Futsal. AR congratula seleção nacional por título que honrou Portugal

A Assembleia da República congratulou hoje a seleção nacional de futsal pela "brilhante prestação" no campeonato mundial, no qual se sagrou campeã do mundo, considerando que este título "honrou o desporto português e os portugueses".

Argentina v Portugal: Final - FIFA Futsal World Cup 2021

© Getty Images

Lusa
22/10/2021 13:05 ‧ 22/10/2021 por Lusa

Desporto

Seleção nacional

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se no início do mês, pela primeira vez, campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia, em 03 de outubro.

Hoje, em sessão plenária do parlamento, o voto de congratulação pela conquista do Campeonato do Mundo de Futsal, proposto pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade.

Ferro Rodrigues informou os deputados que estavam presentes nas galerias do parlamento "vários responsáveis por esta vitória", como Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Luís Mendes, treinador da seleção e Euclides Vaz, jogador campeão do mundo conhecido por Bebé, tendo estes recebido uma longa ovação de pé de todo o plenário, antes mesmo da votação.

A Assembleia da República congratula assim "os atletas da Seleção Nacional de Futsal, bem como a equipa técnica e dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, pela brilhante prestação no Campeonato Mundial de Futsal, que tanto honrou o desporto português e os portugueses".

De acordo com o mesmo voto, a seleção nacional de futsal "junta o título de Campeão Mundial ao de Campeão Europeu, título alcançado em 2018, confirmando a excelência dos nossos atletas, bem como do trabalho sólido e consistente desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol, os seus dirigentes e equipa técnica, na consagração do desporto nacional e das cores de Portugal".

Além do título mundial coletivo, destaca o mesmo voto, assinala-se ainda a atribuição de galardões individuais a dois jogadores portugueses: "Ricardinho, capitão de Portugal, eleito Jogador do Torneio (Bola de Ouro), e Pany Varela, segundo melhor jogador (Bola de Prata) e segundo melhor marcador do campeonato (Bota de Prata), com oito golos".

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

Leia Também: Portugal já conhece adversários para a fase final do Europeu de futsal

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

FC Porto

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas