Powered bySolverde
Disclaimer

La Liga volta a insurgir-se contra a FIFA e interpõe novas ações legais

A Liga espanhola de futebol (LaLiga) informou hoje que vai interpor novas ações judiciais contra a decisão da FIFA em alargar em dois dias o calendário de jogos de seleções sul-americanas, em setembro e outubro.

Athletic Club v Real Madrid - La Liga Santander

© Getty Images

Lusa
29/08/2021 17:14 ‧ 29/08/2021 por Lusa

Desporto

Comunicado

Em comunicado, a LaLiga revelou que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) rejeitou "sem qualquer razão" a providência cautelar interposta pelo organismo espanhol e assegurou que "vai interpor novas ações junto das instâncias judiciais, face à decisão da FIFA de alterar o calendário de jogos internacionais".

"Houve uma clara intenção de atentar contra a autonomia das ligas nacionais, num claro abuso dos direitos das competições", refere a LaLiga, que esta semana já tinha criticado a "grave decisão unilateral" da FIFA, que aumentou em dois dias, para 11, o tempo em que os jogadores podem estar ao serviço das seleções sul-americanas, na 'janela' de jogos da qualificação para o Mundial2022, em setembro e outubro.

Desta forma, a La Liga solicitou à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) o adiamento dos jogos Villarreal-Alavés e Sevilha-FC Barcelona, da quarta jornada do principal escalão, marcados para 11 de setembro, bem como a alteração dos horários de todos os restantes encontros dessa ronda, que se disputa logo a seguir aos jogos das seleções.

O organismo informou ainda que vai "disponibilizar voos charters aos jogadores que estejam ao serviço das seleções", lembrando que a decisão da FIFA obrigará os atletas a "juntarem-se aos clubes apenas na sexta-feira [10 de setembro], depois de terem jogado três partidas internacionais, sendo que, muitos deles, têm partidas do campeonato no sábado e no domingo, e, por isso, não estarão em condições físicas de competir pelos respetivos clubes".

Entretanto, a FIFA já se congratulou pela decisão do TAS, salientando que "a extensão em dois dias da janela de jogos das eliminatórias sul-americanas, ao invés dos três solicitados" pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) foi determinada "pelos órgãos competentes da FIFA, após consultarem os principais interessados e tendo em consideração toda a conjuntura atual, em particular as consequências decorrentes da pandemia de covid-19 e a defesa dos jogadores".

"Esta deliberação do TAS valida a legalidade da decisão da FIFA e refuta por completo os argumentos apresentados pela Liga espanhola de futebol. Desta forma, espera-se que a dispensa dos jogadores para os próximos jogos das eliminatórias sul-americanas decorra de acordo com a legalidade e legitimidade conferidas pelo TAS à decisão da FIFA", observou o organismo que tutela o futebol mundial.

Os próximos jogos da qualificação sul-americana para o Mundial2022 vão decorrer entre quinta-feira e 10 de setembro, ao contrário do que sucede, por exemplo, na qualificação europeia, cujos jogos vão realizar-se entre quarta-feira e 08 de setembro.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas