Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 5º MÁX 14º

"Não é o jogo de amanhã que vai ditar o apuramento"

Treinador do Benfica fez a antevisão ao jogo com o Bayern Munique.

"Não é o jogo de amanhã que vai ditar o apuramento"
Notícias ao Minuto

14:48 - 01/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez esta segunda-feira a conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra o Bayern Munique, a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O treinador dos encarnados disse que espera um jogo difícil na Alemanha, mas considera que o Bayern é uma equipa que pode ser contrariada.

Jesus considerou ainda que os dois últimos encontros na fase de grupos é que irão ditar lugar nos oitavos de final.

Fique com o essencial das declarações de Jorge Jesus:

Bayern pode ser menos intenso por estar a um ponto da qualificação: Não, é daquelas equipas poderosas que, por muito que não estejam tão capaz num jogo, o seu poder é muito para ter sempre uma qualidade superior. Não é este jogo que vai definir a qualificação, tirando se o Benfica vencer. Todos pensam em ganhar seja o adversário que for. Vamos para o jogo sabendo que podemos ganhar, mas também com uma equipa que nos vai colocar em cenários que não estamos habituados. Vai obrigar-nos a sair de zona de pressão que não vamos conseguir. Preparamo-nos para isso, mas vamos ver se na prática temos qualidade para o fazer.

Melhor Benfica contra o pior Bayern: Vi o jogo contra o Mönchengladbach. É o futebol... Se calhar, o Bayern de Munique vai jogar contra essa equipa mais dez vezes e não perde mais nenhum. O futebol tem momentos inexplicáveis. Percebi porque é que o Bayern perdeu por 5-0 e num momento muito forte. Como é que se explica isso? O treinador tem sempre uma explicação. Vi que o Muller disse que eles estavam perdidos. São coisas que acontecem no futebol. Já sabíamos que o Bayern não era forte em tudo. Podemos explorar as saídas rápidas. O Bayern defende com poucos jogadores, como o Benfica. Podem ser surpreendidos. Tentar melhorar em duração de jogo. Não fizemos isso na Luz. Depois do 0-2, o nosso balão murchou e isso não pode acontecer.

Benfica em crise? Pintam o quadro com quatro jogos, eu pinto com 19. Temos as mesmas derrotas que os nosso rivais. Até à jornada do Estoril éramos líderes e deixámos de o ser. Agora queremos recuperar a liderança. As estatísticas fazem-se como vocês quiserem. Porque não fazem no total que é o verdadeiro? Perdemos o jogo com o Portimonense e empatámos com o Estoril e perdemos a liderança momentaneamente. Andamos sempre à procura do melhor. Não há nenhuma equipa do mundo que não perca pontos e que ganhe todos os jogos. Não podemos encarar aqui um filme negro.

Radonjic: Em princípio não será titular. É preciso saber defender melhor.

Benfica nunca venceu o Bayern e Jesus perdeu com o Belenenses pela margem mínima: Eu recordo-me bem dessa equipa do Bayern, tinha o Luca Toni e o Podolski como pontas de lança, com o Ribery e o Schweinsteiger. Todos pensavam que o Belenenses ia ser goleado e perdemos por 1-0. O cenário não é igual, porque esta equipa do Benfica é muito mais forte do que o Belenenses daquele tempo. Sabemos que esta equipa do Bayern está a ser construída há dois ou três anos com uma ideia de jogo muito forte, idêntica mesmo mudando de treinador. São uma equipa poderosa fisicamente e tecnicamente. Não é este jogo que nos vai dar a qualificação. Após o sorteio, todos puseram o Barcelona e o Bayern como os primeiros classificados e neste momento o Benfica está a discutir o apuramento. Os jogos que vão ditar o apuramento são em Camp Nou e com o Dínamo Kiev. Temos de ter um bocadinho de sorte no jogo entre o Barcelona e o Dínamo Kiev.

Palavras de Rui Costa: É conforme quiserem pintar o quadro. Podem pôr a intenção que quiserem numa palavra. O presidente fala todos os dias com o treinador sobre o que mais nos interessa para a avaliação do futebol do Benfica. Aquilo que é o pensamento do presidente é o do treinador. É verdade o que o presidente disse, perdemos a liderança, em 30 pontos possíveis desde o início da época perdemos 5. Esse sentimento do presidente é também o do treinador e dos jogadores. Não éramos campeões por estamos em primeiro à oitava jornada, mas agora também não perdemos o foco nem a possibilidade por estamos a um ponto da liderança. É como quiserem pintar o quadro. Fizemos 10 jogos no campeonato, temos 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota, uma percentagem de 80 e tal por cento. É como quiserem pintar o quadro. Tão fácil como isso. O ideal era 100 por cento, 10 jogos e 10 vitórias. É aquilo que o treinador, o presidente e os adeptos querem.

Como está a equipa após o resultado no Estoril? Um empate no momento em que foi, emocionalmente e psicologicamente deixa nas primeiras 24 horas a equipa sentida por ter perdido dois pontos. Mas isso faz parte da vida, no domingo anterior ganhámos a acabar e este domingo empatamos a acabar o jogo. Isto mexe com a equipa, mas já passou. Agora temos outro jogo, outra competição, um adversário que não tem nada a ver com o Estoril, com um poder muito grande e que nos vai por à prova amanhã. Os dias que temos para preparar os jogos são os mesmos que tem o treinador do Bayern Munique e os outros. Faz parte da calendarização. O que termos de fazer é passar coisas mais teóricas aos jogadores. O tempo que temos para passar com os jogadores é mais na teoria do que na prática.

14h20: Fala agora Jorge Jesus

Jogo crucial? Não, nesse sentido. Se perdermos, nada está perdido. Seria bom se conseguíssemos, pelo menos, um ponto para tentar lutar na Liga dos Campeões. Queremos ganhar todas as partidas.

A que jogador deve prestar especial atenção? Todos os 11. Se olharmos não apenas para a equipa inicial, mas também para os suplentes, têm muitos internacionais. Toda a equipa é de topo. Estou muito confiante nesta equipa.

O que aprenderam com o Bayern? A margem de erro é curta na Champions, especialmente contra esta equipa. Se quisermos vencer ou alcançar pelo menos o empate, temos de estar focados a cem por cento nos 90 minutos.

Bayern pode ser parado? Sim, pode e já mostrámos isso. Fizemos coisas boas no primeiro jogo, que perdemos, e temos de lembrar-nos disso. Jogámos bem e tivemos oportunidades para marcar. Mas sabemos que temos de estar no nosso melhor nível para pontuar em Munique.

Empate com o Estoril: Quando estamos a ganhar 88 minutos e depois sofremos um golo é sempre uma desilusão. Jogamos para ganhar todos os jogos e em todas as competições. A equipa procura agora fazer um grande jogo contra uma das melhores equipas do mundo. Estaremos prontos para o jogo.

Jogo: São uma das melhores equipas do mundo, vão tentar jogar no seu próprio estádio como jogaram em Lisboa, à semelhança do que nós, mas agora com os adeptos deles que os pode ajudar um pouco, mas vamos tentar pressionar como fizemos na Luz.

14h15: Fala Vertonghen

Leia Também: Benfica com seis baixas no treino antes da partida para Munique

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório