Comissão de Atletas Olímpicos terá 15 candidatos a nove lugares diretivos

O canoísta Emanuel Silva, vice-campeão olímpico em Londres2012, é um dos 15 candidatos a um dos nove lugares dos órgãos sociais da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) para 2022/25, na eleição de 21 de abril.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/04/2022 21:12 ‧ 06/04/2022 por Lusa

Desporto

Atletismo

Tal como Emanuel Silva, prata em K2 1.000 com Fernando Pimenta, e que integra a atual direção, presidida pelo antigo velejador João Rodrigues, que não se recandidata, também procuram continuar no organismo os triatletas João Silva e João Pereira, bem como o ciclista David Rosa.

O remador Pedro Fraga, as judocas Catarina Costa e Yahima Ramirez e o velejador José Costa vão a votos, tal como Ricardo Brancal, do esqui alpino, que representa os desportos de inverno.

Do atletismo candidataram-se Cátia Azevedo, Francisco Belo, Marta Onofre e Marta Pen, enquanto da natação surgem Aléxis Santos e Diana Gomes.

O ato eleitoral realiza-se em 21 de abril, entre as 17:00 e as 18:30, na sede do Comité Olímpico de Portugal, sendo que podem votar todos os que participaram em qualquer edição dos Jogos, de verão ou de inverno, a partir de Pequim2008.

"Consideram-se igualmente membros eleitores as associações de praticantes de modalidades que integram o Programa Olímpico, caso existam, que não participaram nas referidas edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno", esclarece a CAO.

Dos 15 atletas candidatos, nove vão ser eleitos sendo que serão estes a votar, entre si, a atribuição dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral.

"O Regulamento da Comissão de Atletas Olímpicos recomenda que haja representatividade de ambos os géneros na sua Comissão Diretiva, bem como a maior diversidade possível de desportos do Programa dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno, não devendo integrar mais que dois atletas da mesma modalidade", completa a CAO.

O antigo velejador João Rodrigues vai assim deixar o cargo de presidente, numa equipa em que também não continuam Susana Feitor e Jéssica Augusto, do atletismo, Rui Bragança, do taekwondo, e Telma Santos, do badminton.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas