Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Só as grandes equipas conseguem fazer o que o Benfica fez ao Ajax"

Lateral português do Fortuna Sittard destaca bom desempenho das águias na segunda parte do jogo na Luz e prevê muito equilíbrio para a 2.ª mão.

"Só as grandes equipas conseguem fazer o que o Benfica fez ao Ajax"
Notícias ao Minuto

07:24 - 25/02/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Ivo Pinto acredita que o Benfica conseguiu expor as fragilidades defensivas do Ajax no embate entre ambos na Luz, que terminou empatado (2-2), referente à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O lateral português do Fortuna Sittard explica, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, que o Ajax não está habituado a não ter bola, e sublinha que a eliminatória está em aberto. 

"Gostei muito do jogo do Benfica. O Ajax entrou muito forte, como se viu, mas o Benfica percebeu a forma de jogar do Ajax, e, na segunda parte, quer em posse ou em saídas para o contra-ataque, começou a fazer mossa. O Ajax ressentiu-se disso e o Benfica acabou por tomar as rédeas do jogo", começa por dizer Ivo Pinto, ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"O Ajax é uma equipa que tem tanta posse de bola e tão dominadora, principalmente aqui nos Países Baixos, e que projeta muitos jogadores no momento ofensivo, que acaba por deixar a equipa aberta a eventuais contra-ataques adversários. E, do outro lado, está um Benfica que, com as armas e os jogadores de qualidade que tem, faz uso disso. O Benfica conseguiu mostrar a fragilidade defensiva que o Ajax tem, mas que só as grandes equipas conseguem explorar", explica o experiente jogador português de 32 anos. 

Ivo Pinto também destaca a forma como o Benfica conseguiu roubar a bola ao Ajax, e defendeu que tal deixou a equipa de Amesterdão algo desorientada, frisando que a receita da eventual qualificação das águias pode estar nesse aspeto e... nos lances de contra-ataque. 

"O Ajax sente-se muito confortável em posse de bola e faz disso o seu jogo ofensivo e o seu jogo defensivo. Ou seja, tirando a bola ao adversário acaba sempre por ter o controlo de jogo. E, já se sabe, quando uma equipa está tão habituada a ser tão dominadora, como tem acontecido aqui, e vai jogar contra um adversário que faz o mesmo... O Ajax foi apanhado desprevenido. O Benfica entendeu bem o jogo e mostrou ao Ajax que também consegue ter muita bola. O Ajax em casa, com o estádio cheio, vai ter mais ímpeto ofensivo. É uma equipa que se sente muito confortável perante os seus adeptos. Mas também sabemos que, agora, os golos fora não contam, e a eliminatória está completamente empatada. O Ajax vai ter ir atrás do resultado, o que pode abrir a porta aos contra-ataques do Benfica, mais uma vez. O Benfica pode jogar em posse, mas também apostar no contra-ataque", afirma. 

Neerlandeses estavam confiantes numa 'eliminatória limpa'

Ivo Pinto não deixa de lembrar que nos Países Baixos reinava a confiança em torno da eventual qualificação do Ajax para a fase seguinte da Liga dos Campeões, algo que mudou desde a noite de quarta-feira. 

"Muitos dos neerlandeses achavam que o Ajax iria ganhar os dois jogos, e agora já dizem que não vai ser fácil o Ajax ganhar em casa. Agora, já respeitam mais o Benfica e sentem que a equipa tem de estar num dia bom para poder eliminar o Benfica. O Ajax vai ter muita posse de bola. Eles gostam muito de jogar em casa com o estádio cheio, mas se o Benfica fizer o que fez, principalmente na segunda parte, tem todas as condições para passar a eliminatória. Vai ser um jogo mais difícil até porque o Ajax está agora mais preparado. O Ajax já percebeu que o Benfica é uma equipa muito forte, apesar do mau momento a nível interno. Eles falam muito do Rafa, que fez um jogo fantástico. Um jogador como ele pode destruir uma equipa como o Ajax, que está muito projetada a nível ofensivo. Será à volta disso. A equipa que cometer menos erros, irá ganhar. Tanto o Benfica como o Ajax conseguem marcar golos facilmente. Vai ser um jogo muito tático", vaticina. 

Convidado a lançar um prognóstico para o jogo da 2.ª mão, agendado para 15 de março, Ivo Pinto garante estar a torcer pelo Benfica, até porque não quer ser alvo de provocações... no balneário do Fortuna Sittard. 

"Eu gostaria que o Benfica se qualificasse, porque sou português e porque não quero chegar ao balneário no dia seguinte e levar com os neerlandeses (risos). Diria um 2-1 para o Benfica", remata o lateral direito português de 32 anos que chegou esta temporada ao futebol neerlandês. 

Não perca na próxima segunda-feira a entrevista exclusiva, na íntegra, de Ivo Pinto ao Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório