O Barcelona oficializou esta noite o despedimento de Ronald Koeman do cargo de treinador da equipa principal, confirmando uma notícia que tinha sido avançado minutos antes pela imprensa espanhola.
O técnico neerlandês foi demitido do cargo, depois dos catalães terem somado a segunda derrota seguida no campeonato espanhol, perdendo na casa do Rayo Vallecano, por 1-0.
"O Barcelona dispensou Ronald Koeman das suas funções como treinador da primeira equipa. O presidente do clube, Joan Laporta, informou-o da decisão após a derrota contra Rayo Vallecano", pode ler-se no site do emblema da Catalunha.
O treinador neerlandês, de 58 anos, deixa o clube num modesto nono lugar da liga espanhola, com 15 pontos em 10 jogos (4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas), e em terceiro no Grupo E da Liga dos Campeões, com duas derrotas ante Bayern Munique e Benfica.
Contratado no verão de 2020, Koeman, que teve passagem pelo Benfica na época 2005/2006, deixa a equipa catalã ao fim de 63 jogos (37 vitórias) e com a conquista da Taça do Rei na época passada.
Fontes do clube catalão avançaram à agência EFE que o favorito para suceder a Koeman é o antigo jogador Xavi Hernández, atual treinador do Al Saad. Ainda assim, a contratação do antigo jogador ainda não está fechada, razão pelo qual o técnico da equipa B, Sergi Barjuan, deverá orientar a equipa frente ao Alavés, no sábado, para o campeonato, e perante o Dínamo de Kiev, na quarta-feira, na Ucrânia, para a Liga dos Campeões.