por não ter um jogador"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Óbito

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Tesla

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas