Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

A poucas paragens do título. O que falta a FC Porto e Sporting?

Benfica ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao título, mas poderá ficar afastado da luta com os rivais já daqui a duas jornadas.

A poucas paragens do título. O que falta a FC Porto e Sporting?
Notícias ao Minuto

08:03 - 07/04/22 por Miguel Simões

Desporto Análise

Das 34 etapas do campeonato, 28 já foram ultrapassadas. Faltam apenas seis. E seis é precisamente o número de pontos que separa o líder FC Porto (76) e o vice-líder Sporting (70), sendo que ambos ainda contarão com jogos de elevado grau de dificuldade. O Benfica, com apenas 61 pontos, já começa a aparecer fora desta equação, ainda que a matemática o possa permitir por mais alguns dias.

Entre muitos dos cenários criados e imaginados pelos adeptos dos dois clubes, tanto é possível ver o FC Porto sagrar-se campeão na Luz, por exemplo, como assistir a uma épica reviravolta do Sporting em função do calendário teoricamente menos difícil no caminho que falta trilhar.

Uma coisa os dragões e os leões vão ter sempre em comum: quando um joga fora, o outro também joga fora. Da mesma que maneira que quando um joga em casa... o outro joga em casa, também. Esse é um dado assente. O que muda são mesmo os adversários, ainda que dois sejam os mesmos (Benfica e Portimonense).

As seis 'finais' FC Porto Sporting
29.ª jornada (abril) Vitória SC (Fora) Tondela (Fora)
30.ª jornada (abril) Portimonense (Casa) Benfica (Casa)
31.ª jornada (abril) Sp. Braga (Fora) Boavista (Fora)
32.ª jornada (abril/maio) Vizela (Casa) Gil Vicente (Casa)
33.ª jornada (maio) Benfica (Fora) Portimonense (Fora)
34.ª jornada (maio) Estoril (Casa) Santa Clara (Casa)

Tendo por base a classificação atual, é possível verificar que o FC Porto vai defrontar quatro das primeiras sete equipas do campeonato, três das quais resumem as três deslocações que faltam aos dragões (Vitória SC, Sporting de Braga e Benfica). A exceção é o Estoril, que se desloca ao Dragão no fecho do campeonato. 

É certo que o FC Porto até pode ir jogar à Pedreira e à Luz frente a equipas já com os objetivos mínimos assegurados, mas adversários como Vitória SC e Estoril ainda estão na luta pela Europa. Já Portimonense e Vizela poderão deslocar-se ao Dragão com a barreira dos 30 pontos atingida, ainda que a luta pela manutenção seja sempre incerta.

O Sporting até poderá ter um calendário teoricamente mais complicado em Alvalade, mas a história fora de portas já é outra, por comparação ao rival na luta pelo título. Os próximos dois jogos dos leões em casa são contra equipas da zona europeia (Benfica e Gil Vicente), enquanto que os outros quatro adversários encontram-se, de momento, na segunda metade da tabela.

Desses quatro duelos, um é a deslocação a Tondela, que está inclusivamente na zona de descida, pelo que até pode ser um osso mais difícil de roer, por força da urgência em conquistar pontos. Os três que restam (Santa Clara em casa; Boavista e Portimonense fora) serão contra equipas acima dos 30 pontos, talvez ligeiramente mais tranquilas, mas com particular destaque para a dificuldade de visitar o Bessa.

Notícias ao Minuto Polémico empate no Dragão (2-2) alimenta sonho leonino em função dos critérios de desempate numa eventual igualdade pontual.© Getty Images  

As projeções são feitas com base em 'ses'. E se por acaso o FC Porto perde pontos em alguma(s) das difíceis deslocações, pode facilitar a aproximação de um Sporting (caso vença os seus jogos) que, em caso de igualdade pontual no fecho das contas, tem a vantagem de ter empatado 2-2 no Dragão, por comparação ao 1-1 de Alvalade na primeira volta.

E se forem os leões a perder mais pontos por comparação aos dragões? Poderão os azuis e brancos sagrarem-se campeões ainda em abril? Antes ou depois da deslocação à Luz? Os cenários são muito variados e a reta final promete ser de fortes emoções em todas as lutas do campeonato, mas em particular naquela que decide o título de campeão nacional.

Leia Também: FC Porto com teste difícil em Guimarães, mas um recorde em perspetiva

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório