Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Liga não tinha forma de adiar unilateralmente o Belenenses SAD-Benfica"

Antiga diretora executiva da Liga considera que o mais importante neste momento é garantir que esta situação não se volte a repetir.

"Liga não tinha forma de adiar unilateralmente o Belenenses SAD-Benfica"
Notícias ao Minuto

11:46 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Sónia Carneiro

Sónia Carneiro, antiga diretora executiva da Liga, considerou, esta segunda-feira, que o organismo liderado por Pedro Proença cumpriu "efetivamente o que está no regulamento" no caso do jogo no Jamor entre a Belenenses SAD e o Benfica, que ficou marcado por os azuis terem começado com nove atletas.

A advogada sublinha que a Liga não tinha forma de adiar unilateralmente o encontro que se disputou no Jamor e que agora o mais importante neste momento é garantir que esta situação não se volte a repetir.

"O que foi aplicado pela Liga é o que está no regulamento. Não havia forma de a Liga adiar unilateralmente o jogo. O que nos parece é que houve uma alteração de procedimentos por parte da autoridade de saúde, territorialmente competente, neste caso julgo que é Vale do Tejo e que determinou isolamento coletivo, o que até aqui, estando em vigor a orientação 36/2020 da DGS para o futebol – em que não se consideram no futebol da mesma maneira os contactos de alto risco em contexto de treino e jogo - houve uma mudança e procedimento ao isolar não só os positivos mas todos os que contactaram com eles", começou por dizer Sónia Carneiro, em declarações à CNN Portugal.

"Alguma coisa de estranho se passou para que tenha havido uma alteração de procedimento por parte da autoridade de saúde local. Em termos do que a Liga poderia ter feito, e não podemos dizer que há culpados, era só basicamente magistratura de influência para convencerem os dois clubes a que não fossem a jogo naquela circunstâncias", prosseguiu a antiga diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

"Não sei as implicações desta nova variante, se tem a ver com a mudança de procedimentos. No passado havia imposição de balneários separados, circuitos específicos. Os jogadores comprometeram-se a ter comportamentos adequados. Este protocolo não me parece desatualizado, mas não sei as implicações da Ómicron", acrescentou ainda.

"Difícil avaliar, mas enquanto opinião pessoal é óvbio que alguma coisa foi mal gerida neste processo. Se só há 9 ou menos jogadores disponíveis a uma hora e meia do jogo, algo correu mal. Não foi gerido como deveria, por todas as partes, mas o presidente da Belenenses DAD poderá ter tido alguma falta de perceção", finalizou Sónia Carneiro.

Leia Também: Variante Ómicron identificada na Belenenses SAD. Há 13 casos positivos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório