Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Leão na final da Taça à boleia de uma 'geringonça' de erros do Sta Clara

Dois erros colossais do conjunto das ilhas de Bruma, primeiro por Villanueva e depois por Rui Costa, permitiram a cambalhota do Sporting em Leiria. Para sábado, na final da Taça da Liga, temos um Benfica-Sporting no cardápio.

Leão na final da Taça à boleia de uma 'geringonça' de erros do Sta Clara

Vamos ter dérbi eterno no próximo sábado. Depois do Benfica eliminar o Boavista nas grandes penalidades, nesta terça-feira, hoje foi a vez do Sporting carimbar a passagem à final da Taça da Liga, após suplantar o Santa Clara, por 2-1, no Municipal de Leiria. Os açorianos adiantaram-se no marcador por Lincoln, para a cambalhota ficar selada por um auto-golo de Villanueva e uma grande penalidade convertida, por Sarabia, já na etapa complementar. 

O encontro começou com maior domínio territorial dos leões, mas as ocasiões flagrantes de golo chegaram apenas na derradeira quinzena de minutos da etapa inicial. E foi a armada que viajou das ilhas de Bruma a desbloquear o nulo, aos 32 minutos, por intermédio de Lincoln, através de um pontapé livre direto. 

Instantes depois, Ricardo Esgaio, servido por Palhinha na grande área, dominou e rematou certeiro para o fundo das redes de Ricardo Fernandes, porém o lateral direito estava adiantado em relação ao último homem açoriano aquando do passe do médio leonino. 

Todavia, aos 40 minutos, e após um cruzamento de Nuno Santos, surgiria o golo do empate, por força de um remate fatal, na pequena área, de Mikel Villanueva… na própria baliza. Nos instantes finais da primeira parte, nota ainda para Cryzan que desviou a bola em direção ao poste de Adán, após um cruzamento de Lincoln. 

Na etapa complementar, Tabata desbloqueou a igualdade, aos 57 minutos, mas o brasileiro estava em posição irregular no momento do passe de Ugarte, para dois minutos volvidos surgir o momento fulcral da partida. António Nobre, após recorrer ao VAR, considerou que existiu corte com o braço de Rui Costa, dando ordem de expulsão ao açoriano e apontando para a marca dos 11 metros. Sarabia rubricou de grande penalidade a cambalhota no marcador. Já perto do fim, Paulinho, a dois palmos da baliza, falhou um golo cantado para ver e rever. Daqueles falhanços que não tem mesmo explicação.

'Onzes'

Sporting: Adán; Matheus Reis, Neto e Inácio; Ugarte, Palhinha, Esgaio e Nuno Santos; Tabata, Sarabia e Pedro Gonçalves.

Santa Clara: Ricardo Fernandes; Sagna, Boateng, Villanueva e Mansur; Anderson Carvalho e Romão; Rui Costa, Lincoln e Ricardinho; Cryzan.

Suplentes

Sporting: João Virgínia, Feddal, Matheus Nunes, Jovane, Vinagre, Tiago Tomás, Paulinho, Geny e Gonçalo Esteves.

Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, Rúben Oliveira, Paulo Henrique, Tassano, Óscar Barreto, Nené, Tagawa, Mohebi.

Antevisão: Sporting e Santa Clara defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 19h45, para a segunda meia-final da Taça da Liga.

As duas equipas encontram-se menos de três semanas depois, após o desaire dos leões contra os açoreanos, em São Miguel, partida referente à 17.ª jornada do campeonato, e que não contou com Rúben Amorim no banco de suplentes.

O treinador dos verde e brancos, vencedor das duas últimas edições da Taça da Liga, triunfou nos sete jogos que realizou na competição.

Rúben Amorim e Mário Silva que vão defrontar-se pela 1.ª vez como treinadores, mas enquanto jogadores foram adversários por duas vezes, com uma vitória para cada um.

Leia Também: Sporting-Sta. Clara: Leões procuram a 'vingança' em Leiria

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório