Powered bySolverde
Disclaimer

João Paulo Rebelo admite pouco tempo na "avaliação" do cartão do adepto

O cartão do adepto, cujo projeto-lei para a sua revogação foi aprovado na sexta-feira na Assembleia da República, teve pouco tempo para uma "avaliação cuidada", afirmou hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Amândio de Carvalho:"É sempre triste ver partir alguém com a importância"

© Global Imagens

Lusa
27/11/2021 18:24 ‧ 27/11/2021 por Lusa

Desporto

Futebol

"Não tenho a certeza de que tenha sido a melhor ou pior opção. Há uma coisa de que tenho a certeza: não passou tempo suficiente para uma avaliação cuidada da medida. Aliás, sou acompanhado nesta opinião pela maior parte das entidades que foram chamadas a pronunciar-se sobre essa matéria", referiu João Paulo Rebelo, à margem da inauguração do pavilhão do Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.

O texto final do documento redigido pela Iniciativa Liberal (IL) foi votado favoravelmente por todos os partidos e entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2022, tendo o PCP anunciado a apresentação de uma declaração de voto, depois de o projeto-lei ter sido aprovado na generalidade, em 10 de novembro, e na especialidade, na terça-feira.

"Vejo com alguma tranquilidade o processo, na medida em que disse desde a primeira hora que a lei era competência da Assembleia da República. Ao Governo competiu a determinada altura fazer a organização e gestão do processo. Criámos um grupo de trabalho para pensar em soluções que minimizassem comportamentos de violência, racismo e xenofobia que não queremos. Isso foi feito durante um longo período", frisou.

O cartão do adepto foi, efetivamente, implementado esta temporada, depois de a interdição de público nos recintos desportivos, motivada pela pandemia de covid-19, ter adiado a aplicação da portaria, originalmente publicada em 26 de junho de 2020.

Válido por três anos e com um custo de 20 euros, este documento pode ser requisitado por qualquer pessoa acima dos 16 anos e serve para conceder acesso a zonas identificadas nos recintos, por norma associadas à presença de claques dos clubes.

"Envolvemos todas as entidades que mais diretamente tinham responsabilidades nessa matéria, tal como promotores, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Profissional e forças de segurança. Chegou-se a uma proposta, que foi aprovada na Assembleia da República e vigorou durante este tempo", lembrou João Paulo Rebelo.

Mesmo com a revogação do cartão, estas 'zonas especiais' vão manter-se, depois da discussão sobre o projeto-lei na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

De acordo com o portal dedicado ao documento, foram emitidos até hoje 2.939 cartões do adepto e registados 111 promotores de eventos, sendo que a sua obtenção requer a comunicação de diversos dados pessoais, como documento e número de identificação.

"Sabemos é que vai haver obrigatoriedade de identificação através do cartão de cidadão. Espero que aquelas vozes mais críticas sobre a identificação não se façam agora sentir por outras razões que não sejam as que usaram durante algum tempo, tal como a burocracia excessiva. Não era nada excessiva, mas a Assembleia da República decidiu de forma soberana", concluiu o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco J. Marques volta a arrasar Villas-Boas e recorda Pinto da Costa

FC Porto

Francisco J. Marques volta a arrasar Villas-Boas e recorda Pinto da Costa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas