Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

FIFA autoriza estrangeiros a deixar Rússia e Ucrânia temporariamente

Contratos poderão ser suspensos a partir de 10 de março, sendo automaticamente retomados a partir de 30 de junho.

FIFA autoriza estrangeiros a deixar Rússia e Ucrânia temporariamente
Notícias ao Minuto

19:41 - 07/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto FIFA

A FIFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde desta segunda-feira, que os jogadores e treinadores estrangeiros estão, a partir de agora, autorizados a suspender os contratos com os clubes russos e ucranianos.

No caso dos emblemas ucranianos, onde o campeonato está suspenso devido à invasão por parte das forças militares russas, os vínculos ficam "automaticamente" 'congelados' "sem a necessidade de qualquer tipo de ação das partes".

Já no que à Rússia diz respeito, se não houver um acordo formalizado até à próxima quinta-feira, "os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito a suspender unilateralmente os contratos de emprego com os clubes em questão".

"A suspensão de um contrato conforme os parágrafos acima significará que jogadores e treinadores serão considerados 'sem contrato' até 30 de junho de 2022, pelo que terão liberdade para assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências", refere o organismo.

A FIFA sublinha, no entanto, que qualquer jogador ou treinador que faça uso desta regra terá de encontrar um novo clube "antes ou a 7 de abril de 2022". Além disso, cada clube só pode "registar, no máximo, dois jogadores que beneficiaram desta exceção".

Leia Também: FIFA estuda medida que provocará 'debandada' de craques na Rússia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório