Procurar

Crescimento de Ugarte ameaça titularidade de Palhinha

Presença em campo do uruguaio tem rendido maior percentagem de sucesso ao Sporting, por comparação à participação do português.

Crescimento de Ugarte ameaça titularidade de Palhinha

© Getty Images

Miguel Simões
13/01/2022 08:01 ‧ há 3 anos por Miguel Simões

Desporto

Sporting

Após mais uma excelente exibição de Manuel Ugarte na vitória do Sporting, diante do Leça (0-4), adensam-se as dúvidas em torno da habitual titularidade de João Palhinha.

Manuel Ugarte chegou ao Sporting em agosto do ano passado e, se é verdade que demorou a conquistar Rúben Amorim, não é menos verdade que já se tornou uma série ameaça a João Palhinha na posição de trinco do Sporting.

Olhando para os números dos dois médios defensivos, facilmente identificamos que o internacional português soma mais sete jogos por comparação ao futebolista uruguaio (23 contra 16) e também mais golos (3 contra 1).

Porém, isso não tem sido sinónimo de uma maior garantia de sucesso no que toca aos resultados finais obtidos, uma vez que a presença de Ugarte em campo já garantiu 93,8% de triunfos (15 em 16) aos leões, enquanto Palhinha participou em 78,2% das vitórias (18 em 23).

  João Palhinha Manuel Ugarte
Jogos 23 16
Minutos por jogo 73m54s 26m07s
Golos 3 1
Participação em triunfos (%) 78,2% 93,8%
Cartões amarelos 6 (0,26 p/jogo) 4 (0,25 p/jogo)
Titularidade/Suplente utilizado 21/2 8/8

 

Os dados de todas as competições que contaram com a participação do Sporting, na presente temporada, evidenciam a preferência de Rúben Amorim em lançar João Palhinha na equipa inicial (21 em 23 duelos), principalmente nos jogos da I Liga e da Liga dos Campeões.

Certo é que Manuel Ugarte dividiu as suas participações em campo entre titular e suplente utilizado (oito em cada uma das condições) e tem correspondido às ideias de Rúben Amorim, mantendo uma postura forte defensiva e ofensivamente.

João Palhinha, preponderante no campeonato conquistado pelo Sporting, teme agora a concorrência de Manuel Ugarte e as palavras de Rúben Amorim em relação à "luta" dois trincos, no passado mês de dezembro, parecem apontar para isso mesmo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si