Powered bySolverde
Disclaimer

Armando Evangelista nega pressão antes de receção ao Tondela

O Arouca é um "clube de trabalho e não de estrelas" que precisa de momentos de "autoconfiança" para conquistar pontos e o treinador, Armando Evangelista, negou haver "motivos para alarme" antes da receção ao Tondela para a I Liga.

Treinador do Arouca nega pressão e elogia evolução antes de receção ao Tondela

© Lusa

Lusa
28/10/2021 14:26 ‧ 28/10/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

Apesar dos sete jogos consecutivos sem vencer -- seis para o campeonato --, o técnico de 47 anos defendeu a equipa depois de ter feito o "um dos melhores jogos" da época com o Paços de Ferreira (empate 0-0) na jornada anterior, um resultado que é "curto para o que foi produzido", em que o guarda-redes pacense foi o melhor em campo e num terreno em que o Tottenham perdeu esta temporada.

"Temos mostrado consistência defensiva, temos mostrado evolução no processo de jogo. Construímos um plantel devagarinho e há muito pouco tempo acabamos por ter um plantel fechado e com algumas lacunas. Estamos a fazer o nosso trajeto. Não vejo motivos nem para alarme, nem para preocupações, quando os sinais que a equipa está a dar -- para aqueles que olham para o jogo com olhos de ver -- são evidentes", afirmou.

Sobre o Tondela, Armando Evangelista destacou o trabalho de Pako Ayestarán no comando técnico, as "ideias de jogo bem assimiladas, o "equilíbrio" e a simbiose entre os elementos em campo que "sabem exatamente as tarefas que têm pela frente e as tarefas dos colegas".

"É uma equipa muito forte em transições, tem dois jogadores muito rápidos que sabem ocupar bem os espaços, o [Jhon] Murilo e o [Salvador] Agra. Nós gostamos de ter bola, por isso é importante a agressividade após a perda de bola para não deixar o Tondela sair em transições e nunca desfazer o equilíbrio defensivo. Porque uma vez que se desfaça, pode ser a morte do artista", perspetivou.

O encontro com o Paços de Ferreira marcou o fim de uma série de nove jogos consecutivos com a equipa a perder ao intervalo, o que levou o técnico a vincar a "capacidade de reação, crença e trabalho" para "em dois anos passar do Campeonato de Portugal [agora Liga 3] para a I Liga".

"Por vezes só precisam de olhar para o processo, sentirem-se valorizados e não serem inferiores a ninguém. Isso demonstra a capacidade enquanto seres humanos de não baixarem os braços. É incutido pela administração e equipa técnica, estamos num clube de trabalho e não num clube de estrelas e tem que ser pelo trabalho que levamos a água a bom porto, só assim conseguimos", apontou.

Apesar de estar arredado da Taça de Portugal e da Taça da Liga, Armando Evangelista reforçou que o Arouca continua dentro do seu objetivo: lutar pela manutenção.

Ao mesmo tempo, notou semelhanças com o arranque da temporada passada na II Liga -- em que a equipa criava oportunidades, mas não as concretizava -- e para ultrapassar esse obstáculo referiu a necessidade de "desmontar tabus" e mostrar aos jogadores que têm "capacidade e qualidade".

"Este ano o fator comum é que acabámos de subir à I Liga e transportámos jogadores que estavam no Campeonato de Portugal, passaram para a II Liga e estão na I Liga. Há momentos do jogo em que têm de ter mais autoconfiança. Têm de acreditar no que estão a fazer, deixar de ter medo e querer ganhar mais vezes. É um processo de descoberta e as indicações que têm dado, mostram as coisas estão a entrar nos parâmetros do que pretendemos", explicou.

O guarda-redes Fernando Castro é baixa para a receção ao Tondela e junta-se a Sema Velázquez e Yaw Moses no boletim clínico.

O Arouca, com seis pontos e 16.º classificado, recebe o Tondela, com nove pontos e na 11.ª posição, às 20:15 de sexta-feira, no jogo de abertura da 10.ª jornada da I Liga e com arbitragem de Luís Godinho, da associação de Évora.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas