Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Rui Costa já foi um bom número 10, agora penso que é um bom número 1"

CEO do Benfica falou ainda da aposta na formação.

"Rui Costa já foi um bom número 10, agora penso que é um bom número 1"
Notícias ao Minuto

17:23 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Domingos Soares de Oliveira

Domingos Soares de Oliveira, CEO do Benfica, concedeu esta quarta-feira uma extensa entrevista ao portal britânico The Athletic, na qual abordou vários temas, entre eles a chegada de Rui Costa à presidência das águias.

O dirigente encarnado considerou que Rui Costa irá fazer um bom trabalho na liderança do Benfica, e destacou a mudança de rumo que o clube está a levar com o antigo jogador a liderar os destinos de uma equipa de futebol.

"É a primeira vez em Portugal que um antigo jogador se torna presidente. É algo que, na minha opinião, vai na direção certa. Tenho alguns amigos que estão na mesma posição, como são os casos de Karl-Heinz Rummenigge [no Bayern Munique] e Edwin van der Sar [no Ajax]. Rui Costa já foi um bom número 10, agora penso que é um bom número 1, e por número 1 não digo guarda-redes. Temos trabalhado juntos desde que se retirou como jogador e entrou na administração. Trabalhamos juntos desde  2008/09. É muito tempo, e isso é bom. É mais ou menos a mesma situação que Kalle [Karl-Heinz Rummenigge] e Edwin [Edwin van der Sar]", começou por dizer Domingos Soares de Oliveira.

"Tiveram tempo para se prepararem para as posições que ocupam. De facto eles vivem o futebol, adoram, são apaixonados pelo futebol e têm muita experiência. Esta é uma tendência para o futuro. Penso que veremos cada vez mais jogadores de futebol nesta posição. O Rui Costa sabe o que se passa no terreno. Sabe o que se passa na sala da administração. Sabe também o que acontecem nas diferentes instituições que controlam e gerem o futebol. Ele também tem experiência como homem de negócios não apenas pelo seu sucesso na vida pessoal, mas pelo facto de também ter mais de 10 anos de experiência como membro da administração. (...) É muito positivo para o clube e para a indústria", acrescentou.

Soares de Oliveira destacou ainda onde é que o futebol português está a falhar, para as equipas lusas não estarem a ter grandes prestações europeias.

"Penso que estamos a falhar onde outras ligas melhoraram para conseguirem competir bem a nível europeu. Em Portugal, habitualmente, são quatro clubes [Benfica, Sporting, FC Porto e Braga]. Podemos ter o Vitória SC ou o Marítimo. Mas é difícil para eles conseguirem ser competitivos. Se olharmos para os motivos de Portugal estar em perda em termos de coeficiente europeu quando comparado com a liga dos Países Baixos, é sobretudo porque têm muitos clubes na Liga Conferência Europa Não temos a mesma situação em Portugal. A nível europeu, mesmo sendo apenas quatro clubes [que regularmente competem nas provas da UEFA], tivemos três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica está nos quartos de final, e o Braga está nos quartos de final da Liga Europa, o que é muito interessante", vincou.

Sobre o futuro, Domingos Soares Oliveira garantiu que a aposta nos jovens formados no Seixal é para continuar.

"O treinador que temos na equipa principal sabe que é importante promover alguns jogadores jovens que estão neste momento a jogar pelos juniores ou pela equipa B. Faz parte de uma estratégia com a qual tu consegues lidar, no fim de contas. Podes ser muito focado e ter um grande sucesso, mas existe o plano teórico e o plano prático. Alguns treinadores estão mais focados em promover jovens jogadores. Outros estão mais focados em ter jogadores maduros e experientes para garantir resultados. Faz parte da nossa responsabilidade como conselho de administração tentar, em cada momento, alinhar novamente a estratégia com aquilo que definimos como estratégia", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório