Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica mais perto dos milhões. Vlachodimos negou 'voos' maiores ao PSV

Águias jogam em Eindhoven a segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Champions na próxima terça-feira.

Benfica mais perto dos milhões. Vlachodimos negou 'voos' maiores ao PSV

O Benfica entrou a vencer, por 2-1, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, diante de um PSV que procurou até ao fim outro resultado, mas encontrou em Vlachodimos o seu principal inimigo.

As águias triunfaram com golos de Rafa e Weigl, ambos na etapa inicial, com Gakpo a reduzir no início da etapa complementar. Na próxima terça-feira joga-se em Eindhoven a segunda mão do passaporte para os ‘milhões’. 

As águias cedo começaram a voar em direção ao céu, após uma jogada construída por Rafa, complementada por Yaremchuk e selada a chave de ouro por Rafa. 

À margem do remate certeiro, o internacional português foi sempre um enorme quebra-cabeças para o xadrez holandês, que teve em Madueke o seu espalha-brasas. Um turbo ligado pelo flanco direito e que, quase sempre, Grimaldo teve enorme dificuldade em travar.

As ‘torres’ de serviço da Luz eram chamadas a intervir, com Veríssimo, Otamendi e Morato a trabalhos redobrados. O susto acabou mesmo por chegar à passagem dos 28 minutos com Zahavi a colocar a bola dentro da baliza de Vlachodimos, mas, e para felicidade encarnada, o avançado israelita estava em posição irregular.

Aos 34 minutos, o guardião helénico negou o golo a Gakpo, para sete minutos volvidos ser Drommel a travar a ‘bomba’ de Lucas Veríssimo. Perto do final da primeira parte, a explosão acabaria mesmo por chegar, na sequência de um pontapé de canto: Otamendi ganha de cabeça, a bola ainda é amortecida por Yaremchuk e depois sobra para Weigl, que não se fez rogado e arrombou o cofre holandês pela segunda vez. 

A etapa complementar começou, desde cedo, a uma velocidade vertiginosa, com Yaremchuk a ficar perto do golo, numa jogada que acabaria invalidada por fora do jogo, para na resposta Vlachodimos, com uma espetacular intervenção, negar a festa a Van Ginkel. A bonança holandesa que acabaria por chegar instantes depois, aos 51 minutos, quando Gakpo, de fora da área, e num remate ainda desviado em Otamendi, a anichar a bola no fundo das redes. 

E na segunda parte, o Benfica sofreu a bom sofrer e sempre com Vlachodimos a um grande nível. Atento e seguro entre os postes, e até a pequenas ‘traições’ dos colegas. Afinal, aos 69 minutos, num desvio comprometedor de Lucas Veríssimo, que quase introduzia a bola dentro da própria baliza, apareceu ‘in extremis’ o grego para aliviar a Luz de novo sofrimento, e pouco depois foi ele, pela enésima vez, a destronar a felicidade a Gakpo.

Até ao fim, os jogadores das duas equipas jogaram com mais coração, do que discernimento, e a muito valeu Vlachodimos a um Benfica que enfrentou vários dilemas defensivos, perante um PSV que promete vender cara esta eliminatória em Eindhoven.

Relato do jogo:

90+5' - TERMINA O JOGO NA LUZ (2-1).

90+4' - Vlachodimos a negar o perigo. Já aparecia Gakpo!

90' - Amarelo para Gonçalo Ramos.

90' - Amarelo para Jesus por estar fora da zona técnica!

90' - Cinco minutos de compensação!

88' - Amarelo para Obispo

86' - Amarelo para Meité!

76' - Bela intervenção, outra vez, de Vlachodimos... a remate de Gakpo!

73' - Alteração no PSV: entra Bruma para o lugar de Madueke!

73' - Entra Meité para o lugar de Diogo Gonçalves!

72' - Alteração no Benfica: sai Pizzi, entra André Almeida.

71' - Everton entra para o lugar de Weigl.

71' - Alteração no Benfica: sai Yaremchuk, entra Gonçalo Ramos.

69' - Vlachodimos no limite a negar o golo a... Lucas Veríssimo! Desvio comprometedor do brasileiro na pequena área ia custando caro ao Benfica!

Confira aqui o golo do PSV

65' - Alterações no PSV: saem Boscagli e Van Ginkel, entram Obispo e Propper.

63' - Gotze a deixar em calafrios a área encarnada, mas a acertar mal na bola na hora do remate...

60' - Cartão amarelo para Rafa.

58'- Amarelo para Otamendi.

57' - Amarelo para o capitão do PSV, Van Ginkel!

51' - GOOOOOOOOLO DO PSV!!! Gakpo a rematar de fora da área, em posição central, a bola ainda a desviar em Otamendi, e a anichar-se no fundo das redes de Vlachodimos!

50' - Remate de Rafa, mas Drommel, seguro, a defender a bola junto ao poste esquerdo!

48' - Defesa espetacular de Vlachodimos a cabeceamento de Van Ginkel!

47' - Remate de Yaremchuk, a passe de João Mário, a passar perto da baliza de Drommel, mas estava em posição irregular o ucraniano!

46' - Começou a segunda parte na Luz! 

45+2' - Termina a primeira parte no estádio da Luz, com vantagem das águias (2-0). Golos de Rafa e Weigl!

45' - Dois minutos de compensação!

42' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLDO DO BENFICA! DO BENFICA! DO BENFICA! DE JULIEN WEIGL! Otamendi ganha a redondinha na sequência de um pontapé de canto, a bola ainda desvia em Yaremchuk para depois ir parar aos pés do médio alemão. O médio agradeceu o 'doce' e colocou a bola no fundo das redes de Drommel!

42' - Bela defesa de Drommel a remate de Lucas Veríssimo! Que bomba do central, de fora da área a testar os reflexos do guardião do PSV!

36' - Belo trabalho de Rafa pelo eixo central que serve depois Rafa na área holandesa. O bragantino rematou ao lado da baliza de Drommel!

35'- Mais um belo trabalho de Madueke que termina com um cruzamento venenoso para a área das águias. Otamendi chega primeiro que Gakpo!

34' - Bela defesa de Vlachodimos a remate de Gakpo!

31' - Madueke, outra vez ele, a dar trabalhos redobrados ao Benfica pelo flanco direito. Para felicidade do Benfica apareceu Otamendi para desviar para canto.

28' - GOLO DO PSV! MAS.... ANULADO! Fora de jogo de Zahavi! 

24' - Bela jogada individual de Madueke pelo flanco direito, mas o cruzamento já é efetuado para lá da linha final.

23'- Entrada dura de Ramalho sobre Rafa, com uma cotovelada do brasileiro nas costas do luso, mas Felix Brych fica-se pela advertência verbal e o cartão permanece no bolso!

16' - Tira Morato à primeira e depois Veríssimo à segunda. Dois cortes que põem fim à pressão do PSV, nas imediações da grande área do Benfica, nesta altura da partida.

10' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO BENFICA! DO BENFICA! DO BENFICA! DE RAFA! PRIMEIRA EXPLOSÃO DE ALEGRIA NA LUZ! Pizzi passa para Yaremchuk que, posteriormente, serve Rafa Silva e o internacional português a rematar cruzado, sem hipótese de defesa para Drommel.

7'- Grande jogada pelo flanco esquerdo de Gakpo e Philipp Max, mas Otamendi, na pequena área, a ceifar a redondinha e a pôr termo ao perigo holandês!

5' - Pizzi a rematar de fora da área, a bola tabela no adversário, e as águias ganham o primeiro canto na partida.

1' - Rola a bola no estádio da Luz!

- Já se ouve o hino da Liga dos Campeões.

- As duas equipas já estão no tapete verde da Luz!

Onze do Benfica: Vlachodimos; Diogo Gonçalves, Morato, Otamendi, Lucas Veríssimo e Grimaldo; Weigl, João Mário e Pizzi; Rafa e Yaremchuk.

Onze do PSV: Drommel; Mwene, André Ramalho, Boscagli, Max; Van Ginkel, Sangaré; Madueke, Götze, Gakpo; Zahavi.

Suplentes do Benfica: Helton Leite, Gilberto, Everton, Waldschmidt, Meite, Gil Dias, André Almeida, Taarabt, Florentino, Gedson, Gonçalo Ramos e Vinícius.

Suplentes do PSV: Mvogo, van Lare, Teze, Obispo, Oppegård, Pröpper, Mauro Júnior, Ryan Thomas, Bruma, Fofana, Vertessen.

Antevisão: Benfica joga, nesta quarta-feira, a primeira metade de um dos encontros mais importantes da temporada 2021/22. O PSV Eindhoven é o que separa as águias de voar até à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A partir das 20 horas, no estádio da Luz, os comandados de Jorge Jesus disputam um play-off que pode ser o início de uma aventura de prestígio, de contas mais equilibradas e a devolução do Benfica ao 'aquário dos tubarões' ou, ao revés, traduzir-se em mais uma ida ao calabouço, outra época de cinturão apertado e relegado, novamente, para a competição dos menores, a Liga Europa.

Neste confronto entre dois campeões europeus, e por sete ocasiões já mediram forças, a nossa memória deriva, de forma automática, para a final da Taça dos Campeões Europeus de 1988. As águias perderam nas grandes penalidades e deixaram assim fugir a terceira 'orelhuda'.

A última vez que se defrontaram foi nos quartos de final da Liga Europa de 2011/12. Uma partida de boas memórias para os encarnados que, no estádio da Luz, impuseram-se ao ritmo do tango, com remates certeiros de Saviola, Aimar e Salvio. Hoje os ritmos são outros, mas o Benfica ainda vai bem a tempo de dizer 'olé' à Champions desta temporada.

Leia Também: Alemães revelam detalhes das negociações entre Benfica e Inter por Lázaro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório