Powered bySolverde
Disclaimer

Bola de Ouro é entregue hoje. Lewandowski e Messi são os favoritos

A revista francesa France Football entrega hoje a Bola de Ouro, para o melhor futebolista do ano, que será o polaco Robert Lewandowski, em estreia, ou o argentino Lionel Messi, pela sétima vez.

Bola de Ouro: Dez' 'desconhecidos' que nem sonha terem estado nomeados

© Reuters

Lusa
29/11/2021 07:00 ‧ 29/11/2021 por Lusa

Desporto

Bola de Ouro

Os dois jogadores já foram apontados como vencedores, e foram os únicos, o avançado do Bayern Munique após a divulgação de uma suposta lista com os resultados finais da votação e o reforço do Paris Saint-Germain numa notícia da portuguesa RTP.

As casas de apostas também apontam os dois jogadores como os principais candidatos, pelo que, a menos que aconteça uma grande surpresa, será mesmo um deles a receber o mais prestigiado prémio individual que um futebolista pode receber.

A Bola de Ouro não foi entregue o ano passado, por decisão da revista, devido à pandemia de Covid-19, e esse será o motivo principal porque Lewandowski surge forte na corrida, já que, coletivamente, nada venceu de relevante.

O avançado do Bayern Munique, de 33 anos, teria, sem qualquer dúvida, vencido o prémio em 2020, mas teve de se contentar 'apenas' com o galardão de melhor jogador da FIFA, o 'The Best', o outro 'grande' troféu individual do futebol.

Na época 2019/20, os bávaros venceram tudo, incluindo a Liga dos Campeões, liderados pelo polaco, mas, em 2020/21, o cenário foi bem diferente, com os germânicos a mandarem apenas em 'casa' e com Lewandowski também incapaz de fazer a Polónia brilhar no Euro2020 (caiu na fase de grupos), disputado em 2021.

Ainda assim, e individualmente, o avançado do Bayern Munique foi o melhor marcador da 'Bundesliga', com um recorde de 41 golos - superando os 40 de Gerd Müller, em 1972/73 -, que lhe valeram a conquista da sua primeira Bota de Ouro.

Os votantes podem, assim, ter querido compensar o polaco pelo facto de o prémio não ter sido atribuído em 2020, em vez de dar mais um troféu ao argentino Lionel Messi, que já é o líder isolado do 'ranking' de vitórias na Bola de Ouro, com seis.

Messi ganhou o troféu em 2009, quando era só responsabilidade do France Football, em 2010, 2011, 2012 e 2015, numa associação da revista francesa à FIFA, e ainda em 2019, de novo sem a chancela da organização que superintende o futebol mundial.

O argentino ainda é, assim, o detentor do título, sendo que, depois de seis vitórias marcadas pelo que fez ao serviço do FC Barcelona, um eventual triunfo em 2021 assentava-lhe na perfeição pelo trajeto na seleção 'albi-celeste'.

Depois de sucessivas frustrações, em forma de finais perdidas, Messi conseguiu conduzir a Argentina à vitória na Copa América, selada em pleno Maracanã, com um triunfo sobre o Brasil por 1-0, numa prova em que foi o melhor jogador, marcador e rei das assistências, além de totalista (630 minutos).

A juntar ao sucesso da Argentina, que não perde um jogo desde 2019, o agora jogador do PSG, de 34 anos, ainda venceu a Taça do Rei e foi o melhor marcador da Liga espanhola, pela oitava vez, na despedida do FC Barcelona.

O nome do vencedor é conhecido hoje e, tudo aponta, será Lewandowski ou Messi. Os portugueses Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor do prémio, e Bruno Fernandes foram nomeados, mas não são candidatos ao triunfo.

Leia Também: "Não há outro que mereça tanto a Bola de Ouro como o Lewandowski"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas