Champions: FC Porto e Benfica tentam garantir uma das cinco vagas

FC Porto, que recebe o Atlético Madrid, e Benfica, que defronta na Luz o Dinamo Kiev, vão tentar assegurar um dos cinco lugares ainda vagos e juntar-se ao Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

Signal Iduna Park

© Reuters

Lusa
05/12/2021 09:39 ‧ 05/12/2021 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

 

Na sexta e decisiva jornada da fase de grupos da 'Champions', 'dragões' e 'encarnados' vão entrar em campo com reais possibilidades de avançar na mais importante competição de clubes e garantir um lugar no conjunto das melhores 16 equipas europeias, em que já está o Sporting, que superou com alguma surpresa o Borussia Dortmund no Grupo C.

No Estádio do Dragão, o FC Porto vai entrar em campo sabendo que um triunfo sobre o Atlético Madrid garante logo a passagem no Grupo B, embora um empate também possa ser suficiente, caso o AC Milan, de Rafael Leão, não vença na receção ao Liverpool, de Diogo Jota, já qualificado com o primeiro lugar do agrupamento.

No Grupo E, o Benfica está sempre obrigado a bater o Dinamo Kiev, o campeão ucraniano, que faz a sua despedida esta época das provas europeias, e tem que esperar que o FC Barcelona não vença em Munique o Bayern, também já apurado no primeiro posto.

No arranque da sexta ronda, o FC Porto pode igualmente dizer adeus de forma prematura às provas europeias, caso perca com o Atlético Madrid e o AC Milan vença o Liverpool, enquanto o Benfica já sabe que, pelo menos, o pior cenário é a despromoção à Liga Europa.

A cumprir 'calendário', embora tenha sempre alguns 'milhões' em disputa, o Sporting vai jogar em Amesterdão com o Ajax, já com tudo definido no agrupamento, com Coates e Palhinha a serem baixas confirmadas, depois de já terem falhado o dérbi com o Benfica (3-1).

Sem Pepe, baixa quase certa devido a lesão, e sem Uribe, castigado, o FC Porto joga o acesso aos 'oitavos' com o Atlético Madrid, atual campeão espanhol e equipa de João Félix, emblema que, com surpresa, chega a esta fase com apenas quatro pontos, mas que promete fazer vida difícil aos 'dragões'.

O jogo no Dragão promete ser dos mais emotivos da sexta jornada, com o Atlético Madrid a sair vitorioso da última vez que esteve no Porto (2-1), em 2013, também para a fase de grupos da 'Champions', enquanto a formação portuguesa venceu os 'colchoneros' (2-0), em 2009, também na mesma fase e mesma prova.

Já o Benfica, 'magoado' pelo desaire caseiro com o eterno rival Sporting para o campeonato, tem um registo perfeito nos jogos em Lisboa com o Dinamo Kiev (1-0 em 2016 para a 'Champions' e 5-0 em 1992 para a Taça dos Campeões Europeus) e precisa de manter a tradição para continuar em frente na prova, sempre com a 'ajuda' do Bayern Munique, que recebe o FC Barcelona num dos jogos da ronda à porta fechada, devido à pandemia de covid-19.

Além desses grupos com equipas portugueses, as decisões vão também passar pelo Grupo F, com Villarreal e Atalanta a lutarem pelo segundo lugar e por quem acompanha o Manchester United, de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, para a próxima fase.

Numa 'final', a Atalanta recebe o Villarreal, vencedor da Liga Europa na última temporada.

Totalmente em aberto está o Grupo G, com o Lille, de Tiago Djaló, José Fonte, Xeka e Renato Sanches, a partir na 'pole position' na última ronda, com Salzburgo, Sevilha e Wolfsurgo a terem igualmente hipóteses de seguir em frente.

O Wolfsburgo recebe o Lille, enquanto o Sevilha, de Julen Lopetegui (ex-técnico do FC Porto) joga em Salzburgo.

Além do Sporting, Bayern Munique, Liverpool, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Ajax, Juventus, Inter Milão, Paris Saint-Germain e Real Madrid têm continuidade assegurada na 'Champions'.

 

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas