Powered bySolverde
Disclaimer

Sanções a atletas e clubes russos são "resposta inequívoca e consensual"

O ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, considerou hoje que as sanções aplicadas a atletas, clubes e seleções russas e bielorrussas constituíram uma "resposta inequívoca e de grande consenso".

Governo tem políticas para contrariar problemas que persistem na Educação

© Global Imagens

Lusa
09/03/2022 14:13 ‧ 09/03/2022 por Lusa

Desporto

Brandão Rodrigues

Os ministros do desporto da União Europeia e de outras 11 nações, incluindo Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, validaram todas as sanções aplicadas a atletas, clubes ou seleções que representem a Rússia e a Bielorrússia, e incentivaram ações de apoio ao desporto ucraniano.

Para Tiago Brandão Rodrigues, que falava à margem da visita ao Centro Escolar de São Teotónio, em Odemira, esta é uma forma de exercer "diplomacia através do desporto" e também dizer que o desporto "está atento à situação" que se vive na Ucrânia.

O ministro considera a tomada de posição "muito importante" e uma forma inequívoca de afirmar que "o desporto não entende este conflito bélico" e que "atletas, equipas e federações da Rússia e da Bielorrússia vão sentir as consequências".

"Fizemos um apelo a todas as organizações desportivas internacionais para limitarem e impedirem o acesso das seleções russas e bielorrussas, bem como dos atletas e clubes destes países, às competições", explicou Tiago Brandão Rodrigues.

A título de exemplo, o governante apontou a proibição dos atletas russos e bielorrussos competirem nos Jogos Paralímpicos de Inverno, a decorrer na China, e no Festival Olímpico da Juventude, na Finlândia, por "não caberem" nestes eventos.

"Sabemos que [o afastamento] é muito sentido por parte da população da Rússia e da Bielorrússia, porque amam o desporto e entendem que esses desportistas se prepararam para representar os seus países", acrescentou o ministro do Desporto.

Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda a necessidade de "ajudar os atletas ucranianos a continuar a competir" e a auxiliar os portugueses "que jogam nas ligas russas e bielorrussas a rescindir os contratos por justa causa para poderem regressar e continuar as suas atividades desportivas".

Os ministros do Desporto, na declaração conjunta, encorajam a comunidade desportiva internacional a continuar a mostrar a sua solidariedade para com o povo da Ucrânia e classificaram de "abominável" a invasão consumada pela Rússia, com o apoio da Bielorrússia.

Na tomada de posição, os ministros defendem que nenhum dos dois países (Rússia e Bielorrússia) poderá organizar qualquer evento desportivo internacional, bem como os seus atletas "devem ser proibidos de competir noutros países".

O grupo de ministros justifica estas opções por considerar que "a guerra intencional, não provocada e injustificável da Rússia contra a Ucrânia, permitida pelo governo bielorrusso, é abominável e uma violação flagrante das suas obrigações internacionais".

"O respeito pelos direitos humanos e as relações pacíficas entre as nações formam a base do desporto internacional", sentenciam.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

Leia Também: Ministro destaca "vontade das comunidades educativas voltarem às escolas"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas