Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Penálti na compensação dá vitória ao Sporting sobre o Marítimo

Depois de um nulo que se manteve durante os noventa minutos, Porro, de grande penalidade, desatou o nó e ofereceu três pontos ao campeão nacional.

Penálti na compensação dá vitória ao Sporting sobre o Marítimo
Notícias ao Minuto

21:02 - 24/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

Os quase 19 mil adeptos do Sporting presentes em Alvalade, se soubessem o desfecho deste encontro, talvez quisessem ter levado alguns calmantes consigo. O final do encontro desta quinta-feira, entre os leões e o Marítimo, foi eletrizante.

Um golo de Pedro Porro, de grande penalidade, aos 90+8 minutos decidiu a partida, e acabou por ser o espanhol que, frente a Edgar Costa, um jogador de campo, ofereceu os três pontos à formação leonina.

Resumo

Igual a si próprio, o Sporting entrou a querer mandar no jogo, a construir a partir da defesa, a transportar a bola até ao ataque, mas pela frente apanhou um Marítimo muito competente na hora de defender. Aos poucos, a equipa de Amorim foi encontrando algum espaço de manobra e, quase sempre, isso aconteceu pelos pés de Sarabia. O espanhol serviu duas vezes Nuno Santos, que não conseguiu finalizar da melhor forma. Numa das vezes viu o golo ser negado por Paulo Victor, na outra foi a trave que disse ‘não’ ao 11 dos leões.

Sarabia quis também ele tentar a sua sorte e não se fez rogado. Num remate de meia distância, o espanhol apanhou a bola no ar e, de primeira, tentou alvejar a baliza insular. Uma autêntica bomba que apanhou novamente Paulo Victor pelo caminho.

Pode dizer-se que à formação de Julio Velázquez valeu Paulo Victor e a trave para o nulo se manter ao intervalo. O Marítimo pouco conseguiu fazer na primeira parte, a não ser defender. O único lance de perigo ocorreu ainda nos primeiros 20 minutos e foi contra a corrente do jogo. Xadas tentou surpreender Adán de longe, mas a bola saiu por cima.

No segundo tempo, o jogo manteve-se na mesma toada, apesar de o Marítimo ter estado melhor nos primeiros instantes. Contudo, à medida que o tempo ia passando, o Sporting apoderava-se mais e mais do controlo da partida. A bola estava quase sempre no poder dos seus jogadores, mas jogou-se muito com o coração e pouco com a cabeça.

Apesar do caudal ofensivo dos leões, Rúben Amorim muito se pode queixar da falta de eficácia dos seus jogadores. É certo que Paulo Victor fez um jogo quase perfeito, mas é também verdade que quando o guardião do Marítimo não defendia, a bola ou era intercetada por um defesa ou esbarrava nos ferros. Aconteceu na 1.ª parte e voltou a acontecer no 2.º tempo, com um remate de Pedro Porro.

O jogo acabou por ser decidi num penálti e num lance imprudente de Paulo Victor. Lembram-se da menção ao jogo quase perfeito do guarda-redes dos insulares? Pois, é que até ao minuto 90+4 tudo correu bem a Paulo Victor, mas uma falta sobre Jovane borrou a pintura. O Sporting teve direito a uma grande penalidade e Porro não desperdiçou. Num momento de grande ansiedade, Edgar Costa, jogador de campo, tentou parar o remate do lateral espanhol, mas sem sucesso. Os três pontos ficaram em Alvalade.

Acompanhamento

90+10'- FINAL DO JOGO! O Sporting vence o Marítimo, em Alvalade, por 1-0- Valeu o golo de Pedro Porro já na compensação.

90+8'- GOLOOOOOOOOOO DO SPORTING!!! MARCA PORRO!!!

90+7'- É Edgar Costa, jogador de campo, que vai defender a grande penalidade. O Marítimo já tinha esgotado as substituições.

90+4'- PENÁLTI PARA O SPORTING! Paulo Victor faz falta sobre Jovane e o árbitro assinala castigo máximo. O guarda-redes do Marítimo é expulso por acumulação de amarelos.

90+2'- Cartão amarelo para Esgaio.

90'- Oito minutos de compensação!

89'- O Sporting pressiona em busca do golo, mas o Marítimo vai defendendo como pode.

86'- Estão 18.741 espectadores no estádio de Alvalade.

82'- Tabata e Esgaio entram para os lugares de Palhinha e Neto.

82'- Cartão amarelo para Pelágio.

79'- Novamente Porro a furar a defensiva do Marítimo, mas desta vez o remate fica preso num defesa da equipa insular.

76'- Coates vê o cartão amarelo.

74'- AO POSTE! Pedro Porro remata cruzado, de fora da área, e acerta em cheio no ferro.

74'- Cartão amarelo para Rossi.

71'- Daniel Bragança e Jovane entram para os lugares de Sarabia e Matheus Nunes.

65'- Mais um cruzamento de Porro, mais um corte da defensiva do Marítimo. 

63'- Vidigal aparece com perigo na área do Sporting, coloca a bola em Xadas, que contorna Adán, mas não consegue o desvio para a baliza. A bola sai pela linha de fundo. Melhor o Marítimo neste segundo tempo.

61'- Livre batido por Xadas, sem perigo para a baliza leonina.

60'- Entrada dura de Neto e cartão amarelo para o central do Sporting.

58'- Amorim mexe. Sai Rúben Vinagre e entra Tiago Tomás.

57'- Feddal vê o amarelo.

56'- Cartão amarelo para Paulo Victor.

54'- Palhinha! Sem ângulo, o médio do Sporting não desistiu do lance e rematou para mais uma excelente defesa de Paulo Victor.

49'- Coates de cabeça! Cabeceamento do uruguaio por cima da trave, após canto de Porro.

46'- Recomeça a partida.

45+4'- Intervalo em Alvalade! O Sporting está melhor, dispôs de diversas oportunidades, mas o Marítimo conseguiu manter o nulo até ao recolher para os balneários.

45'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

41'- SARABIA! Que tiro do extremo espanhol! Remate de primeira à entrada da área, cheio de potência, encontrou um Paulo Victor inspirado entre os postes da equipa da Madeira.

36'- Novamente Nuno Santos com perigo na área do Marítimo! O extremo leonino isolou-se, mas não conseguiu a melhor recepção ao passe de de Sarabia e o lance perde-se.

31'- Cruzamento de Nuno Santos e Paulinho não consegue cabecear nas melhores condições. Só dá Sporting neste momento... O Marítimo tenta fechar os caminhos até à sua baliza.

28'- Fábio China trava Porro e vê o primeiro amarelo do jogo.

26'- À TRAVE! Nuno Santos tenta o chapéu e a bola bate no ferro. Grande oportunidade do Sporting após um grande passe de Sarabia!

22'- RESPONDE NUNO SANTOS! Remate do 11 do Sporting para excelente defesa de Paulo Victor.

20'- XADAS! Remate de meia distância do médio do Marítimo, com a bola a sair ligeiramente por cima da baliza de Adán.

18'- O Sporting vai pegando no jogo. O Marítimo tenta pressionar e não deixar construir, mas os leões vão tentando chegar com perigo à baliza insular. Amorim manda subir os seus jogadores.

15'- Neto e Winck desentendem-se e encostam cabeças... Os ânimos serenam rapidamente com um aviso do árbitro a ambos.

13'- Jogo reatado.

11'- Rossi está em dificuldades e o jogo está parado para a assistência ao jogador do Marítimo.

8'- Enorme corte de Saenz! Matheus Nunes cruzou à procura de Paulinho e o defesa do Marítimo foi providencial na hora do corte.

5'- Jogo dividido nestes primeiros minutos. Muitas perdas de bola de ambas as equipas.

1'- COMEÇA A PARTIDA! Sai o Marítimo a jogar.

0'- Entram as três equipas no relvado de Alvalade.

0'- Finalizado o aquecimento. Faltam pouco mais de 10 minutos para o início do encontro.

0'- As duas equipas entram agora para aquecimento.

0'- Os guarda-redes são os primeiros a subir ao terreno de jogo.

Onzes

Sporting: Adán, Neto, Coates, Feddal, Porro, Rúben Vinagre, Palhinha, Matheus Nunes, Sarabia, Nuno Santos e Paulinho.

Marítimo: Paulo Victor, Winck, Zainadine, Léo Andrade, Fábio China, Rossi, Xadas, Pelágio, Jorge Saenz, Ricardinho Viana e Vidigal.

Antevisão

A 7.ª jornada da I Liga abre com o Sporting-Marítimo, esta sexta-feira, em Alvalade. A partir das 19h00, a rola bola em Lisboa e o Sporting vai procurar a vitória, sem lugar a poupanças na equipa, como o próprio treinador do clube verde e branco garantiu.

O foco no campeonato é máximo e, por isso, o Sporting não quer ainda pensar na gestão do seu plantel. Os melhores vão a jogo frente ao Marítimo e os insulares estão informados disso.

A equipa de Júlio Velázquez vem de quatro jogos sem vencer e o técnico espanhol sabe que em Alvalade não terá tarefa fácil para levar o seu Marítimo de volta aos triunfos. "Pontuar" é o grande objetivo do técnico maritimista.

João Pinheiro será o árbitro deste encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório