Powered bySolverde
Disclaimer

Mamona focada em novo recorde nacional e na conquista do título mundial

Patrícia Mamona, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim2020 no triplo salto, já está de regresso aos treinos e focada em bater o recorde nacional, fixado nos 15,01 metros, bem como num título mundial de pista coberta, em 2022.

Patrícia Mamona e Pedro Pichardo nomeados para atleta europeu do ano

© Lusa

Lusa
12/10/2021 18:52 ‧ 12/10/2021 por Lusa

Desporto

Triplo salto

"O mote é sempre ser melhor do que no ano passado e, neste momento, tenho o recorde nacional bastante grande, em 15,01 metros. Obviamente quero fazer melhor que isso e conseguir o meu primeiro título a nível de Campeonatos do Mundo. Infelizmente a melhor classificação que tenho é o quarto lugar e quero estar no pódio no Campeonato do Mundo", avançou a atleta, à margem da participação na primeira edição do Festival Internacional de Ciência, em Oeiras.

Depois de duas semanas de férias, a saltadora do triplo salto regressou aos treinos "há uma semana" e está "a sofrer já um bocadinho, mas faz parte", uma vez que sabe "o que é preciso fazer para chegar a um alto nível."

"E esta época vai ser recheada de competições muito importantes, vou ter Mundiais e Europeus e vou começar a focar nisso. [A medalha de prata] Ajuda muito em termos de confiança, mas temos que saber que os contadores são colocados todos a zero e, quando estamos a competir, não interessa quem ganhou medalha ou não. Temos que estar bem naquele momento e é isso que procuro fazer, estar no meu melhor nessas grandes competições", acrescenta.

Assim, como os objetivos mais imediatos, estabelecidos para a próxima temporada, que pretende iniciar em janeiro, Patrícia Mamona admite já ter em mente os Jogos Olímpicos Paris2024.

"Depois desta medalha, tenho mais força e confiança para conseguir ir a outro ciclo olímpico, que vai ser mais curto que o normal, mas, sem dúvida, é um dos meus objetivos para este meu novo ciclo olímpico é terminar com os Jogos Olímpicos Paris2024."

Apesar de assegurar que a sua vida "mudou só um bocadinho", com "mais compromissos", "mas é normal", desde a conquista da medalha de prata olímpica em agosto, Patrícia Mamona sublinha que "tem sido fenomenal o carinho das pessoas."

"Perceber o impacto que esta medalha teve nas pessoas, sobretudo entre os mais jovens, como desportista, é gratificante ver os jovens inspirados para fazer desporto, porque são eles o nosso futuro. Espero que seja uma geração ativa, com melhor qualidade de vida, que faça desporto, não precisa de ser necessariamente de competição, mas acho que é essencial para o nosso crescimento e para o crescimento destes jovens", defendeu, depois de partilhar o mesmo conselho na mesa redonda "Percurso de Excelência no Desporto", partilhada com o seu treinador José Uva, a nutricionista Cláudia Minderico e o professor de performance e de Psicologia do Desporto, Duarte Araújo.

Após o regresso ao trabalho em Portugal, a atleta olímpica vai viajar para a Turquia, onde vai entrar em estágio para encontrar o foco e preparar, da melhor forma, o início da próxima época.

"Estou a precisar de algum foco, que é uma das coisas que mudou na minha vida. Ontem [segunda-feira], por exemplo, fui treinar no sintético do Jamor e estavam muitas pessoas, atentas ao que eu estava a fazer, e isso, de certa forma, desfoca um bocadinho. E, como preciso agora de recentrar e voltar ao meu normal, vou aproveitar estas duas semanas de treino intenso para ir para o Gloria Sports, que é um centro de alto rendimento para atletas, na Turquia, e faço lá o estágio e regresso a Portugal já a treinar dentro da normalidade", concluiu.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas