Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting dá a volta ao Benfica e é campeão de inverno (outra vez)

Leões estiveram a perder, mas uma segunda parte 'diabólica' valeu a quarta Taça da Liga nos últimos cinco anos.

Sporting dá a volta ao Benfica e é campeão de inverno (outra vez)

O Sporting renovou, ao início da noite deste sábado, o título de campeão de inverno, ao derrotar o Benfica, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, por 2-1, para conquistar a quarta Taça da Liga dos últimos cinco anos.

Os encarnados até estiveram em vantagem, graças a um golo de Everton, aos 22 minutos, mas, já no segundo tempo, Gonçalo Inácio e Pablo Inácio deixaram a sua marca e selaram (mais uma) vitória sobre o eterno rival.

Cinismo encarnado desequilibrou a balança

O Sporting entrou muito bem em campo, assumindo desde o primeiro instante a iniciativa de jogo e colocando em prática as ideias de Rúben Amorim, em particular nos primeiros dez minutos, quando remeteu o Benfica ao próprio meio-campo.

No entanto, os leões mostraram-se demasiado previsíveis, dependendo em demasia da inspiração (ou, neste caso, da falta dela) dos laterais, quando Matheus Reis e, principalmente, Ricardo Esgaio pouco conseguiram fazer para criar ocasiões de golo.

O melhor que os campeões nacionais conseguiram fazer foi, no entanto, um remate de Pedro Gonçalves, aos 19 minutos, que acabou intercetado por Jan Vertonghen. Já do outro lado, os encarnados foram bem mais práticos.

Da primeira vez em que os homens de Nélson Veríssimo conseguiram aproximar-se da baliza contrária, Alex Grimaldo serviu Everton, que ‘bailou’ sobre Luís Neto, e, com um remate violento, colocou a bola no fundo das redes, aos 22 minutos.

Um golo que deu à equipa a tão necessária tranquilidade para, de uma vez por todas, conseguir afugentar o ‘sufoco’ inicial. O Sporting continuou a ter mais bola, mas, a partir daí, em zonas bem menos perigosas.

Com Pedro Porro, a história é outra

Se, na primeira parte, foi a eficácia do Benfica a fazer a diferença, na segunda, foi a do Sporting. Apenas três minutos após o regresso dos balneários, Gonçalo Inácio foi às alturas, e, assistido por Pablo Sarabia, desviou para o golo, de cabeça.

Um tento que trouxe de volta o melhor Sporting, particularmente depois dos 66 minutos, quando Rúben Amorim promoveu o regresso de Pedro Porro aos relvados, para o lugar do já ‘amarelado’ Luís Neto, empurrando Ricardo Esgaio para o centro da defesa.

Daí em diante, os leões foram-se aproximando cada vez mais da baliza contrária, e, aos 73 minutos, estiveram mesmo à beira de consumar a reviravolta, quando Paulinho ‘disparou’ em posição perigosa e fez a bola embater na barra.

No entanto, à segunda, os verde e brancos já não perdoaram. Cinco minutos de jogo, e após passa brilhante de Pedro Porro, Pablo Sarabia controlou a bola e, com muita classe, bateu Odysseas Vlachodimos, selando, assim o resultado final.

Momento do jogo: O Sporting foi, de longe, a equipa que mais fez por levantar a Taça da Liga, e o golo de Pablo Sarabia, aos 78 minutos, foi um prémio mais do que justo para uma equipa que consolidou, assim, o domínio absoluto na Taça da Liga.

Onzes

Benfica: Vlachodimos; Lázaro, Vertonghen, Morato, Grimaldo; Weigl, Meité, João Mário; Diogo Gonçalves, Everton e Yaremchuk.

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Feddal, Luís Neto, Matheus Reis; Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Antevisão

É já este sábado que Benfica e Sporting discutem a final da Taça da Liga, que irá atribuir o primeiro troféu do futebol português no ano civil de 2022, assim como condecorar o novo campeão de inverno, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Os verde e brancos partem para este dérbi lisboeta com a missão de renovar o título de campeão de inverno, que conquistaram na passada temporada, ao derrotar, na final, o Sporting de Braga, por 1-0, graças a um golo 'solitário' de Pedro Porro.

Quanto aos encarnados, vão em busca de colocar ponto final num 'jejum' de títulos que dura já desde 2019, quando golearam o Sporting, por 5-0, e levantaram a Supertaça Cândido de Oliveira, e de 'salvar' uma temporada que, até ao momento, é para esquecer.

O Benfica-Sporting será ajuizado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: 151 milhões depois, Benfica mira primeiro título... contra última vítima

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório