Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Liga reforça necessidade de reforço de vacinação

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) alertou hoje os médicos das equipas das competições profissionais para a necessidade de reforço da vacinação, após uma reunião com os departamentos clínicos dos clubes.

Liga reforça necessidade de reforço de vacinação
Notícias ao Minuto

12:48 - 31/12/21 por Lusa

Desporto Liga Portugal

"Depois de na sexta-feira ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 30 anos, para quem tomou a anterior dose única da vacina Janssen, a Liga Portugal alertou os departamentos médicos para a necessidade de avançar com o reforço da inoculação dos jogadores e staff que estão elegíveis", lê-se num comunicado.

Durante a reunião, a Liga e os médicos definiram a necessidade de "reforçar a bolha no interior dos clubes", levantando ainda questões sobre a diminuição para sete dias do período de isolamento profilático de quem está positivo ou contactos de alto risco, desde que assintomáticos.

"Esta é uma norma que ainda não foi publicada pela Direção-Geral da Saúde, o que levantou algumas questões juntos dos responsáveis clínicos das Sociedades Desportivas", refere a nota da LFPF.

De acordo com o organismo, a Liga e médicos voltam a fazer novo ponto da situação na próxima semana.

A covid-19 provocou mais de 5,42 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.937 pessoas e foram contabilizados 1.358.817 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório