Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

'El Patrón' impõe a ordem em casa e Sporting passa a noite no topo

Sebastián Coates voltou a marcar, desta feita na vitória sobre o Moreirense, que permitiu aos leões manter-se ‘colados’ ao FC Porto e com uma vantagem (provisória) sobre o Benfica.

'El Patrón' impõe a ordem em casa e Sporting passa a noite no topo

No regresso a Alvalade, onde já não jogava há perto de um mês, o Sporting fez questão de presentear os adeptos com mais uma vitória, desta feita na receção ao Moreirense, para a nona jornada da I Liga, por 1-0.

O primeiro e único golo da noite teve a assinatura de Sebastián Coates, ‘El Patrón’, logo aos 16 minutos de jogo, que valeu três preciosos pontos e (pelo menos) uma noite na liderança partilhada da tabela.

Desperdício habitual corrigido pelo ‘suspeito do costume’

O Sporting entrou em campo sabendo que, pelo menos no papel, era favorito, mas viu-se surpreendido por um Moreirense repleto de personalidade, que foi a jogo empenhado em colocar o seu jogo em prática.

Abdu Conté, do lado esquerdo, e Rodrigo Conceição, do lado direito, foram duas fontes de perigo logo nos minutos iniciais, mas os leões souberam recompor-se e, aos poucos, foram-se instalando no meio-campo adversário.

Sebastián Coates (que está ‘on fire’, uma vez que já tinha bisado no triunfo sobre o Besiktas, por 4-1) acabaria por quebrar o nulo aos 16 minutos, após um pontapé de canto cobrado por Pablo Sarabia, dando uma merecida vantagem ao campeão português.

A vantagem mínima manteve-se até ao apito para o intervalo, e só não ‘engordou’ devido ao desperdício de Paulinho, que já se começa a tornar habitual. O avançado dispôs de duas oportunidade de ouro para fazer o gosto ao pé, mas, em ambas, atirou por cima.

Depois da vantagem, a gestão

A segunda parte começou praticamente como acabou a primeira: com Paulinho a desperdiçar um ‘golo cantado’, a passe de Pedro Gonçalves. Daí em diante, o jogo baixou drasticamente de ritmo, com o Sporting a não conseguir ‘matar’ a disputa pelo resultado.

Do outro lado, os cónegos foram tentando responder, mas, com exceção de um cabeceamento perigoso de Walterson, perto da hora de jogo, pouco fizeram para justificar levar pontos na ‘bagagem’ para casa.

Sem mais alterações até ao apito final, o Sporting assegurou a vitória pela margem mínima, pelo que ascende, provisoriamente, à liderança da I Liga, com 23 pontos, tantos quanto o FC Porto, e mais dois o que o Benfica, que ainda irá defrontar o Vizela.

Quanto ao Moreirense, permanece com sete pontos conquistados ao cabo de nove jornadas, o que o deixa na 14.ª posição da tabela, em igualdade com o Marítimo.

Momento do jogo: O Moreirense demonstrou desde bem cedo que não estava para ‘brincadeiras’ em Alvalade, e chegou mesmo a causar alguns calafrios ao Sporting. No entanto, o golo de Sebastián Coates permitiu aos homens de Rúben Amorim ‘respirar’ um pouco melhor.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting bate o Moreirense, por 1-0, graças a um golo de Sebastián Coates logo aos 16 minutos, e ascende provisoriamente à liderança da I Liga, na companhia do FC Porto.

89' - Vítor Ferreira volta a 'sacar' do cartão amarelo. Primeiro, para Steven Vitória, por travar a saída de Tiago Tomás para o contra-ataque, e depois para Rosic, por protestos.

82' - Mais um cartão amarelo. Desta feita, é para Daniel Bragança, por falta sobre Derik Lacerda.

77' - Rúben Amorim volta a mexer. Sai Paulinho, entra Tiago Tomás.

74' - Nuno Santos esteve à beira de assinar um grande golo! O ex-Rio Ave encheu o pé e, de primeira e de fora da grande área, falhou por pouco o alvo.

70' - Nova mexida no Moreirense. Sai Rafael Martins, entra André Luís.

67' - Responde Rúben Amorim. Entra Matheus Nunes, sai Pablo Sarabia.

66' - Mais um cartão amarelo. Agora, é para Paulinho, que entrou com tudo e ainda protestou veementemente com Vítor Ferreira.

63' - João Henriques promove as primeiras alterações da noite. Entram Derik Lacerda e Yan Matheus, saem Pires e Walterson.

57' - Responde o Moreirense! Walterson foi às alturas e, após cruzamento de Ibrahima, cabeceou ligeiramente acima da baliza.

56' - Esteve à vista o segundo golo da noite em Alvalade! Pablo Sarabia atirou a centímetros do poste na marcação de um pontapé-livre à entrada da grande área.

49' - Polémica na grande área do Sporting! Rodrigo Conceição cai após lance dividido com João Palhinha e pede grande penalidade. Vítor Ferreira consulta o VAR e nada assinala.

48' - Inacreditável o que Paulinho acaba de falhar. O avançado estava na pequena área, mas, a passe de Pedro Gonçalves, não acertou no alvo... outra vez.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Arranca a segunda parte do Sporting-Moreirense.

45' - Vítor Ferreira apita para o intervalo. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Moreirense graças ao golo de Sebastián Coates.

42' - Mais uma grande oportunidade desperdiçada por Paulinho! O avançado tinha tudo para marcar, mas a bola sai, uma vez mais, por cima. No seguimento, ficou muito queixoso, assim como Fábio Pacheco, com quem chocou.

41' - Agora é a vez de Pedro Gonçalves tentar a sorte. O internacional português encheu o pé e rematou de fora da grande área, mas a bola saiu muito longe do alvo.

34' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para João Palhinha, que não só 'varreu' Pires, como ainda protestou veementemente. Quem também foi admoestado foi Rúben Amorim, que não gostou da decisão do árbitro.

29' - Kewin Silva quase 'meteu a pata na poça'! O guarda-redes tentou fintar Paulinho e acabou por perder a bola. No entanto, o avançado do Sporting cometeu falta e o lance não teve consequências.

Foi assim que os leões chegaram à vantagem

16' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Sebastián Coates foi às alturas cabecear para o fundo das redes após canto cobrado por Pablo Sarabia. Mais um jogo, mais uma marca bem clara do capitão leonino. São já três golos nas duas últimas partidas.

13' - Que oportunidade para o Moreirense! Abdu Conté cruzou rasteiro para Rafael Martins, que atirou para uma boa defesa de Antonio Adán.

11' - Voltou a 'cheirar' a golo em Alvalade! Lançado, uma vez mais, por Pedro Porro, Paulinho voltou a mostrar-se ineficaz. No entanto, o avançado estava em posição irregular, pelo que o lance seria sempre invalidado.

6' - Pedro Porro está inspirado! O internacional espanhol viu Kewin Silva adiantado e tentou a sorte do meio-campo... mas não acertou, de todo, no alvo.

5' - Responde o Sporting! Pedro Porro lançou para a grande área, onde apareceu Paulinho a rematar muito por cima.

2' - O Moreirense dá o primeiro sinal de perigo! Após cruzamento de Abdu Conté, Rodrigo Conceição apareceu solto na cara de Antonio Adán, mas acertou mal na bola e o lance perdeu-se.

0' - Vítor Ferreira faz soar o apito inicial em Alvalade. Rola a bola no Sporting-Moreirense.

Onzes

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Nuno Santos; João Palhinha, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Sarabia e Paulinho.

Moreirense: Kewin Silva; Rodrigo Conceição, Rosic, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Ibrahima, Franco; Walterson, Pires e Rafael Martins.

Antevisão

Quase um mês depois, o Sporting regressa, este sábado, ao estádio de Alvalade, para defrontar o Moreirense, sabendo que, em caso de vitória, passará a noite na liderança, uma vez que o líder, o Benfica (que tem um ponto de vantagem) só visita o Vizela no domingo.

Os homens de Rúben Amorim chegam à nona jornada da I Liga 'embalados' por duas vitórias categóricas. A primeira diante do Belenenses, por 4-0 (para a Taça de Portugal) e a segunda contra o Besiktas, por 4-1 (para a Liga dos Campeões).

No entanto, os cónegos prometem não facilitar a vida aos leões, até porque atravessam o melhor momento da temporada, tendo somado duas vitórias (contra Arouca e Oriental Dragon) e um empate (contra o Marítimo) nos três últimos encontros.

O Sporting-Moreirense será ajuizado Vítor Ferreira, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Moreirense: 'Avalanche' colocada à prova no regresso a casa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório