Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bayern despacha Barcelona e Benfica agarra vaga nos oitavos da Champions

Águias seguem em frente na prova milionária, blaugranas transitam para a Liga Europa.

Bayern despacha Barcelona e Benfica agarra vaga nos oitavos da Champions

O Benfica assegurou, esta quarta-feira, uma vaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões depois de vencer o Dínamo Kiev (2-0), na última jornada da fase de grupos, e graças à ajuda do Bayern Munique... que 'despachou' o Barcelona (3-0) para a Liga Europa. 

Yaremchuk (16') e Gilberto (22') foram os marcadores de serviço numa noite em que o resultado foi bem melhor do que a exibição das águias. 

Ainda assim, os comandados de Jorge Jesus conseguem um lugar na fase seguinte da Liga dos Campeões, juntando-se ao rival Sporting nesta ronda a eliminar. 

Filme do jogo 

A primeira parte correu de feição às águias. Logo no primeiro minuto Rafa dispôs de uma grande oportunidade para quebrar o nulo, após um primeiro remate de Yaremchuk, mas atirou a bola para as bancadas. 

No entanto, o Benfica estava determinado em marcar cedo e chegou à vantagem pouco depois. Rafa combinou com João Mário que, por sua vez, cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde estava Yaremchuk (16') que não perdoou e lançou a festas nas bancadas da Luz. 

O segundo golo dos encarnados chegou pouco depois. Gilberto (22') aproveitou um erro clamoroso do Dínamo e ampliou a vantagem antes da meia hora de jogo, deixando o Benfica muito confortável na partida. 

Ao intervalo, o Benfica ia cumprindo a sua missão e o Bayern, em Munique, também ajudava ao vencer o Barcelona precisamente pelo mesmo resultado (2-0). 

Na segunda parte os comandados de Jorge Jesus baixaram o ritmo de jogo e o Dínamo Kiev ia assumindo a posse de bola e criando perigo junto da baliza à guarda de Odysseas. 

Os minutos iam passando e, pese embora a vitória folgada que o Bayern ia construindo frente ao Barcelona, os adeptos na Luz davam sinais de impaciência perante a passividade ofensiva dos jogadores encarnados. 

Ainda assim, as constantes ameaças dos ucranianos nunca se traduziram em efeitos práticos e o Benfica agarrou-se ao triunfo com unhas e dentes até ao apito final. 

Com este resultado, o Benfica totaliza oito pontos, acaba no segundo lugar do grupo E e está nos oitavos de final da Liga dos Campeões, beneficiando, claro, da derrota do Barcelona em Munique. Os blaugranas transitam para a Liga Europa. 

Momento do jogo: O segundo golo, apontado por Gilberto, deixou tudo mais fácil para o Benfica. As águias ficaram confortáveis e o apuramento ficou encaminhado. 

Classificação final do grupo E 

  1. Bayern Munique, 18 pontos
  2. Benfica, 8 pontos
  3. Barcelona, 7 pontos
  4. Dínamo Kiev, 1 ponto

Pré-jogo

18h56: Eis o onze do Dínamo Kiev: Bushchan; Tymchyk, Zabarnyi, Syrota, Mykolenko; Sydorchuk, Buyalsky, Shaparenko; Verbic, Garmash e Tsygankov. 

18h50: A UEFA já revelou os onzes oficiais e não faltam novidades do lado do Benfica. Pizzi e Yaremchuk entram para os lugares de Everton e Darwin Núñez. 

Odysseas; André Almeida, Vertonghen, Otamendi; Gilberto, Weigl, João Mário, Grimaldo; Rafa Silva, Pizzi e Yaremchuk. 

18h19: O Dínamo Kiev já divulgou o equipamento com o qual se vai apresentar na Luz. 

17h30: A duas horas e meia do pontapé de saída vale recordar a situação do Benfica nesta Liga dos Campeões. As águias estão obrigadas a vencer o Dínamo, mas isso pode não chegar. Para carimbarem a passagem aos 'oitavos' também precisam de uma ajuda do Bayern Munique. Os alemães vão defrontar o Barcelona, equipa que em caso de vitória agarra a tão desejada vaga. 

Antevisão 

O Benfica recebe, esta quarta-feira, o Dínamo Kiev em jogo da 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias ainda estão na corrida por uma vaga nos oitavos de final da prova milionária, mas para isso precisam de vencer a formação ucraniana e esperar que o Barcelona não faça o mesmo... em Munique. 

Siga, em direto, o relato da partida entre Benfica e Dínamo Kiev a partir das 20 horas no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: O onze provável do Benfica para a receção ao Dínamo Kiev

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório