Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Início 'rampante' do leão vale passagem às 'meias' da Taça de Portugal

Leões passaram por dificuldades para fechar o jogo, mas levaram a melhor. Venceram por 4-0.

Início 'rampante' do leão vale passagem às 'meias' da Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

22:41 - 11/01/22 por Tiago Antunes

Desporto Taça de Portugal

O Sporting venceu o Leça nesta terça-feira por 4-0. A equipa de Rúben Amorim, no entanto, não teve facilidades durante os 90 minutos.

As primeiras aproximações à baliza foram da parte do Leça. No entanto, o golo surgiu do lado dos leões. Bruno Tabata abriu o marcador aos 12 minutos de jogo com um remate rasteiro. O emblema da I Liga continuou a rodear a baliza dos leceiros e, aos 31 minutos, fez o 2-0. Matheus Nunes conduziu a bola dentro da grande área até perto da linha de fundo e enganou Gustavo Galil ao colocar a bola no poste mais próximo. Na segunda parte, Tabata aos 80 minutos e Nuno Santos já em período de descontos selaram a vitória que parecia demorar para ser fechada.

Com esta vitória, o Sporting chega às meias-finais da 'prova-rainha' e vai defrontar ou FC Porto ou Vizela.

Filme do jogo

Demorada, suada, mas garantida. Foi assim a vitória do Sporting, numa partida quase incaracterística do leão em certos momentos. Sem um jogo de arregalar o olho, valeu um bom início e o cansaço do Leça para a turma de Alvalade levar a vitória até casa.

O Leça entrou atrevido e aos quatro minutos já tinha chegado uma vez às imediações da área do Sporting. No entanto, havia uma parede de betão pelo caminho que acabou com as esperanças leceiras. No seu meio campo, a equipa do Campeonato de Portugal também estava sólida, bem organizada, e não deixou que os leões fizessem sempre o que queriam.

O Sporting tentou desde o primeiro minuto jogar mais pelo lado esquerdo, procurando a qualidade ofensiva de Vinagre e a boa combinação dele com Nuno Santos. Pelo lado direito, à última hora, entrou Ricardo Esgaio no onze, que apresentou em campo, uma vez mais, características que o diferenciam de Pedro Porro. Talvez esteja aí a razão pela qual o lado canhoto da turma verde e branca tenha sido o preferido para atacar.

Aos 10 minutos, o Sporting conheceu verdadeiramente o tipo de jogo que tinha de adotar. Novamente no lado esquerdo, a bola foi cruzada para dentro da grande área onde estava Tiago Tomás que tentou, de forma inesperada, fazer um brilharete com um pontapé de bicicleta. Não o acertou, mas alguns toques depois surgiu Tabata que fez uso da sua técnica e enfrentou a defesa do Leça cara à cara. Puxou a bola para o seu melhor pé e colocou-a no canto de forma rasteira para abrir o marcador. O jogo dos leões teria de ser muito isto: fazer uso da qualidade nas alas para entrar em zonas interiores e se superiorizar em frente à baliza de Gustavo Galil. Cruzar largo nunca foi o melhor remédio e muito por mérito do bloco defensivo leceiro.

O golo pouco afetou a equipa de Luís Pinto. Foi o próprio técnico que pediu desde logo que a equipa subisse. Esteve sempre ativo, a tentar que o ambiente entre os seus jogadores não fraquejasse cedo na partida. E verdade seja dita, o Leça no contra-ataque foi assustando uma vez ou outra. Prova disso foi o minuto 20, no qual um ataque rápido deixou Leça durante algum tempo no meio campo do Sporting. Primeiro teve um livre que atirou para dentro da grande área, mas que deu corte de Feddal. Depois teve um canto que também não passou longe da zona de João Virgínia.

As oportunidades do Sporting não escassearam durante primeira parte. A equipa de Rúben Amorim ainda rematou oito vezes no primeiros 45 minutos. Aos 32, lá chegou o segundo golo do leão depois de grande, enorme insistência de Manuel Ugarte, que nesta partida fez de Palhinha, mas com presença em posições mais adiantadas por várias vezes. A bola sobrou para Matheus Nunes no lado esquerdo do ataque, entrou na grande área sem grande oposição e enganou Galil ao rematar para o poste mais próximo. A 'frustração' dos jogadores do Sporting, perante um adversário que teoricamente deveria ser mais acessível do que foi, ficou vista no festejo do golo. Caras trancadas, pouco entusiasmo, apenas vontade de marcar mais e mais para fazer esquecer a derrota frente ao Santa Clara. Mas nem sempre foi assim tão pera doce.

A defesa leceira esteve sempre atenta e, ao ritmo do capitão Materazzi, foi trancando a porta a sete chaves. À lei da bomba, Tabata ainda tentou a sorte, tendo obrigado Gustavo Galil a aplicar-se bastante. Até ao intervalo, pelo grande trabalho da defesa do Leça, o resultado ficou-se pelos 2-0.

No regresso à partida, notou-se uma atitude diferente dos jogadores do Sporting. A equipa voltou mais agressiva e isso viu-se no trabalho ofensivo de Tiago Tomás, que esteve bastante desaparecido na primeira parte. O Leça não ficou indiferente e também se mostrou com um remate de longe feito por Miguel Lopes. Não assustou João Virgínia, que segurou facilmente. Na resposta, Nuno Santos podia ter ampliado a vantagem dos leões, mas não esteve bem na finalização à boca da baliza.

A partida foi até serena, pelo menos durante 60 minutos. Foi nessa altura que Manuel Mota começou a atirar cartões amarelos para todo o lado e canto. Primeiro saiu para Luís Neves, do Leça, mas é passível de discussão. O ambiente dentro do relvado foi aquecendo e um minuto depois foi a vez de Nuno Santos ser amarelado. Depois foi Feddal que quis tapar os caminhos à baliza, mas entrou sem prudência às pernas do adversário e ficou condicionado para os últimos 30 minutos da partida.

Aos 65, surgiu, talvez, o maior momento da segunda parte. Sem grande destaque de mais, apareceu brilhantismo num cruzamento de letra de Nuno Santos. Um lance vistoso que pecou pela finalização fraca de Bruno Tabata. Só 10 minutos depois é que os leões voltaram a ameaçar. Feddal saltou mais alto e cabeceou à baliza, valendo corte em cima da linha para manter o jogo minimamente interessante. Aos 77, foi o marroquino a impedir um golo cantado do Leça. As ansias de fazer golo iam crescendo e sendo expostas em campo pelos lances atabalhoados e pouco pensados de ambos os lados. Foi por isso que a partida seguiu sem grande encanto até ao 3-0, marcado por Bruno Tabata. Destaque para o trabalho de Esgaio que valeu um abraço de grupo depois das dificuldades do ala na partida nos Açores. Nuno Santos lá fechou o marcador já nos descontos em 4-0.

O Leça fica pelo caminho com o mérito de ter eliminado duas equipas de I Liga. É o leão que segue na Taça de Portugal e adivinha-se novo Clássico dentro de pouco tempo.

Momento do jogo: O terceiro golo do Sporting que, além de dar tranquilidade e dar a machada no resultado, valeu a redenção de Ricardo Esgaio. Os adeptos reconheceram e aplaudiram, os colegas abraçaram-no. Vive-se um melhor ambiente no leão.

Pré-jogo

20h39: Rúben Amorim fez uma alteração de última hora no onze inicial. Pedro Porro, que estava entre os escolhidos para iniciar a partida, fica de fora e dá o lugar a Ricardo Esgaio. No banco senta-se Gonçalo Esteves.

20h38: Boa noite. O Sporting defronta nesta terça-feira o Leça em jogo para a Taça de Portugal. Acompanhe em direto as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Onzes iniciais

Leça:  Gustavo Galil; Joel Mateus, Materazi, Rui Bruno, Álvaro Milhazes; Luís Neves, Henrique Martins, Diogo Ramalho; Miguel Lopes, Nuno Barbosa, Nani, Álvaro Milhazes.

Sporting: João Virgínia; Feddal, Neto e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Ugarte, Matheus e Rúben Vinagre; Tabata, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Antevisão

O Sporting vai defrontar nesta terça-feira o Leça em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Os leões chegam a esta partida depois de perderem pela primeira vez na I Liga nesta temporada, enquanto os leceiros levam uma grande série de bons resultados, tendo perdido pela última vez em Novembro.

Para chegar a esta fase, o Leça teve de passar por Lusitânia de Lourosa, Sporting Pombal, Arouca, Gil Vicente e Paredes, tendo já provado que equipas da I Liga não são imbatíveis. O emblema do Campeonato de Portugal vai procurar, nas palavras do técnico Luís Pinto, deixar o Sporting pelo caminho.

Já a equipa de Alvalade, que bateu Belenenses, Varzim e Casa Pia, tem o objetivo de vencer a Taça de Portugal pela primeira vez sob o comando de Rúben Amorim. A última vez que o troféu da prova-rainha foi adornado com fitas verdes e brancas foi em 2018/2019, quando Marcel Keizer era o comandante dos leões.

O Leça-Sporting joga-se no Estádio Capital do Móvel, casa emprestada para a partida da Taça de Portugal que tem início marcado para as 20h45.

Leia Também: Leça-Sporting: Efeito "sensação" no alerta aos leões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório