Powered bySolverde
Disclaimer

Suzane Pires garante estar melhor no regresso à seleção após ser mãe

A avançada Suzane Pires está de regresso à seleção de futebol feminino, depois de uma prolongada ausência motivada por ter sido mãe, e garantiu estar fisicamente igual e emocionalmente mais forte para ajudar Portugal a chegar ao Mundial2023.

Portugal v England - UEFA Women's Euro 2017: Group D

© Getty Images

Lusa
14/09/2021 08:33 ‧ 14/09/2021 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

"Sinto-me muito bem: fisicamente como antes e melhor a nível emocional, porque tenho uma motivação a mais para dar o meu melhor e para fazer valer a pena", afirmou a jogadora luso-brasileira, realçando que, depois de ver o filho completar dois anos, começou por fazer muito trabalho físico e de adaptação ao contacto com bola e à intensidade em jogo.

Com 29 anos, a jogadora do clube brasileiro Ferroviária é a única mãe entre as eleitas do selecionador Francisco Neto para a dupla jornada fora de portas com Turquia e Israel, que marca o arranque da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo que se irá disputar na Austrália e Nova Zelândia.

"Eu acho que muitas meninas pensam 'Eu não quero engravidar, porque depois não consigo voltar'. A verdade é que eu sinto o meu corpo como antes, senão melhor. É a energia que eu sinto que tenho, a motivação... É uma coisa que, com certeza, dá. Todo o mundo pode colocar na cabeça que dá para ser mãe e voltar a jogar a alto nível", reafirmou.

No entanto, Suzane Pires reconheceu que também passou por alguns momentos de dúvida, em que "a melhor coisa que aconteceu na vida" poderia significar também o fim da carreira.

"No momento em que eu soube que estava grávida, foi um choque e a minha vida mudou completamente. Não é um trabalho que você pode continuar trabalhando até ao oitavo mês de gravidez, mas depois fui vendo que era a melhor coisa que tinha acontecido. No começo, não sabia se eu ia voltar a jogar ou não, mas quando ele fez dois anos de idade e já estava mais independente, decidi que era o momento de voltar", contou.

Sem esconder o "sonho que falta na carreira" de disputar um Campeonato do Mundo, Suzane Pires lembrou que neste início da fase de qualificação, diante de turcas e israelitas, "não há equipas fáceis" e que Portugal terá de "trabalhar muito para ter um bom jogo e conseguir sair com um resultado positivo" no Grupo H, onde figuram ainda as seleções da Alemanha, da Bulgária e da Sérvia.

Com a paragem na carreira devido à maternidade, Suzane Pires acabou por não jogar no Marítimo e regressou ao Brasil, onde assumiu ter encontrado um surpreendente contraste com o futebol que se pratica em solo brasileiro e o futebol europeu.

"Jogar no Brasil tem sido um pouco diferente para mim porque, por incrível que pareça, lá o jogo está mais direto, então, aqui em Portugal e na seleção, o jogo é mais de toque curto, mais rápido e com mais intensidade", observou, concluindo com a sua satisfação por ver que "o futebol feminino tem evoluído muito, tanto lá no Brasil, como aqui" em Portugal.

A seleção comandada por Francisco Neto ruma na manhã de terça-feira a Alanya e tem treino agendado para as 19:00 locais no campo da unidade hoteleira reservada para o estágio.

O encontro entre Portugal e Turquia, a contar para a primeira jornada do Grupo H de apuramento para o Mundial2023, está marcado para quinta-feira, às 19:00 locais (17:00 em Lisboa).

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas