Em Santa Maria da Feira mora um dos maiores talentos da II Liga. Kerwin Vargas tem apenas 19 anos, chegou a Portugal no início de 2020, mas apenas esta época 'explodiu' e está a dar que falar. Os números não mentem: quatro golos em seis jogos do segundo escalão do futebol português são o cartão-de-visita de Vargas. No entanto, quem olha para o colombiano não imagina as mágoas do passado.
Vargas chegou ao futebol europeu através da agência SoccerSoul, liderada pelo empresário Hélio Martins, em parceria com uma academia na Colômbia, mas levou muitas negas antes de ingressar no Feirense. O jovem nascido em Bogotá fez vários testes em clubes como Benfica, Vitória SC, FC Porto, Famalicão, Levante, Torino, Sampdoria ou Spal, mas nunca convenceu. Abriu-se, posteriormente, a porta do Feirense e agora a aposta parece mais do que acertada.
Hélio Martins destaca a determinação de Vargas em todo este processo. Apesar de ter chegado ao Feirense, o início da nova aventura na Feira foi tudo menos fácil. Uma lesão grave e a pandemia da Covid-19 atrasaram o processo de adaptação, mas o foco do colombiano não se desviou nem por um milímetro.
"O Vargas chegou para jogar nos sub-19 do Feirense e recordo-me das palavras do treinador que rapidamente detetou que estávamos perante um jovem muito talentoso. Infelizmente teve uma lesão, mas não virou a cara à luta. Foram alguns meses de recuperação, mas aí tenho que dar uma palavra ao clube e aos seus responsáveis que foram incansáveis na recuperação do atleta", começa por contar Hélio Martins, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"O Vargas é dono de uma história de persistência, foco e muita dedicação. É alguém que faz das adversidades a sua maior arma. Transformou os nãos em experiências, que lhe deram força e motivação, e hoje é o que vemos. Uma mentalidade forte vai ajudar, garantidamente, um atleta a chegar mais longe. Depois o talento e um bom treinador, como o Vargas tem no Feirense [Rui Ferreira], fazem o resto", frisa o responsável máximo da SoccerSoul.
Vargas a festejar um dos golos com a camisola do Feirense, imagem que promete ser regular esta temporada. © CD Feirense - Futebol, SAD
O início de época verdadeiramente endiabrado de Vargas tem feito despertar muita curiosidade, mas Vargas está somente focado em ajudar o Feirense em fazer uma boa época e, quiçá, a manter vivo o sonho de regressar à I Liga. Hélio Martins garante que o jovem colombiano tem os pés bem assentes na terra, embora, claro, existam sonhos e objetivos no horizonte.
"Como a grande maioria dos jovens da sua idade, o Vargas tem sonhos, metas e objetivos. Não foge à regra, mas tem os pés bem assentes no chão e sabe que o caminho é longo e que apenas o trabalho regular e consistente o pode levar a outros palcos. Está focado no Feirense e é um jovem muito dedicado", sublinha o empresário português.
Jogo com o Rio Ave fica na retina
Vargas contabiliza quatro golos na II Liga, sendo que o Rio Ave acabou por ser a maior vítima. O colombiano bisou frente aos vila-condenses na vitória categórica dos fogaceiros (4-0) em Vila do Conde. Os rioavistas não conheciam, até então, o sabor da derrota na presente temporada. Estamos, por isso, perante um talento colombiano que merece ser seguido com toda a atenção.
Leia Também: O 'míssil' que deu início à reviravolta do Feirense diante do Varzim