O FC Porto visitou e derrotou, este domingo, o Moreirense (1-0) em jogo da 23.ª jornada da I Liga. Após o empate no Clássico da ronda anterior, frente ao rival Sporting, os dragões retomaram o caminho dos triunfos com uma vitória tangencial em Moreira de Cónegos.
Evanilson foi o autor do golo solitário no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e que vale ao FC Porto a liderança do campeonato, com uma vantagem pontual de seis pontos em relação aos leões. Steven Vitória e Marko Grujic foram expulsos e as duas equipas acabaram o jogo reduzidas a 10 unidades.
Filme do jogo
O FC Porto entrou a todo o gás em Moreira de Cónegos e procurou chegar cedo à vantagem. No entanto, e apesar das evidentes dificuldades em acompanhar o ritmo portista, o Moreirense foi conseguindo dar resposta a todas as investidas à baliza de Matheus Pasinato.
Aos 32 minutos surgiu a primeira grande oportunidade da primeira parte. Fábio Vieira recebeu a bola e serviu Evanilson à entrada da grande área, mas Pasinato agigantou-se e impediu que o avançado brasileiro quebrasse o nulo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
O avançado brasileiro ficou-se, assim, pela ameaça mas ainda antes do intervalo não iria desperdiçar. Mehdi Taremi ganhou na corrida a Artur Jorge e serviu o companheiro de equipa que só teve mesmo de encostar para o primeiro golo da partida.
Antes do intervalo nota para um lance polémico na grande área do FC Porto. Yan Matheus foi derrubado por Uribe, o árbitro Luís Godinho apontou prontamente para a marca de penálti, mas foi chamado a ver as imagens do VAR. Depois de vários minutos, o árbitro acabaria por reverter a decisão por entender que o avançado do Moreirense tinha cometido, anteriormente, uma falta sobre Fábio Cardoso.
⌚️Intervalo: MFC 0-1 FCP
— playmakerstats (@playmaker_PT) February 20, 2022
A contar para a 🇵🇹Liga Portuguesa, há 6 anos que o FC Porto não chegava em vantagem ao intervalo em ️Moreira de Cónegos, empatou no final dos 90 minutos (2-2) pic.twitter.com/99FtnJuAbO
Ao contrário dos primeiros 45 minutos, a segunda parte teve um ritmo mais baixo e as duas equipas pareciam demasiado preocupadas em não quebrar as respetivas linhas defensivas. Os cónegos pouco arriscavam na hora de partir para o ataque, ao passo que os portistas estavam mais focados em aproveitar para trocar a bola e gerir a vantagem de forma tranquila e sem grandes iniciativas ofensivas.
A melhor ocasião de golo, na segunda parte, apareceu apenas aos 70 minutos. Otávio descobriu Taremi no coração de grande área, mas Matheus Pasinato voltou a surgir para impedir o golo do avançado iraniano.
Só nos últimos 15 minutos é que Sá Pinto deu indicações aos jogadores para arriscarem mais em busca de um eventual empate, mas as iniciativas dos cónegos raramente conseguiram incomodar verdadeiramente a baliza à guarda de Diogo Costa.
Aos 79 minutos o FC Porto ficou reduzido a 10 jogadores por força da expulsão de Marko Grujic. O médio sérvio, que havia entrado no decorrer da segunda metade para render o amarelado Uribe, viu dois cartões amarelos em 13 minutos e acabou por ver o consequente vermelho. O Moreirense ficou à beira do empate no minuto seguinte, altura em que André Luís acertou em cheio na trave na marcação de um livre direto.
A vantagem numérica dos cónegos durou, porém, apenas... quatro minutos. Steven Vitória tambén viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão.
A melhor ocasião dos cónegos apareceu já nos descontos, altura em que Derik apareceu na cara de Diogo Costa. No entanto, o guardião do FC Porto não teve medo do duelo com o avançado do Moreirense e assinou uma defesa que segurou o triunfo arrancado a ferros.
Com este resultado, o FC Porto regressa às vitórias e soma agora 63 pontos, mantendo-se na liderança com mais seis pontos do que o Sporting. Por seu turno, o Moreirense continua em zona de descida, com apenas 19 pontos e na 17.ª e penúltima posição da tabela classificativa.
Momento do jogo: O momento mais decisivo aconteceu mesmo em cima do apito final. O Moreirense carregava em busca do empate, mas Diogo Costa disse presente e negou o golo a Derik.
Equipas iniciais
ONZE DO MOREIRENSE: Pasinato; Matheus Silva, Artur Jorge, Steven Vitória, Pablo; Ibrahima, Jefferson Júnior, Pedro Amador; André Luís, Yan Matheus e Rafael Martins.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira; Taremi e Evanilson.
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#FCPorto #MFCFCP pic.twitter.com/s5uA4CDIl6
— FC Porto (@FCPorto) February 20, 2022
Antevisão
O FC Porto visita, na noite deste domingo, o Moreirense em mais um jogo da 23.ª jornada da I Liga. Após o empate no Clássico na última ronda, frente ao Sporting (2-2), os dragões tentam retomar o caminho dos triunfos no campeonato, isto depois de uma vitória moralizadora na Liga Europa, ante a Lazio (2-1).
Siga em direto, a partir das 20 horas, o jogo entre Moreirense e FC Porto no Desporto ao Minuto.