Procurar

Pequim diz que boicote diplomático dos EUA tem más intenções

A República Popular da China disse hoje que o boicote diplomático dos Estados Unidos contra aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim (JO 2022) constitui "preconceito ideológico" com "más intenções".  

Pequim diz que boicote diplomático dos EUA tem más intenções

© D.R.

Lusa
07/12/2021 08:09 ‧ há 3 anos por Lusa

Os Estados Unidos vão enviar atletas norte-americanos aos JO 2022, mas as delegações desportivas não vão ser acompanhadas de representantes diplomáticos.

De acordo com a Casa Branca, trata-se de uma posição contra a violação dos Direitos Humanos na República Popular da China, sobretudo na província de Xinjiang.

No passado dia 18 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já tinha admitido que o país estava "a considerar" um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno, como forma de protesto contra a violação de direitos humanos na República Popular da China.

Associações e organizações não-governamentais há muito que instam a um boicote à competição desportiva, acusando o governo de Pequim de manter mais de um milhão de muçulmanos uígures em campos de reeducação na província de Xinjiang.

Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 vão prolongar-se entre os dias 04 a 20 de fevereiro do próximo ano, na capital chinesa, e a participação no evento tem dividido a política norte-americana, com vários projetos no Congresso destinados quer a sancionar empresas que apoiem o evento quer a instar a um boicote total.

O Comité Olímpico norte-americano pediu para que não se punam os atletas após quase dois anos de pandemia de covid-19, além de lembrar o boicote contra os Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, entre outros, como "um erro", dada a transformação do desporto num "instrumento político".

Leia Também: Estados Unidos anunciam boicote diplomático a Jogos de Inverno Pequim2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si