Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

E já vão cinco. Sporting volta a bater Sp. Braga sob a batuta de Jovane

Avançado marcou e deu a marcar, e os leões só sabem vencer na nova temporada.

E já vão cinco. Sporting volta a bater Sp. Braga sob a batuta de Jovane
Notícias ao Minuto

22:34 - 14/08/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

Ao quinto jogo disputado entre Sporting de Braga e Sporting desde o arranque civil de 2021, a equipa orientada por Rúben Amorim somou a quinta vitória. Desta feita, por 2-1, em partida a contar para a segunda jornada da I Liga.

Jovana Cabral foi a principal figura da noite, ao marcar o golo que inaugurou o marcador e ao assistir Pedro Gonçalvez para o segundo. Do lado dos arsenalistas, o tento teve a assinatura de Abel Ruiz.

Jovane Cabral teve cabeça no meio de tanta luta

Sporting de Braga e Sporting sabiam que não iria ser fácil levar o adversário de vencida, e esse respeito traduziu-se numa primeira parte equilibrada, em ambas as equipas pautaram pelas cautelas na hora de partir para o ataque.

As oportunidades tardaram a surgir, ao contrário das cenas de ‘pancadaria’, que se foram tornando cada vez mais frequentes com o desenrolar do jogo, tendo Luís Godinho dado ‘rédea larga’ no que ao critério disciplinar diz respeito.

A primeira ocasião de golo digna desse nome teve lugar aos 32 minutos, quando Sebastián Coates cabeceou ao lado. A resposta surgiu pouco tempo depois, por intermédio de Lucas Piazón, que rematou, primeiro, à figura de Antonio Adán, e, depois, por cima da baliza.

Foi então que, já à beira do intervalo, Ricardo Esgaio - sempre assobiado pelos adeptos da antiga equipa - cruzou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Jovane Cabral a desviar para o fundo da baliza, de cabeça.

O Sporting de Braga ainda esteve muito perto de marcar o golo que lhe permitiria recolher aos balneários em igualdade, mas Antonio Adán, com uma defesa atenta, desviou um fantástico remate de Fábio Martins que seria, certamente, candidato ao prémio Puskas.

Golo de Pote precaveu sustos

O Sporting entrou para a segunda parte empenhado em ‘matar’ o jogo o mais rapidamente possível, e, depois de ter dado o primeiro aviso, pela cabeça de Gonçalo Inácio, não facilitou na segunda investida à área contrária.

Jovane Cabral fletiu da ala esquerda para o centro e deixou a bola nos pés de Pedro Gonçalves, que teve tempo para receber, posicionar-se de frente para a baliza e rematar em jeito, sem hipóteses de defesa para Matheus.

Até final, houve tempo para Matheus Reis substituir Rúben Vinagre, ver o cartão amarelo e o respetivo vermelho. Tudo isto no espaço de apenas… 19 minutos. Os minhotos ficaram em vantagem numérica e reduziram, por Abel Ruiz, mas já era tarde para ambicionar mais.

Estava, assim, contada a história na Pedreira. Com este triunfo, o Sporting passa a somar seis pontos e mantém-se ‘colado’ ao Benfica (que, horas antes, derrotou o Arouca, por 2-0) na liderança partilhada da I Liga. Já o Sporting de Braga, permanece com três pontos.

Momento de jogo: Se o primeiro golo ainda podia permitir ao Sporting de Braga ‘sonhar’ com a reviravolta, ao segundo, o Sporting deixou o triunfo praticamente garantido. Pedro Gonçalves bateu Matheus e colocou os três pontos na bagagem.

Acompanhamento

90' - Apito final na Pedreira! O Sporting de Braga ainda ameaçou no final, com o golo de Abel Ruiz, mas o Sporting garantiu os três pontos à boleia da dupla Jovane Cabral-Pedro Gonçalves.

90+2' - GOOOOOLOOOOOO do Sporting de Braga! Após um belo cruzamento de Fabiano, Abel Ruiz cabeceou para o fundo das redes. Está relançada a luta pelo resultado!

90+1' - Rúben Amorim esgota as substituições. Sai João Palhinha e entra Manuel Ugarte, que se estreia de leão ao peito.

83' - Mais mexidas na Pedreira. Entram Tiago Tomás e Pedro Porro para o lugar de Paulinho e Pedro Gonçalves, no Sporting. Já no Sporting de Braga, Rui Fonte e Roger rendem Raúl Silva e Galeno.

80' - Cartão vermelho para Matheus Reis! Acabado de entrar, o lateral entrou sobre Fabiano e viu o segundo cartão amarelo.

73' - Nova substituição no Sporting de Braga. Iuri Medeiros está de volta aos relvados após lesão grave, tendo entrado para o lugar de Fábio Martins.

70' - Mais dois cartões amarelos. O primeiro é para Galeno, por protestos, e o segundo para Matheus Reis, por falta no meio-campo.

61' - Responde Rúben Amorim. Entram Matheus Reis e Nuno Santos, saem Jovane Cabral e Rúben Vinagre.

57' - Luís Godinho volta a 'sacar' do cartão amarelo. Desta feita, é para Sebastián Coates, por falta sobre Fábio Martins à entrada da grande área.

55' - Carlos Carvalhal mexe pela primeira vez. Entram Mario González e André Horta, saem Lucas Piazón e Fransérgio.

54' - Polémica na grande área do Sporting! Ricardo Esgaio desviou um cruzamento do Sporting de Braga e pediu-se grande penalidade por mão na bola. No entanto, Luís Godinho ouvir o VAR e nada assinalou.

Foi assim que Pote fez (novamente) o gosto ao pé

50' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves, assistido por Jovane Cabral, rematou em jeito para o fundo das redes. Está feito o 2-0.

48' - Esteve à vista o segundo golo do Sporting! Após cruzamento potente de Jovane Cabral, Gonçalo Inácio cabeceou ao lado.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Rola a bola na segunda parte do Sporting de Braga-Sporting.

45' - Luís Godinho apita para o intervalo. O Sporting vai ganhando graças ao golo de Jovane Cabral.

40+3' - Fábio Martins ficou à beira de um golo monumental! De letra, o avançado atirou para uma bela defesa de Adán.

Não perca as imagens do golo de Jovane Cabral

40' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Jovane Cabral, de cabeça, deu o melhor seguimento possível a um cruzamento perigoso de Ricardo Esgaio. Matheus ainda se esticou, mas a bola levava mesmo 'selo de golo'.

38' - O Sporting de Braga fica muito perto do golo! Lucas Piazón ensaiou dois remates à baliza, mas o primeiro esbarrou em Adán e o segundo saiu por cima.

37' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Fransérgio, que 'varreu' Rúben Vinagre no meio-campo.

33' - Responde o Sporting de Braga! Fransérgio ensaiou o remate quase do meio-campo, mas a bola saiu muito longe da baliza.

32' - Primeiro 'susto' na Pedreira! Coates foi às alturas e cabeceou ao lado do alvo. Valeu o autêntico 'cerco' que lhe foi montado por toda a defesa do Sporting de Braga.

27' - Galeno está muito exaltado... O brasileiro 'vingou-se' com uma entrada dura sobre Ricardo Esgaio e dirigiu-se ostensivamente a Luís Godinho quando este assinalou falta.

24' - Polémica à entrada da grande área do Sporting! Galeno caiu após lance dividido com Ricardo Esgaio e ficou muito queixoso. No entanto, a imagem deixa a entender que o lateral leonino procura, em primeiro lugar, chegar à bola.

22' - Aí está o primeiro cartão amarelo do jogo. É para Raúl Silva, que tem vindo a usar e a abusar do número de faltas sobre os jogadores do Sporting.

15' - Primeiro quarta de hora de jogo muito disputado do ponto de vista físico, mas com pouco futebol. Para já, a sensação que passa é que as equipas ainda se vão estudando no terreno.

0' - Luís Godinho faz soar o apito inicial. Já se joga o Sporting de Braga-Sporting, na Pedreira.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Paulo Oliveira, Raúl Silva, Galeno; Al Musrati, Fransérgio; Fábio Martins, Lucas Piazón e Abel Ruiz.

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Rúben Vinagre; João Palhinha, Matheus Nunes; Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Paulinho.

Antevisão

O Estádio Municipal de Braga será palco, este sábado, da mais aguardada partida da segunda jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, Sporting de Braga e Sporting.

A temporada ainda agora começou, mas esta é já a segunda vez que ambas as equipas medem forças. No primeiro 'round', os homens de Rúben Amorim foram superiores aos de Carlos Carvalhal, venceram, por 2-1, e conquistaram a Supertaça.

Agora, a história é diferente. Arsenalistas e leões estão empatados na tabela classificativa, graças aos triunfos conquistados sobre Marítimo e Vizela, respetivamente, na ronda na qual foi dada o 'tiro de partida' para a nova época do campeonato português.

O Sporting de Braga-Sporting será ajuizado por Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Sporting: Pedreira é palco de reencontros e 'vingança'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório