Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Será fácil para o Barcelona vencer em Munique? Veja o que diz a história

Encarnados dependem de si e da exibição do Bayern frente aos catalães. Um vitória do Barcelona no Allianz Arena poderá ditar o fim da aventura do Benfica na Liga dos Campeões.

Será fácil para o Barcelona vencer em Munique? Veja o que diz a história
Notícias ao Minuto

07:33 - 27/11/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Fernandes

Desporto Análise

O Grupo E da Liga dos Campeões continua em aberto, com o segundo lugar em discussão entre Benfica e Barcelona. Depois do empate frustrante das águias em Camp Nou (0-0), as contas complicaram-se. Para os encarnados seguirem em frente, além de terem a obrigação de vencer o Dínamo Kiev na Luz, terão de esperar que o Barcelona não vença em Munique. Mas será que é assim tão provável os catalães vencerem em casa do Bayern Munique? A história diz que não.

As duas equipas encontraram-se em jogos oficiais, seja da Taça UEFA, seja da Liga dos Campeões, por 12 vezes. Desse total, cinco jogos foram disputados na Alemanha, os dois primeiros no Olympianstadion e os últimos três já no Allianz Arena, erguido em 2005. Em todos os encontros disputados em solo germânico, o Bayern ganhou três e empatou dois. 

A primeira vez que o Barcelona viajou até Munique para um jogo oficial foi na época 1995/1996, numa meia-final da Taça UEFA que terminou empatada 2-2, com Luís Figo no lado dos catalães. Três anos mais tarde, o clube catalão voltou ao Olympianstadion para um jogo da fase de grupos que terminou com vitória ligeira dos alemães por 1-0. Em 2008, apesar da vantagem nos quartos-de-final trazida de Camp Nou (4-0), o Barcelona não conseguiu vencer no Allianz Arena, empatando mais uma vez, agora por 1-1. Na época 2012/13 as duas equipas voltavam a encontrar-se na Liga dos Campeões, com o Bayern a conseguir a vitória mais gorda até agora em casa frente ao Barcelona, por 4-0, no ano em que venceu a Liga milionária e todas as provas domésticas. Em 2014/15, o Barcelona fez a sua último viagem a Munique, com Pep Guardiola do lado de lá da barricada, e, apesar de conseguir passar os alemães na meia-final da prova, acabou por perder por 3-2. 

O registo no geral é favorável ao Bayern que, neste total de 12 jogos, venceu oito e perdeu apenas dois. A vitória mais famosa e mais volumosa foi nos quartos-de-final da última temporada, no Camp Nou, por 8-2, vencendo mais tarde a Liga dos Campeões numa recuperação inédita, guiada por Hans-Dieter Flick. Na presente temporada, no regresso à Catalunha, os bávaros venceram por 3-0 e, juntando os restantes resultados conseguidos na fase de grupos, asseguraram confortavelmente a passagem à próxima fase da competição.

Chegando à última jornada, a derradeira para as contas do apuramento para os oitavos de final, o Bayern terá de vencer ou conseguir o empate ante os blaugrana para que o Benfica tenha hipóteses de seguir em frente na Liga dos Campeões. O Barcelona terá de fazer aquilo que nunca fez e superar um Bayern que conta com 16 vitórias em 20 jogos nesta temporada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório