FC Porto sofre mas vence Moreirense e prossegue na liderança isolada 

Único golo do encontro foi apontado por Evanilson aos 40 minutos. Dragões continuam no primeiro lugar e conservam vantagem de seis pontos face ao Sporting, o segundo classificado. Distância face ao Benfica ampliada para 12 pontos.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
20/02/2022 22:01 ‧ 20/02/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto visitou e derrotou, este domingo, o Moreirense (1-0) em jogo da 23.ª jornada da I Liga. Após o empate no Clássico da ronda anterior, frente ao rival Sporting, os dragões retomaram o caminho dos triunfos com uma vitória tangencial em Moreira de Cónegos. 

Evanilson foi o autor do golo solitário no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e que vale ao FC Porto a liderança do campeonato, com uma vantagem pontual de seis pontos em relação aos leões. Steven Vitória e Marko Grujic foram expulsos e as duas equipas acabaram o jogo reduzidas a 10 unidades. 

Filme do jogo

O FC Porto entrou a todo o gás em Moreira de Cónegos e procurou chegar cedo à vantagem. No entanto, e apesar das evidentes dificuldades em acompanhar o ritmo portista, o Moreirense foi conseguindo dar resposta a todas as investidas à baliza de Matheus Pasinato.

Aos 32 minutos surgiu a primeira grande oportunidade da primeira parte. Fábio Vieira recebeu a bola e serviu Evanilson à entrada da grande área, mas Pasinato agigantou-se e impediu que o avançado brasileiro quebrasse o nulo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. 

O avançado brasileiro ficou-se, assim, pela ameaça mas ainda antes do intervalo não iria desperdiçar. Mehdi Taremi ganhou na corrida a Artur Jorge e serviu o companheiro de equipa que só teve mesmo de encostar para o primeiro golo da partida. 

Antes do intervalo nota para um lance polémico na grande área do FC Porto. Yan Matheus foi derrubado por Uribe, o árbitro Luís Godinho apontou prontamente para a marca de penálti, mas foi chamado a ver as imagens do VAR. Depois de vários minutos, o árbitro acabaria por reverter a decisão por entender que o avançado do Moreirense tinha cometido, anteriormente, uma falta sobre Fábio Cardoso. 

Ao contrário dos primeiros 45 minutos, a segunda parte teve um ritmo mais baixo e as duas equipas pareciam demasiado preocupadas em não quebrar as respetivas linhas defensivas. Os cónegos pouco arriscavam na hora de partir para o ataque, ao passo que os portistas estavam mais focados em aproveitar para trocar a bola e gerir a vantagem de forma tranquila e sem grandes iniciativas ofensivas. 

A melhor ocasião de golo, na segunda parte, apareceu apenas aos 70 minutos. Otávio descobriu Taremi no coração de grande área, mas Matheus Pasinato voltou a surgir para impedir o golo do avançado iraniano. 

Só nos últimos 15 minutos é que Sá Pinto deu indicações aos jogadores para arriscarem mais em busca de um eventual empate, mas as iniciativas dos cónegos raramente conseguiram incomodar verdadeiramente a baliza à guarda de Diogo Costa. 

Aos 79 minutos o FC Porto ficou reduzido a 10 jogadores por força da expulsão de Marko Grujic. O médio sérvio, que havia entrado no decorrer da segunda metade para render o amarelado Uribe, viu dois cartões amarelos em 13 minutos e acabou por ver o consequente vermelho. O Moreirense ficou à beira do empate no minuto seguinte, altura em que André Luís acertou em cheio na trave na marcação de um livre direto. 

A vantagem numérica dos cónegos durou, porém, apenas... quatro minutos. Steven Vitória tambén viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão. 

A melhor ocasião dos cónegos apareceu já nos descontos, altura em que Derik apareceu na cara de Diogo Costa. No entanto, o guardião do FC Porto não teve medo do duelo com o avançado do Moreirense e assinou uma defesa que segurou o triunfo arrancado a ferros. 

Com este resultado, o FC Porto regressa às vitórias e soma agora 63 pontos, mantendo-se na liderança com mais seis pontos do que o Sporting. Por seu turno, o Moreirense continua em zona de descida, com apenas 19 pontos e na 17.ª e penúltima posição da tabela classificativa. 

Momento do jogo: O momento mais decisivo aconteceu mesmo em cima do apito final. O Moreirense carregava em busca do empate, mas Diogo Costa disse presente e negou o golo a Derik. 

Equipas iniciais

ONZE DO MOREIRENSE: Pasinato; Matheus Silva, Artur Jorge, Steven Vitória, Pablo; Ibrahima, Jefferson Júnior, Pedro Amador; André Luís, Yan Matheus e Rafael Martins. 

 
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira; Taremi e Evanilson.

Antevisão

O FC Porto visita, na noite deste domingo, o Moreirense em mais um jogo da 23.ª jornada da I Liga. Após o empate no Clássico na última ronda, frente ao Sporting (2-2), os dragões tentam retomar o caminho dos triunfos no campeonato, isto depois de uma vitória moralizadora na Liga Europa, ante a Lazio (2-1). 

Siga em direto, a partir das 20 horas, o jogo entre Moreirense e FC Porto no Desporto ao Minuto. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gavi 'explode' após eliminação do Barcelona: "Estavam com medo"

Liga dos Campeões

Gavi 'explode' após eliminação do Barcelona: "Estavam com medo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Parece que veio de 'Star Wars', mas não. Eis a surpreendente Airbike

Airbike

Parece que veio de 'Star Wars', mas não. Eis a surpreendente Airbike

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas