Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sporting cede aos 'fantasmas' em Dortmund e volta a perder na Champions

Leões somaram a terceira derrota em três jogos contra os alemães, fruto de um golo marcado… por Malen, um ‘velho conhecido’.

Sporting cede aos 'fantasmas' em Dortmund e volta a perder na Champions

Ao cabo de duas jornadas, o Sporting continua sem conhecer o sabor da vitória na Liga dos Campeões. Após a pesada derrota sofrida na jornada inaugural da fase de grupos, diante do Ajax, por 1-5, os leões foram batidos pelo Borussia Dortmund, por 0-1.

Donyell Malen, que já tinha ‘tramado’ os verde e brancos, marcou o único golo da noite, que permitiu aos alemães reafirmar a superioridade histórica sobre os portugueses, uma vez que, em três jogos, levam três triunfos.

Leão resistiu a tudo… menos ao ‘fantasma’ de Malen

Foi um Sporting bem mais organizado e agressivo, especialmente do ponto de vista defensivo, aquele que se apresentou em campo, em comparação com aquele que viveu um autêntico ‘descalabro’ diante do Ajax.

Rúben Amorim colocou Pablo Sarabia e Tiago Tomás a conter as investidas de Thomas Meunier e Raphael Guerreiro a partir das alas, e João Palhinha e Matheus Nunes a tomar conta do meio-campo. Uma estratégia que foi segurando os alemães.

Apesar da clara superioridade, o Borussia Dortmund poucas ocasiões conseguiu criar, com exceção de um remate ‘frouxo’ de Marco Reus para as mãos de Antonio Adán após uma ‘rosca’ de Sebastián Coates.

Os leões, por sua vez, iam procurando sair por ataque, ainda que com alguma timidez. Paulinho e Tiago Tomás olharam o golo olhos nos olhos, mas chegaram ligeiramente tarde ao desvio. Pelo meio, até o capitão Coates tentou um (torto) pontapé de bicicleta.

Mas quem não marca arrisca-se a sofrer, e, à beira do intervalo, Donyell Malen, o mesmo que marcou no triunfo do PSV sobre os verde e brancos, na Liga Europa, em 2019, por 3-2, aproveitou um passe de Jude Bellingham e atirou para o fundo das redes.

Boa resposta, mas curta

O segundo tempo começou praticamente com um golo anulado a Marco Reus, por posição irregular, e, daí em diante, portugueses e alemães acabaram por se deixar levar em picardias sucessivas, o que acabou por prejudicar o ritmo do jogo.

O Sporting foi ensaiando algumas investidas no ataque, mas sem grande sucesso. Já o Borussia Dortmund, viu mesmo mais um golo anulado, já aos 74 minutos, por posição irregular de Donyell Malen.

Com este triunfo, o Borussia Dortmund passa a somar seis pontos e ‘cola-se’, uma vez mais, ao Ajax (que horas antes, bateu o Besiktas, por 2-0) na liderança do Grupo C da Liga dos Campeões. Já o Sporting, continua a ‘zeros’, tal como os turcos, e é último classificado.

Momento do jogo: O Borussia Dortmund estava a dominar, mas as oportunidades ‘a sério’ demoravam em surgir, pelo que o golo de Donyell Malen surgiu na melhor altura possível para acalmar os ânimos e catapultar uma vitória sem grande contestação.

Acompanhamento

90' - Apito final em Signal Iduna Park. O Borussia Dortmund bate o Sporting, por 1-0, graças ao golo de Malen.

83' - Rúben Amorim muda três de uma assentada. Entram Daniel Bragança, Bruno Tabata e Ricardo Esgaio, saem Matheus Reis, Pedro Porro e João Palhinha.

75' - Substituições em ambas as equipas. No Sporting, Jovane Cabral rende Sarabia. No Borussia Dortmund, entram Reinier e Schulz para o lugar de Raphael Guerreiro e Malen.

74' - Mais um golo anulado ao Borussia Dortmund! Malen colocou a bola na baliza, mas estava, uma vez mais, adiantado.

70' - Marco Rose também mexe. Entra Marius Wolf para o lugar de Thorgan Hazard.

67' - Calafrio na defesa do Sporting! Após bola bombeada por Raphael Guerreiro para o coração da grande área, Antonio Adán não conseguiu agarrar à primeira, mas, à segunda, já não a deixou escapar.

59' - Mais um cartão amarelo. É para Mats Hummels, que 'ceifou' Matheus Nunes.

58' - Rúben Amorim mexe pela primeira vez. Sai Tiago Tomás, entra Nuno Santos.

57' - O Borussia Dortmund continua em busca do segundo. Agora, foi Marco Reus a tentar a sorte de longe, mas a bola foi parar às mãos de Antonio Adán.

48' - Golo anulado ao Borussia Dortmund! Assistido por Thomas Meunier, Marco Reus colocou a bola no fundo das redes, mas estava em posição irregular.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Borussia Dortmund-Sporting.

45' - Srdjan Jovanovic dá por terminada a primeira parte. O Borussia Dortmund recolhe aos balneários em vantagem sobre o Sporting graças ao golo de Malen.

42' - Eis os dois primeiros cartões amarelos para noite. Um para Jude Bellingham, por falta dura sobre Pedro Porro, e outro para Matheus Nunes, por protestos.

Não perca as imagens do primeiro golo da noite

37' - GOOOOOLOOOOOO do Borussia Dortmund! Servido por Bellingham, Malen resiste à pressão de Coates e desfaz o nulo em Signal Iduna Park.

35' - Golo anulado ao Borussia Dortmund! Donyell Malen colocou a bola no fundo das redes, mas o lance foi invalidado por posição irregular.

31' - Coates a tentar o pontapé acrobático! Após alguma confusão na grande área, o capitão do Sporting ensaiou o pontapé de bicicleta, que, no entanto, não acertou no alvo.

22' - Responde o Sporting! Paulinho ganha a Hummels no lance individual e assiste Tiago Tomás, que por pouco não consegue chegar para desviar para o golo.

19' - Nova ocasião para o Borussia Dortmund! Coates, na tentativa de aliviar a bola, desferiu uma autêntica 'rosca'. Valeu o facto de Marco Reus também não ter acertado bem na bola, pelo que esta acabou nas mãos de Adán.

15' - 'Susto' para o Sporting! Após cruzamento para a grande área, Bellingham cabeceou em cheio ao poste. No entanto, o lance foi invalidado, uma vez que o médio estava em posição irregular.

8' - Primeira contrariedade da noite para o Borussia Dortmund. Dahoud lesionou-se após um choque com Tiago Tomás e é substituído por Julian Brandt.

7' - O Sporting dá o primeiro sinal de perigo da noite! Pedro Porro cruzou rasteiro a partir da ala direita do ataque e por pouco Paulinho não conseguiu desviar para o fundo da baliza.

2' - O jogo ainda agora começou e João Palhinha já arriscou o cartão amarelo. O médio do Sporting 'ceifou' Jude Bellingham, mas escapou com um aviso do árbitro.

0' - Srdjan Jovanovic faz soar o apito inicial. Já se joga o Borussia Dortmund-Sporting.

Onzes

Borussia Dortmund: Kobel; Meunier, Akanji, Hummels, Raphael Guerreiro; Witsel, Bellingham, Dahoud; Thorgan Hazard, Reus e Malen.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, Feddal, Coates, Matheus Reis; João Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Tiago Tomás e Paulinho.

Antevisão

É um leão de orgulho ferido aquele que se deslocará, esta terça-feira, a Signal Iduna Park para defrontar o Borussia Dortmund, numa partida a contar para a segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Na mente de todos, continua bem viva a memória da pesada derrota sofrida na ronda inaugural da prova milionária, em pleno estádio de Alvalade, diante do Ajax, por 1-5, que o Sporting tentará apagar, esta noite, em território alemão.

Uma tarefa que não se afigura simples, desde logo pelo facto de Rúben Amorim saber, desde logo, que não poderá contar com os lesionados Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, duas das principais peças da caminhada rumo ao título na última época.

O Borussia Dortmund será ajuizado pelo árbitro sérvio Srdjan Jovanovic, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting não passa em Dortmund e continua sem vencer na Youth League

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório