Powered bySolverde
Disclaimer

Notas do FC Porto-Atlético: Pontaria desafinada custa adeus à Champions

Taremi foi o rosto da falta de eficácia dos dragões que transitam agora para a Liga Europa. O Atlético de Madrid foi inteligente na leitura do jogo e segue para os oitavos da Champions.

FC Porto v Atletico Madrid: Group B - UEFA Champions League

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
08/12/2021 08:00 ‧ 08/12/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto viveu uma noite de terça-feira que tão depressa não sairá da memória dos adeptos. Os dragões foram derrotados pelo Atlético de Madrid (1-3), na derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo em que apenas devem queixar-se de si próprios. A falta de eficácia e a algum descontrolo emocional ajudam a explicar o porquê de o FC Porto não marcar presença nos oitavos'. 

Griezmann (57') abriu as contas, ao passo que Correa (90') e Rodrigo de Paul (90'+2) aproveitaram para ampliar o resultado, numa altura em que a equipa portista estava a jogar mais com o coração do que com a cabeça. 

Sérgio Oliveira (90'+6), a fechar, converteu uma grande penalidade e fixou o resultado final no Dragão. Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Antoine Griezmann andou sempre meio desaparecido do jogo, mas apareceu para resolver. Apontou o primeiro golo e ainda participou ativamente no segundo apontado por Correa.  O internacional francês regressou ao clube colconhero para ser decisivo nestes momentos e a verdade é que o foi na noite de ontem. 

A surpresa 

Vitinha ganhou a confiança de Sérgio Conceição e foi pela primeira vez titular na Liga dos Campeões. O jovem médio dá critério na circulação de bola e foi assinando vários pormenores que não enganam: é craque. Não teve medo de pegar a bola e de distribuir jogo perante a pressão constante dos colconheros. Com o passar dos minutos o cansaço acumulou-se e acabou por perder algum discernimento.

A desilusão 

Mehdi Taremi continua longe dos golos e voltou a ser perdulário num jogo de capital importância. Dispôs de duas grandes oportunidades para marcar, quando o nulo ainda se mantinha no marcador, mas falhou, de forma incrível, ambas. É certo que ajuda a equipa em vários outros aspetos, mas na noite de ontem pediam-se golos e eficácia. Taremi não teve nenhuma delas. Noite absolutamente negativa para o iraniano. 

Treinadores 

Sérgio Conceição

Surpreendeu ao preferir manter Vitinha no onze e deixar Sérgio Oliveira no banco e o FC Porto até esteve bem na partida... até ao golo de Griezmann. Depois disso, a equipa perdeu o equilíbrio e pior ficou com a expulsão de Wendell. Tentou mexer, lançando vários jogadores, mas o FC Porto nunca mais se encontrou.

Diego Simeone 

Apresentou-se no Dragão com um 5x3x2 ao contrário das previsões. A receita era simples: defender bem e atacar na hora certa. O golo de Griezmann até caiu meio aos trambolhões, mas depois a sua equipa soube 'matar' o jogo numa transição ofensiva que deve ser vista e revista. Só é surpresa para quem não acompanha este Atlético há largos anos. Os resultados acabam sempre por ser melhores dos que as exibições. 

O árbitro 

Clément Turpin teve uma noite complicada no Dragão. Nem sempre foi uniforme no critério e não soube tomar conta do jogo no momento em que expulsou Carrasco. O belga fez por ver o vermelho e no momento seguinte também deu ordem de expulsão de Wendell.
 

Leia Também: Jornalistas espanhóis dizem ter sido agredidos no Dragão

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas