Powered bySolverde
Disclaimer

UEFA destaca pressão alta do Benfica no duelo com o Bayern Munique

Organismo que gere o futebol europeu elogiou exibição dos encarnados contra os alemães.

Rafa Silva of SL Benfica (L) and Dayot Upamecano (R) of FC...

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/10/2021 20:29 ‧ 25/10/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga dos Campeões

No âmbito da habitual rubrica de análise tática aos jogos da Liga dos Campeões, a UEFA partilhou esta segunda-feira um vídeo nas redes sociais, na qual analisou a exibição do Benfica frente ao Bayern Munique.

Apesar da goleada imposta pelos germânicos, o organismo que gere o futebol europeu destacou a forma como o Benfica defendeu e pressionou alto a formação orientada por Nagelsmann.

"O Benfica fez uma exibição corajosa na tentativa de conter o domínio do Bayern da melhor forma que pôde. Esta bravura ficou evidente desde o primeiro minuto, quando um dos três defesas-centrais do Benfica entrou no meio-campo do Bayern, pressionando o meio-campo adversário na tentativa de perturbar a construção dos visitantes", pode ler-se no relatório do painel do Observador Técnico da UEFA.

"Houve muito labor, nomeadamente por parte dos médios Julian Weigl e João Mário, principais organizadores dos ataques dos anfitriões. A qualidade técnica e o controlo de bola deste último foram cruciais para lhes proporcionar alguns momentos preciosos numa noite em que o Benfica teve 39% da posse. Mais adiante, os três atacantes trabalharam forte na pressão alta inicial e também tiveram oportunidades no contra-ataque, principalmente quando Yaremchuk fugiu a Upamecano numa corrida desde a linha intermediária antes de rematar por cima (35 segundos antes do livre que deu origem ao golo do Bayern)", acrescenta o documento.

"A formação inicial do Benfica foi 1-3-4-3. Os três da frente estavam sempre prontos para trocar de posição e trabalhar forte na pressão alta inicial. Darwin Nuñez teve as melhores oportunidades em contra-ataque, tirando o melhor partido da posição mais avançada de Yaremchuk, já que Rafa Silva caía para o meio-campo para auxiliar a defesa. O Benfica conseguiu ultrapassar o Bayern em algumas ocasiões com a execução deste sistema e criou as melhores oportunidades através do jogo posicional", explica ainda a UEFA.

"Sem bola, os homens de Jorge Jesus mudaram para um 1-5-4-1, o que significou que Darwin também recuou deixando Yaremchuk sozinho na frente. Assim, com os laterais a juntarem-se aos centrais para formar um quinteto, o Benfica foi difícil de ultrapassar, mantendo-se muito compacto e defendendo o seu último terço com muitos elementos e uma intensidade e entreajuda impressionantes - ajudado pela exibição de grande qualidade do guarda-redes Vlachodimos, autor de quatro defesas. Quando pressionava alto, este foi um sistema fluido com um dos três defesas-centrais a entrar no meio-campo às vezes para suster um dos jogadores do ataque do Bayern, criando um 1-4-3-3. Isso exigiu coragem e agressividade e - pelo menos até ao segundo golo - o Benfica fez isso bem, principalmente com Jan Vertonghen", finaliza a análise.

Leia Também: Atenção, Benfica: Frenkie de Jong sofre lesão e aumenta baixas no Barça

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas