Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Cambalhota iraniana dá liderança provisória aos dragões

Hat-trick de Mehdi Taremi valem quarta vitória consecutiva e liderança dos marcadores ao avançado.

Cambalhota iraniana dá liderança provisória aos dragões
Notícias ao Minuto

19:57 - 23/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

E vão quatro! O FC Porto somou o quarto triunfo consecutivo, ao vencer na deslocação ao terreno do Tondela, por 1-3.

Esta vitória coloca os dragões provisoriamente na liderança do campeonato, ao passo que os beirões veem interrompida uma série de três jogos consecutivos a ganhar (dois para a liga) e podem cair várias posições.

Neto Borges, aos 4', deu a melhor sequência a um livre de Salvador Agra e abriu o ativo no Estádio João Cardoso. Apesar da desvantagem, os portistas não se encolheram e primeiro por Taremi, depois por Evanilson, estiveram perto do empate. O iraniano não perdoou à segunda e, aos 20', encostou para a igualdade após bela jogada protagonizada pela direita entre Otávio e João Mário, com este último na assistência.

Os beirões ainda não se tinham recomposto e uma asneira de Eduardo Quaresma, que perdeu o esférico numa saída para o ataque, obrigou Undabarrena a travar o avançado iraniano quando este ia isolado para a baliza, resultando na expulsão do médio espanhol.

A três minutos do descanso, o inevitável Taremi foi lesto a aproveitar uma defesa incompleta de Trigueira a livre de Uribe e consumou a cambalhota no marcador.

Na segunda metade, o FC Porto tentou gerir o jogo e o desgaste acumulado, mas esteve perto de ser surpreendido ao minuto 54, quando Pepe comprometeu ao perder a bola para Dadashov. O internacional português parou em falta o avançado azeri quando este entrava na área e o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo, gerando bastante revolta entre os tondelenses, que reclamavam o vermelho.

O susto acordou os dragões, que viram Marcano introduzir a bola dentro da baliza, aos 70', mas Luis Díaz foi apanhado em fora-de-jogo no momento da assistência. Oito minutos depois, Taremi chegou ao hat-trick: assistido por Fábio Vieira, o iraniano recebeu com um pé e finalizou com o outro.
Este golo significou também a liderança isolada dos marcadores, com sete, descolando do colega Luis Díaz.

Momento do jogo: Ainda que a superioridade portista nunca tivesse sido colocada em xeque, a expulsão de Undabarrena condicionou de sobremaneira a estratégia de Pako Ayastarán. Se até então o Tondela conseguiu criar perigo nas velozes transições, a partir do lance ao minuto 28' a formação beirã limitou-se quase sempre a jogar na expetativa.

Acompanhamento

90' - Apito final em Tondela. O FC Porto bate o Tondela, por 1-3, graças ao hat-trick de Mehdi Taremi.

78' - GOOLLOOOO do FC Porto. Hat-trick de Taremi, assistido por Fábio Vieira.

70' - Marcano introduz a bola dentro da baliza tondelense, mas árbitro assinala fora de jogo. Em causa posição de Luis Díaz no início da jogada.

54' - Pepe vê cartão amarelo em lance muito contestado. Central portista comprometeu e travou Dadashov em falta quando este seguia sozinho para a baliza de Diogo Costa. Tondela pedia vermelho.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Tondela-FC Porto.

45' - Fábio Veríssimo dá por terminada a primeira parte. Expulsão condenou tondelenses, que viram Taremi bisar.

42' - GOOOLLLOOOO do FC Porto. Após livre de Uribe e defesa incompleta de Trigueira, Taremi aparece a bisar em cima do intervalo.

27' Undabarrena vê vermelho direto. Perda de bola de Eduardo Quaresma e Undabarrena obrigado a travar Taremi em falta quando este seguia isolado para a baliza adversária.

20' GOOOOOLLLLLOOOO do FC Porto. Jogada na direita entre João Mário e Otávio, com o lateral a descobrir Taremi na área que desta feita não desperdiçou. 

16' Evanilson não consegue bater Trigueira na sequência de um pontapé de canto. Desvio de Marcano foi fundamental para brasileiro conseguir finzalizar.

11' Sagnan vê cartão amarelo. Central emprestado pela Real Sociedad travou Taremi em cima da grande área tondelense.

9' - Taremi falha o empate. Sem pressão, iraniano cabeceou por cima da baliza adversária.

4' - GOOOOOLLOOOO do Tondela. Cruzamento de Agra e cabeceamento de Neto Borges a abrir o marcador.

0' - Fábio Verísismo faz soar o apito inicial. Rola a bola no Tondela-FC Porto.

Onzes

Tondela: Trigueira; Tiago Almeida, Sagnan, Eduardo Quaresma, Neto Borges; Undabarrena, Pedro Augusto, João Pedro; Jhon Murillo, Salvador Agra e Dadashov.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Uribe, Vítor Ferreira, Otávio, Luis Díaz; Taremi e Evanilson.

Antevisão

Sem Wendel, mas motivado pelo triunfo europeu diante do AC Milan para a Liga dos Campeões a meio da semana, o FC Porto desloca-se, este sábado, ao Estádio João Cardoso, para defrontar o Tondela, em duelo relativo à 9.ª jornada da Primeira Liga.

Na antevisão a esta partida, Sérgio Conceição rejeitou partir em desvantagem em relação ao oponente, devido à fadiga provocada pelo encontro da liga milionária, ainda que reconhecesse que poderá fazer algumas alterações no onze em comparação com o que iniciou o encontro com os italianos. 

Se o lugar de lateral esquerdo deverá ser entregue a Zaidu, Toni Martínez poderá substituir Evanilson na dupla de ataque com Taremi. No eixo defensivo, Marcano está à espreita do descanso de Pepe ou Mbemba, ao passo que o tridente de meio-campo, formado por Sérgio Oliveira, Matheus Uribe e Otávio, deverá manter-se de pedra e cal.

Do lado dos anfitriões, Pako Ayastarán encara este confronto vindo da melhor série da época, uma vez que soma três vitórias consecutivas (duas para o campeonato e outra para a Taça de Portugal).

E se em caso de triunfo os dragões ascendem à liderança da liga, ainda que à condição, já os beirões - que marcam há cinco jogos seguidos e são o quarto melhor ataque da prova - ultrapassam Gil Vicente e Boavista e estacionam no oitavo posto.

Há 37 jogos sem perder para o campeonato, os portistas têm no encontro desta tarde uma prova de fogo para provar que a mentalidade vencedora na Europa consegue ser transportada para dentro de portas.

Fábio Veríssimo será o juiz da partida.

Leia Também: Tondela-FC Porto: Dragão visita Beira Alta e quer evitar deslizes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório