Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Portugal, já apurado, perde com Ucrânia no apuramento para Europeu sub-17

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 perdeu hoje com a congénere da Ucrânia, por 3-2, no Estádio Algarve, terminando o primeiro torneio de apuramento para o Europeu do escalão no segundo lugar.

Portugal, já apurado, perde com Ucrânia no apuramento para Europeu sub-17
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/11/21 por Lusa

Desporto Sub-17

A equipa das 'quinas', que já tinha assegurado a passagem à ronda de elite após vitórias nos dois jogos anteriores, falhou o objetivo de fazer o pleno no Grupo 11, deixando fugir duas vantagens na partida e permitindo a reviravolta final do adversário.

João Gonçalves, aos 13 minutos (grande penalidade), e José Rodrigues (57) marcaram para Portugal, enquanto Oleksiy Gusiev (43), Mykyta Dzen (61) e Dmytro Kremchanin (81) assinaram os tentos da Ucrânia.

Portugal fechou o Grupo 11 no segundo lugar, com seis pontos, os mesmos da líder Ucrânia -- ambos apurados para a ronda de elite --, seguindo-se os eliminados País de Gales, com quatro, e Cazaquistão, com um ponto.

O conforto da qualificação retirou ambição à seleção portuguesa, que se mostrou vários 'furos' abaixo das duas exibições anteriores, apesar de ter chegado à vantagem, aos 13 minutos, numa grande penalidade convertida por João Gonçalves.

Algumas das qualidades evidenciadas pelos portugueses nas vitórias sobre Cazaquistão e País de Gales, como a mobilidade e a velocidade nas alas, estiveram ausentes na primeira parte, com Portugal e Ucrânia a abusarem de um jogo 'mastigado'.

Os ucranianos conseguiram chegar à igualdade no fecho do primeiro tempo (43): após canto, Andrii Matkevych atirou à barra e, na pequena área, após alguma confusão, Gusiev 'empurrou' na recarga para golo.

José Lima, descontente com o rumo do jogo, fez três substituições ao intervalo e Portugal registou ligeiras melhorias.

Depois de nova ameaça ucraniana, aos 52, quando Matkevych atirou ao poste na marcação de um livre direto, Portugal voltou a colocar-se na frente do marcador numa jogada de suplentes: José Rodrigues encostou para golo após assistência de João Veloso (57).

Pouco depois, aos 61, a Ucrânia voltou a empatar, com um 'chapéu' de Mykyta Dzen de fora da área, aproveitando o adiantamento de Diogo Fernandes.

Na fase final da partida, Portugal procurou a vitória -- José Rodrigues viu um remate perigoso ser travado pelo guardião Kravets (80) --, mas seriam os ucranianos a selar o triunfo, com golo de Dmytro Kremchanin, celebrando bastante após o apito final.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório