Powered bySolverde
Disclaimer

John Textor chega a acordo para adquirir Botafogo

O empresário norte-americano John Textor, coproprietário dos ingleses do Crystal Palace, chegou hoje a acordo com o Botafogo para adquirir a maioria da sociedade anónima do futebol (SAF) do clube que foi promovido ao principal escalão do futebol brasileiro.

John Textor

© Getty Images

Lusa
10/01/2022 22:35 ‧ 10/01/2022 por Lusa

Desporto

Brasil

"O Presidente Durcesio Mello e o investidor John Textor assinaram, no início da tarde desta segunda-feira, o acordo vinculativo para transformação do Botafogo através de uma nova estrutura filiada por meio da SAF. Como rege o estatuto, o contrato segue para deliberação dos poderes do Clube em Sessão do Conselho Deliberativo, no dia 13 de janeiro, e em Assembleia Geral, no dia 14", escreveu o 'fogão', na página oficial na Internet.

Por sua vez, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, recorreu à rede social Twitter para manifestar a sua satisfação pelo marco histórico.

"É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial", enalteceu o dirigente do conjunto carioca.

De acordo com a site brasileiro Globo Esporte, o magnata, de 56 anos, que adquiriu 18% das ações do 'eagles', em agosto de 2021, vai comprar 90% das ações do Botafogo.

No domingo, em entrevista à TV Globo, Textor referiu que o valor da transação é "confidencial", mas a imprensa local indica que o investimento será de 62 milhões de euros (ME) ao longo de sete anos.

"O clube quer uma garantia significativa ao longo de vários anos para o pagamento de salários, custos operacionais e investimentos, que são os três principais pilares do sucesso no terreno", explicou Textor, durante a entrevista.

Este acordo terá de ser validado durante esta semana pelo conselho de administração do clube e pela assembleia geral do Botafogo, campeão brasileiro em 1968 e 1995.

Em julho de 2021, o Benfica revelou que o empresário norte-americano celebrou um acordo com o português José António dos Santos, maior acionista individual da SAD 'encarnada', para aquisição de 25% do seu capital social.

Já depois das eleições do clube, vencidas por Rui Costa, John Textor chegou a reunir com dois vice-presidentes do clube 'encarnado', manifestando interesse em investir na SAD do Benfica.

Leia Também: John Textor quer comprar 90% do Botafogo, mas ainda não esqueceu Benfica

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas